Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

consumo de energia do pc


carlosd

Posts recomendados

Postado Originalmente por FBorges22@20 dez 2004, 14:40

Você poderia pegar um multímetro e tentar medir o campo magnético do fio, ele dará em Amperes daí você pode calcular em Watts,

:tantan:

Acho que você quis dizer, medir a corrente atráves do multimetro seria isso? E depois calcular a potencia. Pois bem é difícil, usando multimetros normais que medem em geral até 10A, por um espaço curto de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por andreson+20 dez 2004, 14:46QUOTE (andreson @ 20 dez 2004, 14:46) FBorges22@20 dez 2004, 14:40

Você poderia pegar um multímetro e tentar medir o campo magnético do fio, ele dará em Amperes daí você pode calcular em Watts,

:tantan:

Acho que você quis dizer, medir a corrente atráves do multimetro seria isso? E depois calcular a potencia. Pois bem é difícil, usando multimetros normais que medem em geral até 10A, por um espaço curto de tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para calular o consumo de um PC, pode usar diveros modos de medição. Vejam um exemplo.

Com o multímetro comum(?), inserido em série com o circuito, mede-se a corrente no fio. Mede-se também a tensão e obtem-se a potência, através do produto V x I.

(?) O multímetro deve ser capaz de medir corrente AC em escala de no mínimo 2A.

Outro modo de medir a corrente é usando um multímetro tipo alicate amperimétrico. Nesse, o fio é envolvido por um transformador de corrente tipo garras(TC), que converte o valor medido no fio, através do campo magnético. Neste tipo, a precisão para pequenas não é muito boa.

Já fiz pelo primeiro e segundo metodo e obtive para o meu PC 265W incluindo o monitor Philipps de 17 polegadas. Lembro que essa medição é instantânea e varia conforme a atividade desenvolvida pelo PC e até a imagem que é mostrada pelo monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou se você quiser pode medir pelo meu método TABAJARA (eu agarantio):

Desligue da tomada todos os demais aparelhos da casa, inclusive geladeiras.

No medidor de energia (relógio de luz), meça, em segundos, quanto tempo demora para o disco dar uma volta.

Divida 3600 pelo tempo, em segundos que o disco demorou para dar uma volta.

Multiplique o resultado pelo número que está impresso ao lado do disco, que indica quantos Wh equivale uma rotação do disco (Wh/r).

O resultado é a potência em Watts que está sendo consumida pelo computador.

Para calcular o consumo mensal, multiplique a potência pela quantidade de horas que o PC fica ligado no mês e divida por mil e terá o consumo mensal em kWh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...