Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle Remoto - IR Receiver p/ PC


marrento

Posts recomendados

Bom to com um sério problema como todos q montaram ou estão montando o seu receptor, o tal do IR, aquele q eles pedem nos tutorias o tal do TSOP é muito difícil de encontrar... queria saber de quem já conseguiu montar o seu, qual vocês usaram p/ contruir o receptor? e onde conseguiram ele? o meu ta td pronto aqui só me falta o receptor, comprei um toshiba numa eletrônica mas não funcionou...

://

Valeu pela ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Encontrei um receiver TSOP 1838 fiz todo o projeto mas não funciona.

Já verifiquei todas as ligações, é não tem nenhum erro.

O Receiver poderia estar queimado ?

Qual seria a solução de meu problema ?

Por favor respondem com palavras bem simples pois sou leigo no assunto de eletrônica.

Obrigado. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vitor_dangelo@15 dez 2004, 14:01

Olá.

Encontrei um receiver TSOP 1838 fiz todo o projeto mas não funciona.

Já verifiquei todas as ligações, é não tem nenhum erro.

O Receiver poderia estar queimado ?

Qual seria a solução de meu problema ?

Por favor respondem com palavras bem simples pois sou leigo no assunto de eletrônica.

Obrigado.  :tantan:

Eu não entendo nada (nada mesmo) de eletrônica, mas tente ver o datasheet do TSOP1838 (tem diferença entre o 1838 e o 1738), e veja se ligou os "fios" corretamente. O meu na primeira tentativa não funcionou por causa disso.

O esquema que usei foi este, porém com um 1838:

http://www.lirc.org/images/schematics.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olah pessoal,

Sou técnico em eletrônica e já utilizei o TSOP 1738 em um projeto que desenvolvi para a minha firma. Gostaria de fazer algumas observações sobre o receptor mostrado no esquema que o n2s trouxe pra nós.

1o. Observem BEM que o componente em questão é o TSOP1738. O TSOP1838 possui algumas características diferentes, mas a mais importante de todas é que a pinagem é diferente! Assim, o circuito não funciona mesmo!

2o. Os dados recebidos pelo TSOP1738 não são levados até o pino 2 (o Rx, RD, ou Receive Data) da porta serial do seu micro. Isso quer dizer que dados transmitidos serialmente não chegarão ao pino de recebimento, e então não serão interpretados pela UART (em resumo, se você tentar ler a COM1, os dados não estarão lá). A maioria dos programas que interpretam os dados de receptores de IR esperam que eles cheguem justamente no pino 2. Provavelmente, o circuito está funcionando, mas o programa que estão usando não está preparado para receber os dados da forma como o circuito as entrega ao micro.

3o. O TSOP1738 inverte os dados que recebe (quando chega um 1 ele manda 0 pra saída e vice-versa). E o estado de repouso (quando não está chegando nada) da linha de saída é alto (em torno de 10V talvez).

4o. O '38' no final do nome do componente quer dizer que ele possui um filtro que apenas interpreta sinais modulados na freqüência de 38KHz. Grosso modo, isso quer dizer que, se seu emissor vai mandar um nível alto, ele não pode manter o LED IR aceso, e sim fazê-lo piscar a 38KHz.

Acompanhei de longe uma discussão antiga aqui no fórum sobre a construção desses receptores. É importante observar as características elétricas dos componentes envolvidos e, mais ainda, do programa que irá interpretar os dados. Há muita confusão por parte do pessoal nessas questões. O circuito é simples, mas precisa ser compreendido bem.

Um ótimo site para ler os datasheets do TSOP e de vários outros componentes é o:

www.alldatasheet.com

Lendo todos os datasheets dá para entender os componentes e fazer modificações no circuito no sentido de melhorá-lo bastante.

Eles são meio difíceis de encontrar mesmo. Eu encontrei numa loja de manutenção e peças da PHILIPS. Na Sta. Ifigênia há outros modelos até mais baratos, é questão de comprar e ler o datasheet depois para adaptá-lo ao circuito.

Talvez de pra achar conversando com alguém numa assistência técnica de televisores e outros equipamentos.

Espero ter contribuído, pessoal.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá marrento,

cara, aqui também é meio difícil de encontrar, mas nas lojas de assitência técnica da Philips ele pode ser visto.

Acredito que aí haja uma lojas dessas, não? Ou em outra assistência técnica... eles poderiam te vender.

Aí vai uma lista de outros chips. Não são equivalentes, mas com certeza serão alternativas que vão ajudar:

-SFH506

-TFMS5360

-SFH505A

-PIC12043S

-IS1U60

-SFH5110

-NJL61H380

E um link para ajudar a encontrar os datasheets. Não deixe de ler atentamente o datasheet do receptor que for utilizar, bem como das especificações da placa que estão montando.

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...