Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guerra entre Amigos (pequena desavença)


leosmendes

Posts recomendados

Bem tudo começou quando eu estava a comentar alguma coisa sobre velocidade de leitura de um CD (midia) em sua borda é maior que no centro. Ai veio a desavença(mas nada que abale a amizade pois estamos em busca de conhecimento). Dois colegas meus bateram o pé que eu estava errado... e que a velocidade do cd é igual em qualquer lugar. Tentei provar mas ele veio me dizer inclusive que eu tinha que voltar a estudar! Levei na esportiva( pois o cara é muito amigo meu, e sei que não falou por mal) mas virou coisa de honra .. alguém me ajuda ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai vai uma explicaçao basica, não sei se ha formulas...

No centro do CD cabe bem menos informaçao, pois a area é muito menor, então um cd rodando a 10k RPM com o canhao no centro do CD percorre muito menos area que se ele estivesse na borda, é simples faz assim oh, diz pra eles pega essa formula e calcula 2Rxpi (como q se faz o simbolo do pi nessa porcaria?) e pede pra calcula no centro e na borda do CD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A estória é a seguinte: Você e seus amigos estão CORRETOS! :ahh:

Existem (basicamente) duas modalidades de leitura de CDs:

CAV: Constant Angular Velocity, Velocidade angular constante - A rotação em RPM do disco é constante, portanto a borda "corre" mais que o centro.

CLV: Constant Linear Velocity, Velocidade linear constante - A rotação do disco em RPM é variável de acordo com a região que é lida (o disco gira mais rápido quando o cabeçote está no centro e vai diminuindo conforme ele vai para a borda)de modo que a "quantidade de disco" que passa pelo cabeçote de leitura é a mesma por unidade de tempo. Era assim que funcionava originalmente os CDs de música.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Journeyman@21 dez 2004, 17:48

A estória é a seguinte: Você e seus amigos estão CORRETOS!  :ahh:

Existem (basicamente) duas modalidades de leitura de CDs:

CAV: Constant Angular Velocity, Velocidade angular constante - A rotação em RPM do disco é constante, portanto a borda "corre" mais que o centro.

CLV: Constant Linear Velocity, Velocidade linear constante - A rotação do disco em RPM é variável de acordo com a região que é lida (o disco gira mais rápido quando o cabeçote está no centro e vai diminuindo conforme ele vai para a borda)de modo que a "quantidade de disco" que passa pelo cabeçote de leitura é a mesma por unidade de tempo. Era assim que funcionava originalmente os CDs de música.

meu amigo não estamos falando de tecnologia .. e sim em comparação da leitura em lugares diferentes tendo as mesmas bases de calculo. o que o CLV não serve de base entendeu. pois como você mesmo disse ele altera as rotações a medida em que vai se afastando do centro! o que quero simplesmente explicar a eles(mas que não entra na cabeça de jeito nenhum) e aquele efeito em que podemos ver em uma roda de moto ou bicicleta em que quando giramos a roda o cubo gira bem mais devagar que o pneu ou sua extremidade ... eles batem o pé que não ... mas eles entendendo posso continuar explicando a eles sobre leitua de cd!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei não, mas a velo linear em movimento circular executado pelo disco é o produto entrei OMEGA.Raio, ou seja você saberá onde o disco é mais rápido se colocar souber onde a velo linear é maior, se quiser sabe a velo algular a formula é 2µF (µ=PI com contante de 3.14 e F=freqüência que é a quantidade de voltas por segundo) :P se eu errei algo SOBRE AS FORMULAS me falem. :bye:

MCU (Movimento Circular Uniforme), manda eles voltarem a estudar :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

A questão é a seguinte... Digamos que o CD esteja sendo girado 500 rpm... Então será uma velocidade de 500 rpm em qualquer parte do CD, ou acaso um mesmo corpo pode ter duas velocidades diferentes?

Sendo assim, como a área da circunferencia do centro é menor, num espaço de tempo digamos de 60 segundos, sendo girado na mesmo velocidade, obviamente você conseguiria dar um numero de voltas maior no centro que nas borda. Ou estou enganado?

Tipo: Circulo menor = 15cm (tamanho hipotetico)

Circulo maior = 30cm (tamanho hipotetico)

Com a mesma aceleração no mesmo espaço de tempo "creio eu" que darei no o dobro de voltas no circulo menor! A questão não é velocidade, seja lá qual for a velocidade que você gira o CD pelo centro, será também a velocidade da borda, ou alguém tem uma teoria da física que "afirme" que um mesmo corpo tem duas velocidades diferentes?

Alguém discorda do meu raciocinio? É incorreto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

voce tem um CD rodando a 500rpm, na sua extremidade (diametro de 120mm) a 500 RPM voce tera uma velocidade linear de 3,14 m/s, é só calcular, enquanto no centro do cd (diametro de 40 mm) a 500rpm voce tera uma velocidade linear de 1,04 m/s, só calcular...

A formula é [(A*3.14*rpm)/100]/60=B

Onde:

A=diametro em cm

B=Velocidade linear em m/s

Acho q é isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(mas que não entra na cabeça de jeito nenhum) e aquele efeito em que podemos ver em uma roda de moto ou bicicleta em que quando giramos a roda o cubo gira bem mais devagar que o pneu ou sua extremidade ... eles batem o pé que não ...

Pô, assim não dá mesmo! Isto já nem é física, é bom senso! :angry::angry::angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, Leo amigo

Concordo com o Journeyman e com o Guiferreira sem discordar de você.

Acho que essa discussao é relativa, porque depende se você está falando do TEMPO que o canhão leva pra ler 500Kb (por exemplo) no centro e na borda ou se você está falando da quantidade de dados que ele lê no centro (sem se deslocar) e na borda (sem se deslocar).

Se for a primeira questao, creio eu que como o centro gira mais rápido que a borda logicamente o canhão vai ler 500kb mais rapidamente alí do que na parte externa, mesmo que essa diferença seja de 0.001ms.

Agora se for o segundo caso (considerando que a leitura seja do tipo CAV) como o canhão vai ler maior quantidade de dados na borda externa (mesmo que a velocidade seja menor que no centro) creio que a discussao ficaria empatada na prática.

Espiche uma linha sobre a circunferencia central do cd.

Agora se você colocar a mesma linha na extremidade externa do cd, teoricamente como a velocidade na borda é desprezivelmente menor que no centro (CAV) o canhao vai demorar um pouco mais pra percorrer a linha na parte externa do que na interna.

Me baseei nisso.

<_<

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento em física muito menos nessas fórmulas, mas posso dar minha opnião. No caso citado eu creio que a questão é mais visual do que ciêntifica resumindo você olhando um cd ou uma roda de moto girando a área interna ou seja a menor gira mais lenta que a de fora mas isso não passa de uma ilusão de ótica e quanto a velocidade sim é a mesma na parte interna e externa do cd. (Obs:Bom galera essa é minha opnião nada disso tem explicação comprovada.) :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a velocidade é a mesma na borda on no interior do disco, porém se formos marcar um ponto na borda e no centro na mesma direçao, pegue uma regua a faça isso, agora gire o disco! vai ver que os pontos se movimentam juntos, agora o que ocorre é que na borda, o volume da dados contido no cd é maior que no centro.

sendo assim uma passada de uma trilha da borda o leitor pode captar mais dados que no centro onde a quantidade de dados seria menor por "PASSADA DA TRILHA" então é verdade que as bordas o leitor faz uma leitura mais rapida, e não que o disco gira mais rápido na borda.... se formor ver por esse lado e colocar um velocimetro calibrado pras duas medidas de diametro de centro e borda ele lhe dará a mesma velocidade, agora se não for calibrado parecerá que o centro é mais rápido.... mesma coisa de um carro que veio original com ARO 13"

depois você coloca um ARO18" nele, o velocimetro vai marcar de forma incorreta a velicidade pois o diametro da roda foi aumentado sem calibraçao do sensor..

entenderam galera?

ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Arbalest@23 dez 2004, 10:58

a velocidade é a mesma na borda on no interior do disco, porém se formos marcar um ponto na borda e no centro na mesma direçao, pegue uma regua a faça isso, agora gire o disco! vai ver que os pontos se movimentam juntos, agora o que ocorre é que na borda, o volume da dados contido no cd é maior que no centro.

sendo assim uma passada de uma trilha da borda o leitor pode captar mais dados que no centro onde a quantidade de dados seria menor por "PASSADA DA TRILHA" então é verdade que as bordas o leitor faz uma leitura mais rapida, e não que o disco gira mais rápido na borda.... se formor ver por esse lado e colocar um velocimetro calibrado pras duas medidas de diametro de centro e borda ele lhe dará a mesma velocidade, agora se não for calibrado parecerá que o centro é mais rápido.... mesma coisa de um carro que veio original com ARO 13"

depois você coloca um ARO18" nele, o velocimetro vai marcar de forma incorreta a velicidade pois o diametro da roda foi aumentado sem calibraçao do sensor..

entenderam galera?

ABRAÇO

desculpe mas eu editei minhas próprias palavras que seguem abaixo pois parte disto estava errado "o velocimetro não esta na roda então não ira influenciar na medição de velocidade de um carro.." ira influenciar sim senão eu mesmo estou desmentindo o que digo! mas alterando as caracteristicas da roda de uma 13 para uma 15 por exemplo ira ter a compensação do pneu que ira ter "banda" menor para tentar dar a mesma medida de circunferencia externa pois se isto não for alcançado ou o carro ganha em velocidade final e perde força ou ele ganha em força e perde em velocidade final.. e como você mesmo disse os pontos se movimentam juntos e se isto acontece mas a area percorrida e diferente o que estiver na maior area estara andando mais rápido! se não não ha sincronismo na linha traçada(para formar angulo, mas que calculo que angulo não se aplica aqui em lugar nenhum pois a formula para velocidade não pede isto)! em relação a um ponto parado "o canhão" ele ira perceber a velocidade da borda maior (detalhe a densidade de dados gravados por cm e a mesma em qualquer região do cd) por ter uma area maior e estar sendo percorrida pelo mesmo tempo da circunferencia menor a extração de dados naquela região será maior!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá. Apenas traçar algumas diretrizes para facilitar o entendimento.

1. Suponhamos que o cd tenha "8 centimetros de tamanho no centro" (a volta da circurencia) e tenha "30 centimetros de tamanho nas bordas" (cirfurencia das bordas).

2. Uma volta é uma volta, não importa se borda ou centro

Agora basta fazer as contas. Se um cd deu 5 voltas, ele:

Centro: 5 x 8 cm = Percorreu 40 cm

Bordas: 5 x 30 cm = Percorreu 150 cm

Sendo assim, o espaço percorrido pelas bordas de um cd, é muito maior que o centro, o que possibilita algumas suposicoes:

1. Uma leitura mais rápida do cd nas bordas , ou

2. Uma velocidade menor de rotacao nas bordas

em outras palavras:

1. Nas bordas, ele lê "mais dados" no "mesmo tempo", ou

2. Nas bordas, ele lê "a mesma quantidade de dados" com um "tempo ou rotação menores"

Apenas uma questão de lógica....

My 2 cents.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos... é o seguinte... pra resolver de vez !

vocês já víram provas de atletismo, com corrida naquelas pistas ovais !!! O Corredor que está no lado de "FORA" larga na frente do corredor que está mais próximo do centro.

Isso ocorre porque a pista é menor a media que você está próximo do centro.

O conceito é o mesmo !

Abraço,

Caverna :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de tanta informação ate eu to meio em duvida.

Vamos supor que que o cd seja a pista e os dados sejam os corredores , no circuito oval de corrida quem corre são os corredores , numa pista oval , mas no cd que e um circulo perfeito ( não e oval ) quem corre e o cd ( a pista no outro exemplo ) , será que tem alguma influencia ? . tão conseguindo entender , num exemplo a pista e oval e quem corre são os corredores , e no exemplo do cd a pista e um circulo perfeito quem corre e a propia pista e não os corredores que são os dados heheheehhehe , nem eu sei mas nada .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa que eu vou lhe passar é pra não ter mais discussão... considere que duas pesoas terão que dar 15 voltas sobre um círculo em cinco minutos. Um corredor fará o percurso pela borda externa, e o outro fará a corrida 10 metros mais próximo do centro do círculo. Então pergunte a eles quem terá que correr mais rápido para cumprir a tarefa. Se eles disserem que eles correrão na mesma velocidade, procure novos amigos... :P hehehehe

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por THNXCYRAX@23 dez 2004, 20:14

Se maior e o raio , maior e a velocidade porque os ciclistas usam a roda menor da marcha pra correr mais rápido hehehehehehehehehe?

existe diferença entre velo angular e linar.... angular é aquela que diz respsito aoi tempk que se demora pra percorrer uma área angular e linera é a velo que é o produto entre a velo angular e o raio...

è comproado que os dados da borda são lidos mais rápido, esses seus amigos se quiserem que busquem respostas pra as duvidas estranhas deles, além disso você sabe que está certo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite...

:P

Meus prezados, vou dar meu pitaco nesta muvuca, sem botar lenha na fogueira(hehehehehehe.... ).

Lembram se dos movimentos de translação planetários no sistema solar?

Não é verdade de que o planeta está mais próximo do astro SOL não gira mais rápido???... e que o mais distante não gira mais lento????... eu acho que vocês aprenderam isto na escola não???....

Com o cd's é a mesma coisa, a velocidade angular no centro disco é menor pois a área a ser percorrida é menor, se comparado com a borda do mesmo, por isso existem gravadores que variam sua velocidade rotacional na gravação justamente para manter constante o fluxo de dados.

Abraço.

:tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se maior e o raio , maior e a velocidade porque os ciclistas usam a roda menor da marcha pra correr mais rápido hehehehehehehehehe?

Senti q você só quis por lenha na foguera, mas ai vai a explicaçao, você tem a coroa e a engrenagem traseira... suponhamos q a coroa tenha 30 cm de diametro, e a engrenagem traseira tambem, então a cada volta no pedal a engrenagem traseira da 1 volta tambem, agora, se a engrenagem traseira tiver 10 cm de diametro, então a cada volta no pedal sao 3 voltas na engrenagem traseira, por isso anda mais com uma engrenagem menor atrás, consequentemente fica mais pesado pedalar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...