Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória RAM inexplicavelmente parou


Neobius

Posts recomendados

Olá...

Vou tomar um tempinho de vocês, se puderem ler lenta e atentamente, eu agradeço sem palavras...

Bem, na verdade a memória não é minha, mas se vocês puderem colaborar... tenho interesse que isso seja resolvido, se é que há jeito, pois o dono da memória é o porteiro do meu prédio, que sequer acabou de pagar as prestações do seu PC comprado esse ano... ele quebrou a garantia e abriu o PC cerca de 2 meses após adquirir o mesmo. Aí vai como tudo aconteceu:

Config: Duron 1600MHz 128Mb RAM pc 266 HD Seagate 7.200 rpm ATA 100 MB Asrock K7VT2 PV GeForce 4 MX 440 AGP 64 bits Fonte genérica 500 W Monitor LG 15"

Ele tem a MB ASRock K7VT2, que possui 2 slots DIMM SDRAM e 2 slots DIMM DDR. O PC veio com apenas 128 Mb de RAM DDR 266, o que foi frustrante para ele pois o mesmo joga às vezes. Eu emprestei então o meu pente antigo SDR 256Mb (prestem atenção, SDR e não DDR) pois obteve melhor desempenho mesmo sendo de menor frequência (pc 133). Ele usou essa memória e guardou o seu pente de 128Mb numa gaveta, sem embalagem, porém segundo ele (ele não costuma distorcer o que diz), a memória estava numa gaveta de pouco uso e que só continha papéis. Pois bem, essa minha memória de 256 ficou emprestada por uns 2 meses a ele, até que precisei do pente. Ele me devolveu prontamente, e quando chegou em casa, para sua surpresa, colocou a memória de 128 DDR e o PC deu sinal de pau de memória, aqueles apitos típicos. Ele disse que tentou uma porrada de coisas antes de me telefonar. Não pude ajuda-lo por telefone. Testei a memória no meu PC (ele a trouxe no meu predio, obvio) e... também deu pau. Não ligava e dava os apitos.

Detalhes:

Não pode ser estática, a cada vez que ele abria o PC ele tinha q retirar o gabinete do seu móvel, isso obrigatoriamente fazia ele manipular o chassis e tirar TODOS os cabos de energia, ou seja, além de isolado de energia elétrica da tomada, o gabinete ficava praticamente livre de estática;

Não há nenhum dano físico aparente na memória. Ele olhou por uns 30 minutos, eu fiz o mesmo, olhamos cada capacitor, resistor, seja o que fosse, nada havia de errado. Retirei todas as etiquetas da memória. Também olhei todos os contactos.

Coisas que tentamos (atenção a essa parte por favor para não sugerirem redundantemente o que segue abaixo:)

- Mudar de slot, tanto na casa dele quanto na minha;

- Limpar os contactos com álcool comum e depois isopropílico;

- Limpei a cola de todas as etiquetas;

- Passei borracha nos contactos dourados. A aparência deles é de grande pureza e brilho dourado;

- Resetei a BIOS por jumpeamento;

- Soprei a memória (pouco havia a se fazer nesse estágio...)

- Passei alcool isopropilico na memória toda, em todo PCB e nos contactos também;

- Tentei encaixar com mais cuidado e firmeza possível, e nada.

- Quando retirei o pente dele, os meus dois pentes de 256Mb funcionaram de prontidão. Ou seja, a memória dele está com algum problema.

Memória: Não sei. Os chips são da Infineon.

Alguém se prontifica ? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meu caro amigo, infelizmente a memo do seu amigo, passou pelo que eu chamo de "morte fuminante" ...

Já aconteceu a mesmo coisa com uma antiga PV minha, simplesmente, depois de algum tempo sem utilização, quando intimada a voltar ao trabalho, simplesmente não funcionou.

Fatalidade, infelizmente terá que comprar outra memória ....

Praticamente, todas as alternativas que eu poderia citar, você já fez .... Fora isso, só comprando uma memo nova mesmo !

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neobius, será que na gaveta onde ele guardou as Memórias havia mesmo somente papéis? Sendo ele o Porteiro do prédio, será que não guardava chaves da Portaria, Almoxarifado, cadeados e outras mais, de tudo quanto de material ferroso e até, possivelmente, imantados? Já pensou isso em contato com as Memórias?!... :(

Acho impossível, se a gaveta contivesse somente papéis mesmo, que as Memórias fossem danificadas....

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu também pensei nisso, mas ele tem o computador em sua residência, onde não mantém nenhum material vinculado ao seu trabalho no edifício, e ele é até chato demais com essas coisas, é cuidadoso também... eu insisti perguntando se alguém abriu a gaveta, se alguém mexeu, mas ele convincentemente disse que não e tal... achei super estranho uma memória morrer assim, do nada, sem overclock, nem overvolt !! No mínimo, intrigante... mas que morreu, morreu, pois testei aqui em casa, nos 3 slots DIMM que eu tenho... bem, acabei emprestando meu pente SDR 256 Mb a ele de novo, e funcionou normalmente. Mas pô, é sacanagem pois o cara nem terminou de pagar as prestações e já pifa assim a memória... :unsure:

Grato a todos que opinaram até aqui, sou todo ouvidos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...