Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhar internet num condominio


cisne

Posts recomendados

Olá, gostia de pedir auxilio aos colegas.

eu e uns amigos estamos tentando montar uma central para compartilhar internet para um condominio onde moramos.

Serao 40 casas nosso projeto, usando velox 768K.

Pergunto uma maneira que possamos passar melhor os cabos, uma especie de projeto para esse trabalho.

o condominio é assim:

Uma rua ao centro e em cada lado da rua possui 20 casas, sendo uma em baixo e outra em cima, totalizando as 40 casas que mencionei acima.

Gostaria de saber, que tipo de hub usar, como proteger essa rede para que ninguém tenha acesso aos dados de outro vizinho e se existe uma maneira de usar apenas um cabo de rede para ligar outros micros.

agradeço pela ajuda! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Banzai®@21 dez 2004, 02:53

HUAHUAHUHAU...  usasndo só HUB cascateado  :tantan:  :chicote: !?!?!... assim, esses 768K vão ficar pior que modem 14400  :P ... Mas não é um projeto muito simples não, uma dica é você segmentar essa rede pra melhorar o desempenho...

Se usar um servidor linux dividindo a banda pra todos não fica estão ruim...

Sem duvidas vai sair meio caro...voce tem que ver a questão de distancia de uma casa pra outra....quantos hubs serao necessario para repetiçao e o custo disso...se for ver pelo custo talvez seja mais viavel ate montar uma intranet sem fio do que montar uma rede convencional (só to vendo o lado da distancia..se falando em segurança a convencional ainda é melhor)...

Sobre a questao dos usuarios não terem acesso aos arquivos dos outros...ou você cria um servidor de dominio que controle o compartilhamento de cada usuario, ou simplesmente ninguém compartilha nada instala um firewall como o zone alarm e pronto... :P

É muita coisa...tem que ser bem planejado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu camarada...

Assim como o pessoal já falou, este não é um projeto simples... na minha opinião nem pense em utilizar HUBs, acho que é mais apropriado utilizar um switch ou dois ( depende de como você pretende seguimentar a rede ) gerenciavel para que possa configurar niveis de acesso bloqueando assim o acesso as maquinas na rede. Volto a dizer este não é um projeto simples... Não basta apenas passar cabos, é necessario analisar qual a melhor inastlação em termos de segurança fisica ( se não você faz algo hoje e amanha já tem que consertar ), analise todos os fatores e avalie se não é melhor contratar uma equipe especializada.

Espero ter contribuido!

Abraços,

Space.Man :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

usando placas de rede sem fio?

qual tipo de placa (fabricante e modelo) eu poderia usar e como fazer?

Outra pergunta é:

Conhecem um tutorial ou apostila que fale sobre esse tipo de assunto?

Desculpe por tantas perguntas!!!!

Eu e uns amigos temos noção de informática, á nivel de manutenção, mas em rede ainda estamos engatinhando.

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cisne@21 dez 2004, 23:10

usando placas de rede sem fio?

qual tipo de placa (fabricante e modelo) eu poderia usar e como fazer?

Outra pergunta é:

Conhecem um tutorial ou apostila que fale sobre esse tipo de assunto?

Desculpe por tantas perguntas!!!!

Eu e uns amigos temos noção de informática, á nivel de manutenção, mas em rede ainda estamos engatinhando.

obrigado!

No link abaixo tem um projeto muito bom de intranet sem fio....esse é realmente grande...foi feito pra alcançar quilometros de distancia...mas voce consegue ter uma ideia de como funciona...

http://www.rnp.br/newsgen/9806/wireless-wan.html

Onde eu moro fiz um compartilhamento com cabeamento normal...mas foi feito "nas coxas"mesmo (com cabo de rede passando por cima da casa de vizinho e tal) está dessa forma.

- Na minha casa que é a setima casa da rua (na parte de cima) estão o modem adsl, um servidor linux e um hub (hub switch simplezinho...aqueles encore mesmo), desse hub sai dois cabos. Um de 80 metros que chegou ate mais da metade da rua (ainda do lado de cima) onde o vizinho tem Pc e onde esta um segundo hub (esse é so hub mesmo) ele distribui pro restante da parte de cima da rua. O outro cabo vai pra parte de baixo da rua onde fica o terceiro hub que fica exatamente na metade da rua ainda na parte de baixo...lembrando que esse cabo foi passado de um poste pra outro mesmo...não teve outro jeito...

- esse terceiro hub se encarrega de distribuir o resto da net pras casas restantes que sao proximas e não se fez necessario ter mais um hub...

São 12 casas ao todo...usamos turbo 600 da brasil telecom.

Com o servidor linux eu deixo a banda dividida por igual pra todos, da mais ou menos 15k de download (que ainda assim é mais rápido do que a net discada sem duvidas...)assim se alguem cisma de fazer download ou usar programas p2p não prejudica a navegação para o resto da rede...

No servidor linux (um celeron 700 com 128mb sendo que antes usavamos um pentium 200 e não mudou nada) tem um hd de 40gb com uma pasta pra cada usuario caso alguem queria salvar alguma coisa la dentro para um eventual format ou documentos importantes...cada usuario so tem acesso a sua pasta com senha que é controlada pelo linux...

Dessa forma que fiz nem é correta, afinal não se pode sair pendurando fio de rede nos postes por ai...

Espero ter ajudado... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porque não se ornanizam e fazem grupos de 4 pessoas com ADSL 600?!?!?!

vai sair uma barbada por mês, a velocidade vai ficar boa e não vai dar tanta inrolação.....

se fizer como você quiser vai ter q cascatear um monte, vai perder velocidade e vai ser pior q modem com tanta gente assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente quero agradecer aos colegas pelas respostas, agradeço de coração!

Nessa parte de usar placas de rede sem fio fiquei muito interessado, pois, ficaria algo mais organizado (os cabos de rede atrapalham e dao muito trabalho).

Mas, como eu faria para mandar sinal para cada placa de rede sem fio, resumindo, como funciona esse sistema?

agradeço!

Perdoe, por tantas perguntas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

###### muito louco vai ser, e não é qualquer um que faz isso, não é so ter noção que sabe de infotmatica não, arranje alguém que ja fez isso que tenha experiência.

Isso é obra de gente especializada pense a trabalheira que vocês nem tem experiencia de fazer isso fazendo teste por teste imagino a bagaceira.

eu não faria isso nunca.. :tantan: sairia muito barato por exemplo ter uma casa com velox de 256Kbps ou uma conexão maior e dividir nas casas mais proximas pra duas ou tres pessoas. e vai assim por diante bem melhor. é o que muita gente faz aqui onde moro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara na minha opinião se você quer realmente fazer isso se fosse eu.. eu faria o seguinte...

1. Pediria dois velox 768 e dividira um pra cada 20 casas iriia ficar baratim pra cada um...

2.. transformaria o modem em um router e teria que ter um swith! não sei se exist swith com 21 portas uma pra cada casa e outra pro router.... vocês ainda teriam a preocupação da velox cair...(tem que pensar nisso)

3. quanto ao cabiamento vocês porderia seguir por postes de eletricidades bem abaixo dos fios claro assim como as linhas telefonicas...

4. A segurança o rounter ele ja tem um firewall e com seus micros era so não compartilhar os arquivos..

Esqpero Ter ajudado!

Abraço

Hellyo Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hellyo@05 jan 2005, 20:27

cara na minha opinião se você quer realmente fazer isso se fosse eu.. eu faria o seguinte...

1. Pediria dois velox 768 e dividira um pra cada 20 casas iriia ficar baratim pra cada um...

2.. transformaria o modem em um router e teria que ter um swith! não sei se exist swith com 21 portas uma pra cada casa e outra pro router.... vocês ainda teriam a preocupação da velox cair...(tem que pensar nisso)

3. quanto ao cabiamento vocês porderia seguir por postes de eletricidades bem abaixo dos fios claro assim como as linhas telefonicas...

4. A segurança o rounter ele ja tem um firewall e com seus micros era so não compartilhar os arquivos..

Esqpero Ter ajudado!

Abraço

Hellyo Junior

exatamente assim, eu olhei num predio de um amigo, la possui 33 casas ligadas.

sao dois velox de 512k, 17 em 1 e 16 em outro. vi a taxa de navegação e é muito boa e alem do mais só em pensar em não pagar pulsos de telefone já é uma ajuda em tanto.

ja tenho o projeto em maos e vou monta-lo!

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...