Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD 64... os q tao saindo sao versao beta?


The Pantufa

Posts recomendados

Postado Originalmente por The Pantufa@14 dez 2004, 21:34

meu amigo me falou q eu fiquei em duvida...

sera q não vale a pena comprar então?

e qual o sistema operacional q o A64 se daria melhor???

e aquele site de compras q é mow barato o a1nettrading é confiavel?

é mow barato as coisas la...

obrigado

O que eu entendo por beta é: algo que foi criado, está funcionando mas com erros e/ou falhas que precisam ser ajustados. Acredito que uma empresa renomada como é a AMD não iria lançar versão beta...

Qaunto ao sistema operacional, vai de WinXP mesmo, pois acho que esses processadores não estão sendo fabricados para ter melhor desempenho um sistema operacional específico, como é o caso do AMD Atlhon designed for Windows XP....

falou :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ehheh. Não existe essa terminologia "processador beta".

Beta é usado para software (são estágios de desenvolvimento, que começa em versões alpha e assim até a versão final).

Processadores também tem um ciclo de desenvolvimento. Os primeiros A64 começaram a sair do forno há bem mais de 3 anos. Primeiramente eles são testados internamente, depois repassados para parceiros, como os fabricantes de chipsets, depois, motherboards, depois desenvolvedores de software, etc. Só muito depois que chega ao mercado.

Quem falou que o A64 é beta não tem a menor noção do que disse. A AMD segurou o processador o máximo possível, pois planejou pra ele um lançamento perfeito. Nada de falhas para taxarem o processador de problemático ou algo assim. O motivo é que ele é a esperança de bem estar financeiro da empresa.

Eu pelo menos nunca vi tanta demora no lançamento de um processador como o do A64. Alguns especulavam que eram problemas de fabricação, mas tenho certeza que foi por cautela, afinal se fosse um fracasso, poderia condenar a empresa.

Além do mais, hoje, mais de 1 ano e meio após o lançamento, já passado da casa de 1 milhão de processadores vendidos, acho muito difícil sobrar algum problema grave. Pequenos defeitos todos os processadores tem (os mais graves são corrigidos aos poucos, com o tempo). Mas são casos muito particulares e que em geral não atrapalham o funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@16 dez 2004, 02:03

Pequenos defeitos todos os processadores tem (os mais graves são corrigidos aos poucos, com o tempo). Mas são casos muito particulares e que em geral não atrapalham o funcionamento.

mas essas pequenas correcoes seriam via bios ou revisao nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e quem tinha a revisao antiga que se #@$#@ né? aff

isso que acho errado, deveriam existir canais de RMA pra isso tb, se saiu uma nova revisao ajustando vamos supor o super aquecimento dos PRESCOTT os consumidores que compraram a versao problematica, deveriam ter direito de trocar pela revisada, afinal foi erro da empresa e o consumidor não teve culpa, de certa forma foi defeito de fabricação...

:S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Arbalest@16 dez 2004, 18:32

e quem tinha a revisao antiga que se #@$#@ né? aff

isso que acho errado, deveriam existir canais de RMA pra isso tb, se saiu uma nova revisao ajustando vamos supor o super aquecimento dos PRESCOTT os consumidores que compraram a versao problematica, deveriam ter direito de trocar pela revisada, afinal foi erro da empresa e o consumidor não teve culpa, de certa forma foi defeito de fabricação...

:S

Nada a ver Arbalest.

Esses defeitos em geral não prejudicam em nada o funcionamento.

E o que o Gregori disse não está correto.

Existem 4 formas de se corrigir os erros.

- nova revisão do processador

- atualização do microcode do processador (muitas vezes é feito junto com a atualização da BIOS ou alguma atualização do sistema operacional, sem você saber)

- atualização da BIOS (que corrija algum desses problemas)

- atualização do sistema operacional

Evidente que a primeira é a mais efetiva, pois é a que corrije de fato o problema. Os outros são mais contornos do problema.

Se as empresas fizessem isso, além de ser uma bobagem na minha opinião, o custo dos processadores seria muito maior.

Além do mais, se essas pequenas obras de arte contém tantos defeitos, imagine aquela infinidade de tranqueira eletrônica de baixo custo que está espalhada por todos os cantos? Apesar de serem muito mais simples, com certeza a maioria é feita com pressa, sem cuidado, por gente nem sempre muito capacitada.

Esses processadores funcionam bem. Prova disso é que você já teve vários desses e tenho certeza que nunca conseguiu detectar qualquer problema.

O erro mais tosco que já fizeram foi o bug nos primeiros Pentium, que faziam divisão incorreta. Muita gente usa eles até hoje, pois a Intel não fez muita questão de trocar. O problema foi contornado por software, que detecta o processador problemático e faz o cálculo emulado e evita o erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@16 dez 2004, 22:14

E o que o Gregori disse não está correto.

Como assim incorreto, afinal, os problemas não são corrigidos de forma eficaz através de novas revisões?

Você mesmo disse isso sledgehammer:

Evidente que a primeira é a mais efetiva, pois é a que corrije de fato o problema. Os outros são mais contornos do problema.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eheh. Ficou estranho, mas é isso mesmo. Ao invés de dizer que corrije de fato, deveria dizer que ataca o problema na fonte. As outras soluções contornam o problema (já que não dá pra mudar fisicamente a pastilha por software :), o que também é um solução, já que o bug deixa de trazer problemas.

As soluções feitas no SO e na BIOS em geral tem como único problema uma redução no desempenho, quando se faz a operação que resultaria no bug. Mas isso é algo que ninguém notaria facilmente.

Um exemplo desse tipo de solução é a que foi feita para um bug do Athlon: http://www.theregister.co.uk/2002/01/24/th...d_agp_bug_whos/

Apenas se evita usar o que pode causar erro. E na verdade muitos desses bugs, não causam erro, apenas afetam o desempenho. Dá uma olhada nas erratas dos processadores que informam o que causam e quando é que acontecem.

Já a atualização do microcode é uma correção que pode ser definitiva (quando se resolve não corrigir no próximo stepping).

Os processadores muitas vezes são vendidos com partes ainda incompletas, que estão desativadas, justamente por que não deu tempo de corrigir bugs, etc.

Exemplos são o Hyper Threading nos primeiros P4, o suporte inicial a DDR2 que já existe na controladora de memória do Athlon 64, um monte de coisas que tem no Prescott e estão desativadas (uma ativaram, que é o EM64T) e por ai vai.

Tenho quase certeza que em alguns casos a correção que fazem no próximo stepping é desativar algo que não está ok. Mas isso acho que nem é divulgado, apenas dizem que foi resolvido.

A solução na pastilha resolve o problema e permite o uso de uma função que estava sendo ignorada para evitar os bugs, por isso disse que ela é mais efetiva.

Mas depois que uma pastilha é feita, não tem jeito de corrigir ela que não seja pelas 3 anteriores.

Frizo novamente que o que importa é o funcionamento correto. A maioria desses bugs não causam qualquer chateação. Mesmo esse dai do Athlon que foi citado, a solução foi rápida. Outros mais antigos também não demoraram e o que se perde em desempenho não é nada muito grande (a exceção do fdiv bug, mas mesmo assim, em situações não tão comuns).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bad@18 dez 2004, 21:14

Mas eu ja vi umas historia aqui no forum de Athlon 64 morrendo sem mais nem menos... se eu achar o topico ou alguem achar ai poste aqui...

Não amigo, o Athlon 64 não está morrendo "sem mais nem menos", mas cuidado antes de postar.

O tópico que você se refere é este:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=214685

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bad@18 dez 2004, 22:07

Era este mesmo Gregori vlwss ai pelo topico , agora ta explicado...Eu estava confundindo com outro topico de P4 que estão morrendo sem mais nem menos , esse sim existe...valeu eu vi os dois por isso a confusão.

Flwss BAD

Po me mostra esse topico dos P4 morrendo sem mais nem menos, porque eu numka ouvi fala disso :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por bad@19 dez 2004, 02:22

Vixi cara vai ser meio difícil de eu achar aqui no forum pois ja faz mais ou menos 1 mes , mas eu vou procura e volto com novidades...

flwss BAD

1 mês?? Esse assunto é coisa de mais de 2 anos atrás. Ainda acontecem, mas bem menos, pois a Intel deve ter melhorado algo e com o aviso geral, o pessoal passou a tomar mais cuidado com o aumento de tensão nesses processadores.

Acho que você não irá mais encontrar esse tópico aqui no fórum (a busca falhou).

Ainda existe esse tópico em um fórum americano: http://www.ocforums.com/showthread.php?t=115166&page=1&pp=30

Mas é coisa antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer+19 dez 2004, 18:45QUOTE (sledgehammer @ 19 dez 2004, 18:45) bad@19 dez 2004, 02:22

Vixi cara vai ser meio difícil de eu achar aqui no forum pois ja faz mais ou menos 1 mes , mas eu vou procura e volto com novidades...

flwss BAD

1 mês?? Esse assunto é coisa de mais de 2 anos atrás. Ainda acontecem, mas bem menos, pois a Intel deve ter melhorado algo e com o aviso geral, o pessoal passou a tomar mais cuidado com o aumento de tensão nesses processadores.

Acho que você não irá mais encontrar esse tópico aqui no fórum (a busca falhou).

Ainda existe esse tópico em um fórum americano: http://www.ocforums.com/showthread.php?t=115166&page=1&pp=30

Mas é coisa antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...