Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CMOS


dan_esteves

Posts recomendados

:help:

Galera, preciso de ajuda!

Toda vez que desligo minha máquina a configuração da CMOS é perdida. Resultado: tenho que configurar a BIOS toda vez que ligo o computador. Já troquei a bateria 2 vezes e isso não resolveu o problema. Um amigo me disse que trocando a BIOS por uma outra igual, eu resolvo o problema. Entrei em contato com uma empresa especializada aqui em Brasília, e fui informado de que isso nâo resolverá o problema. Eles me disseram que eu tenho que trocar um componente da placa mãe, que lógicamente eles não disseram o nome pois cobraram R$ 79,00 para resolver meu problema.

Qualquer sugestão por favor me contatem pois não sei o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então...

voce ja verificou a posicao do "jumper" da CMOS???

Normalmente na posicao 1 e 2 = Normal...\\ e posicao 2 e 3 = clear...

mude as posições,,,,,ligue o PC....

Depois desligue,,, e mude a psicao novamente,,,,, deixando na NORMAL..

ligue o PC.... set a Bios....////......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles me disseram que eu tenho que trocar um componente da placa mãe, que lógicamente eles não disseram o nome pois cobraram R$ 79,00 para resolver meu problema.

caro amigo...

o componente é p/ p placas-mãe antigas....

mais caso não for...

retire a placa-mãe

olhe em baixo dela, você vai perceber 2 trilhas que ligam a bateria até bios...

observe em qual dos pinos da bios essa trilha é ligada...

solde um fio na ponta da trilha até esse pino ))perna)) da bios.... faça isso das duas trilhas ..... e seu problema estara resolvido....

qualquer coisa me manda uma PM ou posta de novo q eu faços um tutorialzinho com desenho explicando passo-apasso....

valeu

abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dan_esteves@17 dez 2004, 12:19

Caro Power Tec Tony,

assim que chegar em casa vou dar uma olhada nisso. Estive conversando com o responsável pelo CPD aqui da loja e ele me disse que pode ser que a bateria esteja com folga no conector. Isso procede?

Um abraço!

Também pode ser......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Power Tec Tony+17 dez 2004, 04:06QUOTE (Power Tec Tony @ 17 dez 2004, 04:06) caro amigo...

o componente é p/ p placas-mãe antigas....

mais caso não for...

Que componente é esse ???? Tem como trocar???

Power Tec Tony@17 dez 2004, 04:06

retire a placa-mãe

olhe em baixo dela, você vai perceber 2 trilhas que ligam a bateria até bios...

observe em qual dos pinos da bios essa trilha é ligada...

solde um fio na ponta da trilha até esse pino ))perna)) da bios.... faça isso das duas trilhas ..... e seu problema estara resolvido....

qualquer coisa me manda uma PM ou posta de novo q eu faços um tutorialzinho com desenho explicando passo-apasso....

valeu

abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive conversando com o responsável pelo CPD aqui da loja e ele me disse que pode ser que a bateria esteja com folga no conector. Isso procede?

BOAAA!!!!!

também é um dos principais causadore... a folga ou o pino (((se tiver))) que fica em cima da bateria(((negativo))) não esteja fazendo contato ou a base (((q fica dentro do conector))) esteja quebrada.....

em alguns casos é só trocar o conector que resolve....

valeu

abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:muro: Mais uma decepção!

Verifiquei o cenector da bateria na placa mãe e por segurança resolvi apertar os contatos. Liguei a máquina configurei a BIOS e a desliguei. Ao ligá-la novamente, a surpresa: ESTAVA FUNCIONANDO! Não acreditei e repeti o teste mais 3 vezes. TODOS AS VEZES A CONFIGURAÇÃO ESTAVA OK. Já feliz da vida por ter resolvido o problema, desliguei o computador. Quando liguei-o novamente uns 20 minutos depois, lá estava o defeito novamente: a configuração tinha ido pro pau...

Vou testar a placa novamente na segunda e darei notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera nem acredito!

:D Acho que meus problemas acabaram. Na última sexta-feira a minha fonte torrou! Por conta disso testei outra fonte em meu computador, e pra minha surpresa o problema da BIOS não ocorreu. Farei novos testes hoje e os manterei informados.

Agora a pulga que está atrás da minha orelha é: Como pode torrar o monitor, a fonte e as caixas de som, sendo todos eles estavam ligados no estabilizador, e a tomada que eu uso é aterrada corretamente? :tantan:

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por dan_esteves@28 dez 2004, 08:59

Galera nem acredito!

:D Acho que meus problemas acabaram. Na última sexta-feira a minha fonte torrou! Por conta disso testei outra fonte em meu computador, e pra minha surpresa o problema da BIOS não ocorreu. Farei novos testes hoje e os manterei informados.

Agora a pulga que está atrás da minha orelha é: Como pode torrar o monitor, a fonte e as caixas de som, sendo todos eles estavam ligados no estabilizador, e a tomada que eu uso é aterrada corretamente? :tantan:

Abraço...

cara, isso pode ter sido alguma alta da energia muito grande...em relação ao problema da cmos, algumas placas-mãe pcchips algum tempo depois de usadas começam a dar esses problemas principalmente (segundo um colega tecnico em eletrônica) por causa de um resistor que tem de baixa qualidade... :blink:

mas como info não é nada certo veja se a fonte realmente era oproblema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

aí galera to com um problema desses em um placa-mãe minha aqui. Toda vez que eu ligo, ou até mesmo reinicio o PC a bios reseta. Isso acontece porque a bateria da minha placa mãe é fixa! E não pode ser troca. O nome dela é NVRAM. Eu gostaria de saber em que pinos da minha BIOS posso fazer um implemento tecnológico (gambiarra) para ligar uma bateria 3v nela para que não perca suas confgs. Já fiz isso a mt tempo atrás mas esqueci em quais pinos da bios eu ligo os dois fio (positivo e negativo) para ligar a bateria. Se alguém souber me diga! porque tenho três hds mas só 1 funciona devido a bios não salvar as configs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...