• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
lukcruz

Thunderbird é opção segura e gratuita ao Outlook.

1 post neste tópico

%7Boption%7Dhttp://img126.exs.cx/img126/276/z4d041203mozilla.jpg' border='0' alt='' />

Depois do barulho provocado pelo lançamento da versão 1.0 do Firefox, o navegador da fundação Mozilla, outro programa -embora em menor escala- pode azucrinar o reinado da Microsoft nos desktops do mundo todo. Trata-se do Thunderbird, um cliente de e-mail gratuito que substitui, com louvor, o Outlook Express. O programa tem apenas 5,62 MB. A instalação é simples, permitindo ao usuário escolher componentes que devem ser adicionados ou não.

O programa lida bem com e-mails em HTML e protege a segurança do sistema ao não abrir automaticamente links no corpo da mensagem nem permitir a execução automática de scripts. Talvez seja a característica essencial desse programa: ele é seguro.

O Thunderbird permite selecionar o programa que abre anexos, além de ser possível torná-lo padrão.

O programa funciona bem com links, abrindo-os rapidamente no navegador padrão.

O usuário pode bloquear a exibição de imagens no corpo da mensagem. Porém, caso ele libere, elas são exibidas normalmente. O programa também bloqueia imagens em servidores remotos, o que protege o internauta.

A definição de regras para separar mensagens (filtros) é muito simples. Os filtros facilitam a vida de quem recebe muitos e-mails por dia e precisam organizá-los em pastas.

O Thunderbird possui um sistema anti-spam embutido que usa uma sofisticada análise para definir e-mails que devem ser barrados. Com o tempo, o usuário vai ajudando o programa a fica mais "esperto" nessa tarefa, e o bloqueio melhora.

A janela de visualização e leitura dos e-mails não causa confusão a quem já está habituado com o "mundo" Outlook Express. A interface contém basicamente os mesmos elementos (pastas à esquerda, e-mails recebidos no centro e painel de leitura abaixo).

Gerenciar múltiplas contas de e-mail é fácil, e o fato de o Thundebird importar as configurações do Outlook Express torna a tarefa ainda mais tranqüila.

Há um sistema embutido de criptografia e assinatura digital de mensagens, embora isso dependa de certificados de segurança que o internauta precisa obter em sites especializados.

O sistema de etiquetas (label) facilita a visualização de e-mails classificados pelo usuário como importantes, de trabalho, pessoais, coisas para fazer, e não-urgentes.

O caderno de endereços (Adress Book) é mais robusto e fácil de lidar do que o do Outlook Express. Ele permite inserir mais dados e estes (telefones, por exemplo) são vistos de maneira mais simples do que no OE.

O programa pode ganhar ainda mais funcionalidades com as extensões oferecidas no site da Mozilla.

Contras:

Encontrar falhas no Thunderbird foi bem mais árduo do que em seu parceiro navegador, o Firefox. O programa não travou uma única vez e integrou-se bem ao sistema. Mas, como nada é perfeito:

Na composição de mensagens, é preciso baixar e instalar o dicionário em português brasileiro, para poder checar a grafia. O dicionário fica neste link.

Teoricamente, o Thunderbird serve também como leitor de RSS, Na prática, ele faz isso de má vontade, e faltam recursos que torne essa integração mais poderosa e útil ao usuário. Se você quer realmente levar o RSS a sério, melhor baixar um leitor especializado, como os listados aqui.

É preciso fuçar um bocado para descobrir como fazer o programa deixe de perguntar sempre em que formato (HTML ou texto simples) uma mensagem deve ser enviada (faça isso clicando em Tools-Options-Composition-Configure text format behavior options, depois em Text format).

Não é possível ter sua lista de contatos na janela geral do programa. ela somente aparece na janela de composição (escrever e-mail).

Por alguma razão, o programa demora um pouco a mais para enviar um e-mail do que o Outlook Express. Não que incomode, mas é sensível.

Montar uma lista de destinatários (por exemplo, seu grupo de trabalho na empresa ou seus amigos do futebol) não é tão simples como no Outlook Express. É preciso digitar um a um os e-mails que você deseja incluir, e nem sempre você se lembra de todos...

Para quem gosta de e-mails mais "enfeitados", o Thunderbird não traz a opção de "papéis de parede". Mas dá para colocar carinhas (emoticons) nas mensagens.

Feito o balanço de prós e contras, o Thunderbird mostra-se um programa mais do que capaz de tomar o lugar do Outlook Express no micro do usuário comum. Usuários avançados e/ou profissionais, que precisam de recursos como calendário e agendamento de reuniões, por exemplo, devem e vão continuar usando o Outlook, o irmão pesadão do Express. Mas ái já é outra história.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0