Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com IDE


jmlsilveira

Posts recomendados

Um amigo tem um computador com um gravador de cd e um leitor, porém apenas o gravador estava conectado, visto que um técnico disse que não seria possível instalar os doid. Após averiguar, observei que havia duas interfaces IDE na board deste mesmo computador e nelas estavam ligados o disco rígido e o gravador, ambos em master primary e secondary. Ok, até aí tudo bem. Observei que a suposta conexão de um segundo leitor de cd seria possível colocando ele como slave na secondary. Devo ressaltar que ao lado das portas IDE havia um pequeno pente que mais parecia um pente de memória ram, que me pareceu ser uma placa controladora, mas logo observei que não tinha lá muito nexo quando vi algo escrito como sgram 4m, então logo pensei se tratar de uma cache L2, mas fiquei lá com minhas dúvidas, visto que estou acostumado a fazer unicamente reparações em computadores de idades mais recentes. Quando fiz a instalação do segundo leitor e fui no setup vi que todas portas ide estavam em "none" estranhei o fato e pensei ser um problema num novo cabo que havia colocado por ser maior, mas logo observei que não o era visto que ocorria com o anterior. Mas o mais estranho vem aí. Agora o HD se recusa a ser instalado na primary master, sendo conectado apenas na secondary master. E tipo a primary ficou inutilizada de uma hora para outra e nem o gravador nem o leitor são reconhecidos nem na primary nem na secondary... o que eu é isto? Jesus Cristo é o Bendito Santo Deus de amor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, muito obeigado pela atençao, mas... fala sério, não foi isso que eu perguntei. Eu falei que a primary "não está funcionando", mas antes estava e agora não mais percebeu?só funciona a segunda e mesmo assim quando tento conectar o gravador não reconhece. estou pensando em atualizar a bios, mas aí é que tá o problema, a lpaca é antiga pra caramba! Jesus te abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você precisa dar mais detalhes das conexões que fez. Se você checou os jumpers de cada unidade (HD e Unidades de CD). Você não comentou, mas acho que sabe que qualquer unidade q se queira ligar como Master deve ficar na ponta do cabo IDE e o Slave no centro. Algumas placas mães não conseguem definir exatamente com o jumper em CS (Cable Select) se a unidade é Master ou Slave. Por isso a necessidade de se posicionar corretamente as unidades nos cabos IDE e o jumper em suas devidas posições. Já tive problema semelhante, de ligar outras unidades e todas pararem. Era exatamente isso. Não sei se é o caso, mas vale checar.

Jesus te abençoe também, jmlsilveira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Observei os jumpers e os meti na posiç]ao correta. Tudo o que falou faz enorme sentido e coer}encia. Mas o que realmente resolveu foi colocar a linha 1 do cabo ide na posiç]ao correta, visto que a placa era muito antiga... Bem, sua ajuda foi de grande valia, obrigado e fica com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...