• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Gabriel Torres

Voltamos...

1 post neste tópico

Pessoal,

Finalmente estamos operacionais novamente.

Tivemos uma semana realmente difícil. Primeiro, tivemos de desligar nossos servidores no início da noite de terça-feira dia 07/12/04 para resolver uma brecha de segurança detectada pela nossa empresa de hospedagem. Aproveitamos para atualizar nosso sistema operacional e as versões dos programas que usamos. Preferimos reinstalar o sistema do zero, reformatando o disco rígido, para uma instalação "perfeita", sem problemas. Esse procedimento é demorado, pois precisamos reinstalar tudo e recuperar nossos dados.

Na quinta-feira, quando estávamos quase prontos para entrar no ar de novo, o HD do servidor queimou. A substituição foi rápida, mas precisamos começar tudo de novo, do zero...

Conseguimos colocar tudo para funcionar novamente no sábado, mas o servidor estava extremamente lento. Estudando o problema, descobrimos que uma das causas era a versão do PHP instalado, o PHP5, que é incompatível com uma série de programas em PHP já escritos, incluindo o nosso fórum.

A solução para a lentidão foi, portanto, um "downgrade" para o PHP 4. O problema é que o MySQL suportado pelo PHP5 é o 4.1 e o MySQL suportado pelo PHP4 é o 4.0. O "downgrade" do MySQL não foi tão simples, porque um simples backup ("dump") não funcionou, porque o formato usado pelo 4.1 é diferente do 4.0. Infelizmente, por conta disso, não pudemos restaurar o banco de dados tal qual ele estava hoje a tarde, mas sim a última versão do backup, que foi antes de formatarmos o disco rígido da máquina. Por isso, peço desculpas, pois as mensagens postadas sábado e domingo no fórum foram perdidas.

O site continua bem lento, e estamos trabalhando para descobrir o motivo e resolver este problema o mais rapidamente possível.

De quebra, meu cable modem bichou neste fim-de-semana. A bruxa tá solta mesmo.

Bem, é isso. O episódio mostra como infelizmente na área de tecnologia as coisas não sairem do jeito esperado é quase uma regra e não uma exceção.

Atualizado em 14/12/04, 11:45 H: Já resolvemos o problema da lentidão, o site está voando baixo agora! Era um problema de configuração do nosso servidor web que estava limitando a quantidade de usuários simultâneos que podíamos ter.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0