Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATI 9550


renatoav

Posts recomendados

Pessoal, eu acabei comprando mesmo a ATI 9550 de 128mb e rodando a 128bits

Dúvidas:

1 - tinha lá na loja uma placa dessas de 64 bits e de 128 bits... como eu identifico que o cara não me passou a perna e me mandou a de 128 bits mesmo?

2 - Eu li aqui no site que a 9550 é uma 9600 só que com o clock mais baixo, creio eu que sendo assim, é possivel fazer um over e deixa-la com o mesmo clock da 9600??

3 - se eu estiver correto no ítem anterior, como eu faço o Over?

Valeuz aí

PS.: to ainda estudando a configuração mais adequada para jogar underground 2, mas já tá ficando muito bom....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-oh, pra ver c é 128bits ou não, abre o gabinete e ve c sua placa de video tem o chips de memoria elas podem estar na frente e atrás!

2-é c você fazer um over pode ficar igual a uma 9600

3-existe varios progrmas o rivatuner é mt bom!

valeu!!!!! posta aí dps c sua placa é 64bits ou 128bits!!

:bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para verificar se a sua 9550 é de 64bits ou de 128bits você pode utilizar o RivaTuner ou então ver quantos chips de memória tem na placa (4 chips = 64bis / 8 chips = 128bits).

A diferença entre a 9550 e a 9600np é somente o core clock (250MHz na 9550 e 325MHz na 9600). Você pode tentar um over utilizando também o RivaTuner e ir subindo a frequência aos poucos e testando a estabilidade. A sua 9550 tem cooler? Se negativo é melhor adaptar um fan antes de tentar o over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DigaumATI@23 dez 2004, 11:06

Ctenaglia,

não existe 9550 com memória BGA não? No caso se tiver vão ser 4 chips. Valeu!

sei não heim, sao poucas placas que vem com BGA de 32bits.. eu tive uma 9600XT BGA que eram 8 chips de 16bits cada...

ja agora que tenho uma 9800XT 128bits sao 4 chips de 32bits.... e ja vi BGA de 64bits com 4 chips de 16bits

pra ter uma certeza so colocando aqui as specs dos chips no caso de ser BGA e serem somente 4 chips

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DigaumATI@23 dez 2004, 11:14

Não sabia que existia memória BGA de 16Bits, primeira vez que ouço falar, se alguem souber mais alguem coisa.... Digam aí.... :blink:

Sim existe BGA de 16-bit, assim como também existe TSOP de 8-bit. Felizmente, são chips antigos que muito raramente são encontrados em placas de video.

TSOP 8-bit: até hoje só vi um caso sendo relatado aqui no Brasil. Foi numa MX-440 genérica (sem marca) que possuia 8 chips de memória mas o bus era de 64bits. Nem nos chips de memória tinha gravado o nome do fabricante (isso foi relatado por uma colega no fórum PCs).

BGA 16-bit: nunca vi nenhum caso sendo relatado - também se trata de um chip já bastante antigo. No entanto a pouco tempo reparei que a Samsung lançou recentemente um chip GDDR2 (K4N56163QF) que é de 256Mbits (16M x 16) mas tem o encapsulamento BGA de 84-ball, ou seja, é de 32MB e 16bits.

Isso vai permitir montar uma placa de 128MB e barramento de 64bits (utilizando 4 chips BGA).

O BGA "tradicional" que conhecemos é de 32-bit (144-ball). Fisicamente são bem parecidos em termos de dimensões:

BGA 144-ball : 12 x 12 mm

BGA 84-ball : 11 x 13 mm

Isso preocupa um pouco pois, além de ser um lançamento recente, ele opera em altas frequências (2ns, 2.2ns, 2.5ns , 3ns e 3.7ns) além do que não será identificado fisicamente com muita facilidade (ainda não encontrei nunhuma foto do chip).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CTENAGLIA, pelo que eu sei praticamente todas as 9600PRO E XT usam BGA de 16BITS pois sao 8 chips sempre e elas tem BUS de 128BITS....

então os 32bits que sao mais difíceis de se achar em placas com BUS inferior a 256bits...

agora tem uma coisa, os BGA GDDR e os DDR... GDDR é desenvolvido somente para VGA's agora o DDR comum tem outras utilidades tb, tipo, as memos DDRII que a intel ta usando nos P4 sao BGA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Arbalest@23 dez 2004, 11:43

CTENAGLIA, pelo que eu sei praticamente todas as 9600PRO E XT usam BGA de 16BITS pois sao 8 chips sempre e elas tem BUS de 128BITS....

Não, elas utilizam mesmo os chips BGA de 32-bit. Neste caso (como em muitos outros), o que determina o barramento de memória da placa são os controladores de memória do chipset gráfico. A série 9600 opera no máximo a 128bits. É como eu coloquei no tópico :

Este método não é válido para alguns casos, como por exemplo a 9800Pro 256MB, onde se verifica a existência de 16 chips BGA. Num caso como este, foi necessário a colocação dos 16 chips para formar a capacidade total de 256MB visto os chips serem de 128Mbit (16MB) e, o fator determinante para a formação do bus, é o próprio processador gráfico que é limitado a 256bits pelos seus controladores de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Postado Originalmente por Ctenaglia@23 de dezembro de 2004, 10:52

Para verificar se a sua 9550 é de 64bits ou de 128bits você pode utilizar o RivaTuner ou então ver quantos chips de memória tem na placa (4 chips = 64bis / 8 chips = 128bits).

A diferença entre a 9550 e a 9600np é somente o core clock (250MHz na 9550  e 325MHz na 9600). Você pode tentar um over utilizando também o RivaTuner e ir subindo a frequência aos poucos e testando a estabilidade. A sua 9550 tem cooler? Se negativo é melhor adaptar um fan antes de tentar o over.

Pesoal, comprei uma 9550 4 front + 4 rear chips 128/128? FOX?!

Alguém conhece esse fabricante?.. como faço over?.. se tiver artigo aqui no cdh, põe o link... e desculpa usar o espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...