Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pixel Shader


Visitante

Posts recomendados

Ola amigos, sou novo no forum, e estou com um pequeno problema, tenho uma geforce 4 mx 4000 de 128mb, agp de 8x, todos os jogos que instalo em meu Pc, não detectam esse tal de Pixel Shader, alguem pode me explicar o que é isso???

E poderiam me indicar uma plca de video boa???

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pixel Shader

Pixel Shader é um efeito gráfico que calcula animações numa base de pixel. Dependendo da resolução, 2 milhões de pixels podem necessitar serem coloridos para cada animação em 60 frames por segundo. Isso cria uma grande carga de processamento. a partir da GeForce3 e Radeon 8500 isso pode ser "facilmente" processado e como conseqüência traz efeitos no estilo de filmes a seu PC. O Pixel Shader traz à luz um nível extraordinário de detalhes de superfície, permitindo-nos ver efeitos além do nível das triangulações de objetos 3D. Pixel Shaders dão a capacidade para os criadores de jogos criarem efeitos de pixel que expandem sua visão criativa.

Antigamente os desenvolvedores ficavam presos a uma paleta pré-regulada de efeitos já programados, com essa técnica, eles podem criar os efeitos que bem entendem. Com Pixel Shaders programáveis os desenvolvedores tem um controle nunca visto para determinar luz, sombra, física, cores individuais por pixel, permitindo-os criar uma grande gama de efeitos raros de superfície.

Retirado do tópico fixo Placas de Vídeo - Funcionamento

Fonte do texto

Bom, a sua placa não suporta Shaders, você vai ter que comprar uma nova, mas como existem muitas placas diferentes você vai ter que dizer até quanto você pode gastar em uma placa de vídeo nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra galera que trabalha com aplicativos 3D como o Maya e o 3D MAX, shaders já são velhos conhecidos...

Os shaders nada mais são do que esses "efeitos" acima citados. Por exemplo: quando um artista digital cria um espelho, ele atribui à forma tridimesional criada um shader pra simular o reflexo (neste caso de reflexão este shader é chamado de raytrace, porque ele calcula todos os raios de luz que incidem sobre a superfície e suas proximidades para dar o efeito de refletir superfícies próximas, dependendo do ângulo de quem vê e dos pontos de luz).

Imagine no caso do exemplo citado acima, o trabalho que o computador tem pra processar todos esses raios de luz ainda mais em uma cena de jogo a no minimo 30 quadros por segundo? Haja processador! Por isso é que foram introduzidos os chamados Pixel Shaders e Vertex Shaders. Assim esse processamento é realizado pela placa de vídeo e quanto mais rápida ela for mais preciso e detalhado pode ser o efeito. Não é à toa que as Geforce 3 tinham na época mais transistores em suas GPUs do que um Pentium 4!!!! Mais da metade desses transístores é destinada ao processamento dos shaders.

Antes do Direct 3D 8, já existiam os shaders pra jogos, só que eram muito simples. Eram efeitos de reflexão, textura, sombras, entre outros, porém todos fixados por parâmetros fixos definidos pela API Direct 3D.

Com a chamada GPU programável das Geforce 3 e acima, os desenvolvedores podem definir parâmetros diferentes para os shaders e até criar shaders novos do zero. Isso é o que geralmente fazemos quando estamos criando um ambiente novo num programa como o 3D Studio MAX. Geralmente criamos os shaders para os objetos que queremos.

Com os novos Shaders 2.0 e 3.0, as instruções foram aperfeicoadas para serem calculadas de forma mais rápida e precisa. Então mais recursos podem ser adicionados pelas mentes criativas dos designers de fases.

Com relação à sua Geforce 4, mesmo apesar dela ser um modelo acima da Geforce 3, ela é um modelo MX (econômico) e a NVIDIA tirou o suporte a Shaders das versões MX das Geforce 4. Isso pra baratear no custo. Aliás, as Geforce 3 tiveram um período de vida relativamente curto devido exatamente ao preço de tais placas. Elas não tinham versões MX e a mais barata delas a Ti200, era ainda bastante cara para um usuário menos exigente. Portanto a NVIDIA decidiu retirar as Geforce 3 e implementar as Geforce 4 nos seus diversos "sabores". Eles desenvolveram ainda mais as tecnologias de shaders nas versões caras e simplesmente "riparam" todas essas funcionalidades das versões MX. Mesmo porque na época de lançamento dessas placas, pouquíssimos jogos davam suporte a Shaders por hardware, como o Aquanox.

Ou você compra uma placa nova, ou você pode tentar achar uma Geforce 3 ou 4 (versão Ti) usada, que certamente terão o suporte a shaders e ainda terão uma performance bem superior à sua MX atual (mesmo nos modelos Geforce 3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...