Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Thunderbird é opção segura e gratuita ao Outlook.


lukcruz

Posts recomendados

%7Boption%7Dhttp://img126.exs.cx/img126/276/z4d041203mozilla.jpg' border='0' alt='' />

Depois do barulho provocado pelo lançamento da versão 1.0 do Firefox, o navegador da fundação Mozilla, outro programa -embora em menor escala- pode azucrinar o reinado da Microsoft nos desktops do mundo todo. Trata-se do Thunderbird, um cliente de e-mail gratuito que substitui, com louvor, o Outlook Express. O programa tem apenas 5,62 MB. A instalação é simples, permitindo ao usuário escolher componentes que devem ser adicionados ou não.

O programa lida bem com e-mails em HTML e protege a segurança do sistema ao não abrir automaticamente links no corpo da mensagem nem permitir a execução automática de scripts. Talvez seja a característica essencial desse programa: ele é seguro.

O Thunderbird permite selecionar o programa que abre anexos, além de ser possível torná-lo padrão.

O programa funciona bem com links, abrindo-os rapidamente no navegador padrão.

O usuário pode bloquear a exibição de imagens no corpo da mensagem. Porém, caso ele libere, elas são exibidas normalmente. O programa também bloqueia imagens em servidores remotos, o que protege o internauta.

A definição de regras para separar mensagens (filtros) é muito simples. Os filtros facilitam a vida de quem recebe muitos e-mails por dia e precisam organizá-los em pastas.

O Thunderbird possui um sistema anti-spam embutido que usa uma sofisticada análise para definir e-mails que devem ser barrados. Com o tempo, o usuário vai ajudando o programa a fica mais "esperto" nessa tarefa, e o bloqueio melhora.

A janela de visualização e leitura dos e-mails não causa confusão a quem já está habituado com o "mundo" Outlook Express. A interface contém basicamente os mesmos elementos (pastas à esquerda, e-mails recebidos no centro e painel de leitura abaixo).

Gerenciar múltiplas contas de e-mail é fácil, e o fato de o Thundebird importar as configurações do Outlook Express torna a tarefa ainda mais tranqüila.

Há um sistema embutido de criptografia e assinatura digital de mensagens, embora isso dependa de certificados de segurança que o internauta precisa obter em sites especializados.

O sistema de etiquetas (label) facilita a visualização de e-mails classificados pelo usuário como importantes, de trabalho, pessoais, coisas para fazer, e não-urgentes.

O caderno de endereços (Adress Book) é mais robusto e fácil de lidar do que o do Outlook Express. Ele permite inserir mais dados e estes (telefones, por exemplo) são vistos de maneira mais simples do que no OE.

O programa pode ganhar ainda mais funcionalidades com as extensões oferecidas no site da Mozilla.

Contras:

Encontrar falhas no Thunderbird foi bem mais árduo do que em seu parceiro navegador, o Firefox. O programa não travou uma única vez e integrou-se bem ao sistema. Mas, como nada é perfeito:

Na composição de mensagens, é preciso baixar e instalar o dicionário em português brasileiro, para poder checar a grafia. O dicionário fica neste link.

Teoricamente, o Thunderbird serve também como leitor de RSS, Na prática, ele faz isso de má vontade, e faltam recursos que torne essa integração mais poderosa e útil ao usuário. Se você quer realmente levar o RSS a sério, melhor baixar um leitor especializado, como os listados aqui.

É preciso fuçar um bocado para descobrir como fazer o programa deixe de perguntar sempre em que formato (HTML ou texto simples) uma mensagem deve ser enviada (faça isso clicando em Tools-Options-Composition-Configure text format behavior options, depois em Text format).

Não é possível ter sua lista de contatos na janela geral do programa. ela somente aparece na janela de composição (escrever e-mail).

Por alguma razão, o programa demora um pouco a mais para enviar um e-mail do que o Outlook Express. Não que incomode, mas é sensível.

Montar uma lista de destinatários (por exemplo, seu grupo de trabalho na empresa ou seus amigos do futebol) não é tão simples como no Outlook Express. É preciso digitar um a um os e-mails que você deseja incluir, e nem sempre você se lembra de todos...

Para quem gosta de e-mails mais "enfeitados", o Thunderbird não traz a opção de "papéis de parede". Mas dá para colocar carinhas (emoticons) nas mensagens.

Feito o balanço de prós e contras, o Thunderbird mostra-se um programa mais do que capaz de tomar o lugar do Outlook Express no micro do usuário comum. Usuários avançados e/ou profissionais, que precisam de recursos como calendário e agendamento de reuniões, por exemplo, devem e vão continuar usando o Outlook, o irmão pesadão do Express. Mas ái já é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...