Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dual channel


tikicar

Posts recomendados

Postado Originalmente por pereira13@19 dez 2004, 10:40

O seu processador faz 12,5X200 com o vcore a 1.575 ?

Water cooler não sei se vale a pena não tem air cooler que aguneta colocar esses processadores a mais de 2700mHz e deve sair mais em conta...

aqui está em 12.5 x 200 com vcore 1.844v, menos que isso, ao rodar o PiFast ele fica instável. Neste vcore atual, ele está plenamente estável e está entre 46º e 56º, com ar condicionado no máximo o processador fica um pouco mais fresco.

Mas gastar uma nota preta num watercooler descente só pra ter aí, digamos que, estrapolando já uns 300Mhz acima do que já está...acho que não compensa...se eu fosse conseguir mais 1Ghz eu compraria um, hehehehe. :D:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa muito legal esse tópico. Segredos q só foram desvendados recentemente :P

Além é bom saber que memórias estão ficando mais baratas (muita gente falando em 512MB dual channel e 1GB de RAM) B) . Nunca esqueço da facada que paguei nun pente de 64 MB de memoria SDRAM RAM, para o meu antigo M598.

Já já faço um upgrade aqui.. Quem sabe não troco meu NINTENDO 64 (!) por UM ÚNICO pente de 256 HAUAHUAHUHAUHUAH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+18 dez 2004, 06:43QUOTE (sledgehammer @ 18 dez 2004, 06:43) lOcAlZiN@17 dez 2004, 01:27

No meu caso, eu estava utilizando 2x512Mb em DC, e adicionei 256Mb no 3º slot ...

Todos os 3 pentes,  KVR400X64C3A ...

Bom, não sei qual é a sua placa (sua assinatura fala em uma KT600).

O slot que fica separado dos outros dois que estão juntos, representa um canal. É nele que deveria ficar a memória maior, com capacidade das outras duas somadas.

Se não fizer isso, um dos canais irá ficar com tamanho diferente do outro e ai atrapalha o funcionamento do dual channel em distribuir corretamente os dados entre os dois canais.

Que ainda assim o DC é ativado, você está dizendo que sim. Mas seria interessante um teste com o pente de 256MB no slot separado e fazer medições de desempenho pra ver se reduziu o desempenho.

Só não entendi porque você adicionou esse pente de 256MB. 1GB já está bem legal e no FiringSquad eles fizeram um teste mostrando o quanto o desempenho pode cair quando você preenche todos os slots de memória. Teve um caso que um P4 chegou perder 40% do desempenho em um teste. Não sei dizer sobre as nforce2, mas acho que o fato da maioria só ter 3 slots, evita problemas (a única nforce2 que vi com 4 bancos é a da Gigabyte). Aqui o teste: http://www.firingsquad.com/hardware/buildi...art2/page17.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou usando dual channel de 2x256 PC2100 (Dual active) com memorias de marcas diferentes com modelos de chips diferentes, usando timings totalmente custumizados que o modo padrão (2t-2-2-7) não utilizo dissipador nas memorias e já faz um bom tempo e jogando games como doom 3, hl2, ,nfsu2 e nunca travou e pindurou.

colocarei um pente totalmente fora dos padrões no meu 3º slot.

Pela teoria eu teria que colocar um pente de 512 e ainda de uma das marcas que já estou utilizando. Para quebrar a rotina e tirar a duvida de muita gente aqui colocarei um modulo de 128 ddr pc2100 e ainda de uma 3º marca diferente.

resultado colocarei mais tarde, primeiro vou durmir porque estou exausto do fuzuê que foi este natal! =) um abraço!

obs.: mantive a linha das freqüências iguais, lógico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não resisti e tive que fazer isso agora demanhã.

Só para provar que muita gente "cria lendas" que não servem para a informática, se baseando em dados nada nada confiáveis e de esperiência de terceiros.

Bem, como já expliquei no meu post acima, utilizo Dual channel de 2x256 PC2100 (512 na somatória) - sendo as duas de marcas diferentes (Markvision e Spec Tec)

Tinha em mãos mais um modulo (pente) de 128ddr PC2100 de uma 3º marca (Vdata) - ou seja, meu objetivo é colocar 3 modulos de memoria de marcas diferentes (marca mais diabo do que as 3 citadas só Grêmio mesmo :chicote: ).

1- Adicionei a memoria de 128DDR no slot vazio que ainda restava dos 3 slots que minha placa-mãe disponibiliza.

2- Funcionou quando liguei a máquina - DUAL ACTIVE (somando um total de 640MB). FUNCIONOU.

E outra, utilizando timings 2-2-2-7. Quer mais usufruindo de memoria tam genericas que você é bem capaz de tropeçar em uma no calsadão.

MARCAS DE MEMORIAS UTILIZADA NO DUAL 2x256 + 128:

SLOT 1 - SPEC TEK (256)

SLOT 2 - VDATA (128)

SLOT 3 - MARKVISION (256)

Abaixo algumas screenshots que tirei:

%7Boption%7Dhttp://mylan.com.br/mylan/forum/uploads/thyb0x/2004-12-26_083454_02memory.gif' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://mylan.com.br/mylan/forum/uploads/thyb0x/2004-12-26_083515_03memory.gif' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://mylan.com.br/mylan/forum/uploads/thyb0x/2004-12-26_083546_04memory.gif' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://mylan.com.br/mylan/forum/uploads/thyb0x/2004-12-26_083619_05memoryfull.gif' border='0' alt='' />

INFORMAÇÕES SOBRE A PLACA MÃE UTILIZADA:

%7Boption%7Dhttp://mylan.com.br/mylan/forum/uploads/thyb0x/2004-12-26_083426_01mobo.gif' border='0' alt='' />

ESTABILIDADE DO SISTEMA:

Fiz um teste de 15 minutos em cada um dos games abaixo e não houve NENHUMA CARACTERISTICA DE INSTABILIDADE então - FUNCIONA!!!!!!

- Half-life 2

- Counter-Strike 2 (server do Terra #2 - 16/20 players)

- Doom 3

- Need for speed underground 2

- paciência!!!!!!!!!

DESEMPENHO:

O desempenho das memorias obteve uma queda de 2003 MB de leitura no Aida32 para 1890 MB - mesma perda equivalente para o teste de escrita. Sendo assim nada que um aumento de freqüência não resolta mas com memorias genericas recomendo que faça isso com cautela e que antes coloque dissipadores nas mesmas que já da para colocar de 133 para 166 (verifique o barramento do seu processador - senao nada adianta).

CONCLUSÃO:

Funcionou, mas teve uma queda no desempenho (talvez possa ser otimizada reconficurando os timings) - mas para aqueles que procuram o desempenho do dual e ainda querem uma quantidade a mais de RAM talvez vale a pena

- Espero que alguem dos muitos tenha tirado a dúvida tchê - sistemas sao sistemas, variando o seu equipamento, agora, não utilize isso como desculpa pra dizer que isso e aqueli não irão funcionar porque é mais fácil funcionar do que ao contrário.

O pessoal complexado! :D

abração

thy-b0x - Autor da tradução de Doom 3 BR

Mais informações - www.mylan.com.br/forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou, mas teve uma queda no desempenho (talvez possa ser otimizada reconficurando os timings) - mas para aqueles que procuram o desempenho do dual e ainda querem uma quantidade a mais de RAM talvez vale a pena

Isso só faz aumentar a tese, de que quando os 3 slots estão preenchidos, há uma queda de rendimento ....

Mt bom o post ...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Bla bla bla...

Anos depois estou aqui com a mesma MB, com 3 slots ocupados com 512Mb Corsair Value, totalizando 1,5Gb.

Desmistificando: o sistema encontra-se plenamente estável, com ganho de desempenho após alterar tudo em síncrono 333 para 400 MHz, foram usados benchmarks sintéticos e jogos, sem nenhum tipo de instabilidade. Houve ganho num overall = 10% em relação ao sistema em DDR 333 MHz

Detalhe importante: não sei por que razão, essa placa-mãe detesta CAS = 2.5 !!!!! As telas ficam dando agarradinhas intermitentes, mas fica tudo lisinho após colocar em CAS = 3 mesmo a memória Corsair trabalhando em default = 2,5! Isso também acontecia com as SamSung q eu tinha, portanto não vão botar a culpa nos pentes! É o chipset que é fresco mesmo! Tá redondinho aqui em 3-3-3-8

Estou aberto à comentários, refuto qualquer benchmark contrário ao que fiquei testando por durante um ano aqui... mudei drivers, formatei, etc... o resultado foi sempre o mesmo, máquina redonda com latências altas e síncrono em 400 com todos os slots ocupados. O que o pereira13 disse no início desse post faz muito sentido, o controlador deve ficar confuso após 2Gb independente da quantidade de bancos ocupados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

MINHA PLACA MÃE É UMA INTEL 915GAV E NELA DÁ PRA FAZER DUAL EM TODOS OS SLOTS, COM 2, 3 OU 4 PENTES, DESDE QUE:

COM 2 PENTES:

* 1 PENTE DE 512 NO 1º SLOT + 1 PENTE DE 512 NO 3º SLOT = A FORMA MAIS COMUN DE DUAL...

COM 3 PENTES:

* 2 PENTES DE 256 NO 1º E 2º SLOT + 1 PENTE DE 512 NO 3º SLOT = SEMPRE OBSERVANDO AS VELOCIDADES DAS MEMORIAS QUE DEVEM SER IGUAIS.

COM 4 PENTES:

*2 PENTES DE 256 NO 1º E 3º SLOT + 2 PENTES DE 256 NO 2º E 4º SLOT. SEMPRE OBSERVANDO AS VELOCIDADES DAS MEMORIAS QUE DEVEM SER IGUAIS. A CAPACIDADE/VELOCIDADE (512 OU 256 OU 128 OU 1G) DEVEM SER IGUAIS ENTRE OS PENTES EM DUAL E PODEM SER DIFERENTES ENTRE OS QUE NÃO ESTÃO EM DUAL, EXEMPLO: 2 X 512 COM 2 X 256.

LEMBRANDO QUE ISSO DÁ CERTO NA MINHA PLACA.

NÃO SEI SE VAI DAR NA SUA.

*A CAPACIDADE DAS MEMORIAS NOS EXEMPLOS ACIMA, SÃO SÓ COMO EXEMPLO, ELAS PODEM VÁRIAR: (512 OU 256 OU 128 OU 1G)

VALEU. T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...