• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Sasquast

Direct 3D Vs OpenGL

16 posts neste tópico

Olá, tenho uma GeForce 2 MX 400 64 MB.

Eu tenho notado q todos os jogos e aplicacoes gráficas, vem sempre padronizadas para Direct 3D, tudo mesmo, até as próprias configuracoes da minha placa tem poucas opções para OpenGL e várias para Direct 3D.

Sempre o padrão d um jogo por exemplo, é o Direct 3D.

Mas o q eu já constatei com milhares d testes, é q minha GeForce se comporta MUITO melhor com OpenGL. Já fiz vários testes, mas vou falar sobre 1 deles

Counter Strike

Eu faço um demo e rodo para ver a média d FPS e sempre consigo um numero muito maior com OpenGL, não é uma coisa imperceptivel, fica muito melhor mesmo. Usando Direct 3D até os graficos ficam mais quadrados e bem travados, já usando OpenGL o jogo fica suave e os fps sobem muito.

Me expliquei porque os jogos tendem a pedir Direct 3D se o OpenGL é bem melhor ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Direct3D é a parte do DirectX dedicada à geração de imagens tridimensionais. Dizemos que é uma API gráfica 3D (Application Programming Interface). A maioria dos jogos usam a API Direct3D, mas existem outras duas importantes: Glide e OpenGL. A maioria dos jogos que opera com Glide, opera também com Direct3D.

A outra API importante é o OpenGL. É usada para a geração de gráficos 3D em programas para uso profissional, como CAD em geral, mas muitos jogos estão utilizando, em jogos FPS principalmente, devido à melhor qualidade das suas imagens. O OpenGL tem como prioridade a precisão na representação de imagens, e não a velocidade.

Alguns jogos podem operar com OpenGL, mas ficam um pouco lentos. Se a placa de vídeo e o processador forem bastante rápidos, o problema da lentidão é resolvido, e os gráficos são fantásticos. Atualmente todas as placas 3D sao acompanhadas de drivers para Direct3D e OpenGL.

Quanto ao desempenho, as geforces sao otimizadas em opengl, era isso falou.

abraço

Obs: consegui parte disso com o Raziel.

Compartilhar este post

Link para o post

Os jogos em OpenGL(ex. Call of Duty) parecem muito mais bonitos graficamente que os DirectX.

Infelizmente a maioria dos jogos é para Direct 3D. :goff:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Snake 6@19 dez 2004, 10:45

Os jogos em OpenGL(ex. Call of Duty) parecem muito mais bonitos graficamente que os DirectX.

Infelizmente a maioria dos jogos é para Direct 3D. :goff:

eu acho que o d3d e pra jogo mesmo tipo você olha pra far cry e acha os graficos bonitos mas ve que aquilo não é real.. ja o doom3 que é opengl você acha os graficos bonitos porque se parece com a realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a minha total ignorância :stupid: no assunto, mas como eu vejo pra testar esses esquemas de openGL e directX? Na minha placa de vídeo, lá no drive tem dos 2. Eu preciso escolher lá um dos 2 ou apenas configurar os 2 e conforme o jogo automaticamente usa um ou o outro. E nos jogos, posso optar por jogar em Open GL ou directx ou o jogo vai no automático? No caso, tenho jogado doom3, enter the matrix, GTASanAndreas, prince of persia...

Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

o direct3d é uma copia barata do OPen GL , porém os direct3d 7.0 pra baixo , pois os 8.0 pra frente possui recursos muito bons , no qual pode até superar o OPENGL. Veja o half life 2 , muitos efeitos de shaders 2.0 no qual deixam o jogo muito perfeito , e ao meu ver mais perfeito do q o doom3 justamente por abusar nos shaders.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Gusbalduco@30 jan 2005, 12:30

Desculpa a minha total ignorância :stupid: no assunto, mas como eu vejo pra testar esses esquemas de openGL e directX? Na minha placa de vídeo, lá no drive tem dos 2. Eu preciso escolher lá um dos 2 ou apenas configurar os 2 e conforme o jogo automaticamente usa um ou o outro. E nos jogos, posso optar por jogar em Open GL ou directx ou o jogo vai no automático? No caso, tenho jogado doom3, enter the matrix, GTASanAndreas, prince of persia...

Um abraço

Não é no driver de vídeo que você vai selecionar isso, mas sim no jogo, existem jogos que operam em d3d ou ogl, os que só em d3d, e os que só em ogl...

+ uma coisa, boas placas de vídeo, tem aceleração de hardware nas api's ogl ...

Compartilhar este post

Link para o post

aqui em casa minha VGA é on-board, SiS730 (lixão), um detalhe: No Win98 dava pra jogar CS em OpenGl, porém no WinXP não dá, porque será isso?

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

aí pessoal, formatei meu pc e instalei o cs, mas o jogo não está rodando mais no modo OpenGL, da uma mensagem de erro quando seleciono essa opção no jogo (imagem), e sempre joguei cs no modo OpenGL pois o desempenho é muito melhor, o que será isso?

post-171452-13884944402587_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
aqui em casa minha VGA é on-board, SiS730 (lixão), um detalhe: No Win98 dava pra jogar CS em OpenGl, porém no WinXP não dá, porque será isso?

valeu!

Driver do windows?? se for, nem nvidia tem suporte... instale o driver do fabricante...

aí pessoal, formatei meu pc e instalei o cs, mas o jogo não está rodando mais no modo OpenGL, da uma mensagem de erro quando seleciono essa opção no jogo (imagem), e sempre joguei cs no modo OpenGL pois o desempenho é muito melhor, o que será isso?

Qual placa de video?? Instalou corretamente o driver da placa de video??

Compartilhar este post

Link para o post
Qual placa de video?? Instalou corretamente o driver da placa de video??

GForce FX 5200 128MB, quando vou instalar os drivers aparece uma mensagem alertando q os drivers ja instalados são mais novos q os q estou instalando pelo cd, apesar disso, será q é melhor instalar os drivers do cd, q sao mais antigos, mesmo assim?

Compartilhar este post

Link para o post
GForce FX 5200 128MB, quando vou instalar os drivers aparece uma mensagem alertando q os drivers ja instalados são mais novos q os q estou instalando pelo cd, apesar disso, será q é melhor instalar os drivers do cd, q sao mais antigos, mesmo assim?

Com certeza é melhor que o do windows, mas o ideal é você baixar o mais recente possível do site da nVidia.

Compartilhar este post

Link para o post
Com certeza é melhor que o do windows, mas o ideal é você baixar o mais recente possível do site da nVidia.

consegui resolver o problema, mas mesmo assim tenho q atualizá-lo pelo site, valeu pela ajuda!!!

Compartilhar este post

Link para o post
xterminator47, qual é a sua vga, porque nem sempre usar os drivers mais recente é a melhor opção, pois a nvidia pode ter parado de otimizar os drivers para a sua VGA.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora