Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Help Mount


salles2000

Posts recomendados

Galera,

Não sou muito experiente em linux e estou precisando de uma força, pesquisei um pouco, mas como preciso resolver isto logo estou pedindo a ajuda de vocês!

Tenho um servidor CL-10 com HD de 40gb e algumas partições, preciso adicionar um HD de 20gb numa gaveta removível, neste novo hd pretendo colocar umas 2 ou 3 partições e disponibilizálas para o windows via samba. (o smb.conf acho que vai ser moleza)

1 - O hd atualmente está particionado para o windows, então acredito que primeiro devo entrar pelo FDISK e remover as partições windows correto?

2 - vocês podem me passar as próximas etapas? que tipo de partição vou usar no HD ext2 / ext3 / ntfs, etc.. qual o comando que eu uso

nota: não preciso instalar nada do linux no hd apenas disponibilá-lo via samba para ser usado pelas estações windows, como já ocorre com algumas partições do hd de 40gb.

A parte de configurar o samba acho que eu consigo fazer, estes dias eu disponibilizei uma partição no smb.conf

Desculpa aí se estou pedindo tudo meio mastigado e que o tempo não está ao meu favor.

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem que prestar bastante atenção em relação a qual a posição que o hd removivel vai ficar (hda, hdb...)

depois, através do fdisk no linux, particione.... são vários comandos que eu não me lembro agora, mas um man fdisk deve resolver, ou então procura no guia foca (focalinux.cipsga.org.br)

depois, formata a partição com o comando mkfs.ext3 /dev/hdx onde x é a posição do seu hd...

o arquivo que contém as informações sobre os pontos de montagem é o /etc/fstab

se eu tiver passado alguma informação errada, por favor me corrijam...

espero ter ajudado!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado k0d31n3,

Estou dando andamento aqui, baixei o manual foca linux para ir vendo a sintaxe dos comandos, mas é quando não se sabe nada o manual assusta um pouco.

Mas, com ajuda da galera aqui, já dei muitos passo importantes.

Só confirmando, as partições serão do tipo ext3 mesmo ? quando eu configurá-las no smb o windows exergará normalmente ?

após usar o fdisk ou mkfs precisarei formatar ? qual o comando que formata ?

:blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de arquivos pode ser ext3 ou reiserFS, quem gerencia o sistema de arquivos local é o sistema operacional local, então não tem porque o windows não enxergar através do samba.

Quanto a formatação tenho dúvidas, sempre formato na instalação, mas pelo que sei mkfs é o comando que vai criar o sistema de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

vou criar uma situação e vamos ver se te ajudo

o disco esta como master da ide secundaria "/dev/hdc" tem 2 partições em FAT32

fdisk /dev/hdc

d - deleta partição

2 - qual partiçao sera deletada

d - deleta partição

select only partition 1 - como so existe mais essa ela e deletada

p - mostra as partiçoes do disco - agora ele estara vazio

n - nova partição

p - partição primaria

1 - numero da particão

diga o primeiro cilindro no caso o 1 so precione enter

agora entre com um valor em Mb tem que ser dessa forma +xxxxM

e voce tem a partiçao do tamanho indicado.

se for usar todo o disco e so dar dois enter depois que voce começar a criar a partiçao

n - nova partição

p - partição primaria

1 - numero da particão

enter

enter,

caso não e so proseguir definindo o tamnho com mostrei antes e repetir o processo para as demais partiçoes, lembre-se o fdisk pode ter ate 4 primarias por isso a estendida tem que ser no maximo a particao numero 4

para formatar

mkfs.ext3 /dev/hdc1

e assim sucessivamente se tiver mais partiçoes

para montar ai complica o default e o mnt, mais e possivel montar em qualquer lugar do sistema

supondo que exista um diretorio dentro do mnt chamada 'novo' fica assim

mount -text3 /dev/hdc1 /mnt/novo

e se tu quiser automaticamente e so editar o fstab, sempre nessa ordem, device, ponto de montagem, sistema de arquivos, permiçoes, dump

/dev/hdc1 /novo ext3 defaults 1 1

/dev/hdc2 /novo2 ext3 defaults 1 2

qualquer guru pergunta ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bargarelo,

Realmente eu já consegui resolver o problema, na ocasião optei por user o "cfdisk" e o "mkfs.ext3", graças a ajuda dos colegas aqui do fórum, que assim como você tiveram boa vontade em ajudar.

Agradeço sua ajuda, ela é sempre bem vinda, mesmo que eu já tenho resolvido o problema, pode ajudar outros navegantes que estejam pesquisando.

Forte abraço a todos!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...