Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tratamento de fotos


Posts recomendados

Ola pessoal,

Comprei uma camera digital, a fuji s5000, 3,2megapixels e tenho notatdo que as resoluçoes verticais e horizontais estão meio fracas... 72dpi. Quando revelo essas fotos consigo ver os famosos pixels... acredito que numa canon a310 eu não teria esses problemas, pois ele tem 120 dpi de resolução horiz e vert.

Um colega me disse que com o photoshop eu conseguiria aumentar essa resoluçao, atraves de interpolação... é possível mesmo? o photoshop é o melhor para esses fins?

o que eu quero é tirar esses pixels indesejáveis da foto na revela~çao...

obrigado

Luiz H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seguinte: o photoshop é um ótimo programa para fazer interpolação sim... O que você esqueceu de mencionar na pergunta acima é o tamanho que você esta revelando a foto... Tipo 10x15, 13X18... As maquinas que revelam essas fotos as fazem em uma resolução de 300 dpi... No photoshop você pode fazer da seguinte maneira, por exemplo, para uma foto 15x10... Clicar no menu image-> image size...vai abrir uma caixa com as seguintes opções pixel dimentions e document size...em document size tem a opção resolution, é nela que você deve por 300 dpi...nos campos width e hight você deve por largura e altura respectivamente, isso será o tamanho em que será revelada a foto já que agora ela esta com 300dpi, mesma resolução da reveladora, (em centímetros)...no nosso caso 15 e 10 (10x15) observe que na caixa pixel dimention os valores se aproximam de 1600 x 1200 (= 2Megapixel) (os valores não são exatos porque as fotos digitais não cabem, por proporções, nos formatos existentes 10x15, 13x18....) isso é um tipo de interpolação...o desvantagem de fazer isso é a perda de qualidade...não vale a pena fazer com interpolaçao por exemplo de uma 480x640 para ficar com 1200x1600...mais fácil tirar a fto nessa resolução...mas caso não haja outro jeito você pode tratar os canais separadamente para ficar com um visual melhor...mas isso aí já é outra histroria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

__O Photoshop é ótimo para fotos. Mas para retoques fotográficos, o melhor programa que vi, chama-se GIMP, simplesmente porque ele vem com Redimensionamento Bilinear, que redimensiona tua imagem com perda menor de qualidade, eu particularmente só uso ele!

http://www.gimp.org

Na foto a seguir este gato foi redimensionado usando intepolação bipolar.Antes que eu me esqueça, o GImp é livre, e te livra da pirataria!

windowsxp_screenshot2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

`Po ricardo o negocio é o seguinte...

Minha camera ele tem um resolução horizontal e vertical fixa de 72 dpi e não há como tirar foto em qualidade máxima, como nas cameras da sony....

Eu sempre tiro as fotos em 3.2 megapixels... 2048X1536... sempre com a mesma qualidade... poxa pra computador e publicar na web, ta legal, agora pra revelar no formato 10x15 é que fica meio ruim... antes eu achava que o problema era da reveladora, mas o problema mesmo são as fotos...

POr isso eu queria saber de um programinha que subisse a qualidade da imagem, pra pelo menos minimizar essa falta de qualidade...

Só mais uma coisa.... to pegando o photoshop 8 cs... sera que ele roda legal num duron 750 com 196 de ram????

Obrigado pelas dicas!

Luiz H.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lhamoura@28 dez 2004, 01:32

`Po ricardo o negocio é o seguinte...

Minha camera ele tem um resolução horizontal e vertical fixa de 72 dpi e não há como tirar foto em qualidade máxima, como nas cameras da sony....

Eu sempre tiro as fotos em 3.2 megapixels... 2048X1536... sempre com a mesma qualidade... poxa pra computador e publicar na web, ta legal, agora pra revelar no formato 10x15 é que fica meio ruim... antes eu achava que o problema era da reveladora, mas o problema mesmo são as fotos...

POr isso eu queria saber de um programinha que subisse a qualidade da imagem, pra pelo menos minimizar essa falta de qualidade...

Só mais uma coisa.... to pegando o photoshop 8 cs... sera que ele roda legal num duron 750 com 196 de ram????

Obrigado pelas dicas!

Luiz H.

você tira uma foto maior possivel(2048X1536), leva para o photoshop, converta para 320 ou 300 dpi, mas fique atento para não aumentar o tamanho da imagem, se não de nada vai adiantar, depois diminua o tamanho da imagem até o tamanho desejado(faça o teste em 1600 x 1200 e vá aumentando até chegar a um ponto ideal). Certamente vai funcionar.

Caso ainda fique ruim você pode dar um desfoque leve na imagem antes de diminuir, apenas para suavizar.

Algumas regras de imagem.

imagem para monitor - 72dpi

imagem para imprimir - não pode ser menos de 300dpi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

tem alguma coisa errada aqui e não sei o que pode ser.

É o seguinte.

Tenho uma câmera digital, também da fuji, A-205 maximo de 2MB( muito inferior a sua). Tiro fotos no tamanho 1.3 MB e na impressão 10x15 fica muito boa e se usar 2.0MB fica excelente !

Esperimenta outro laboratório. Na Deplá percebi que a qualidade da revelação fica bem inferior as da Fuji, que pelo que li possui o melhor laboratório de revelação digital.

Sugiro abrir um tópico no forum Câmeras, lá você poderá obter outras informações de uma galera que só frequenta aquele forum, não que aqui não possa conseguir uma boa orientação, mas aqui está mais para orientação para resolver seu problema via software e acho que não deve ser o caso,. Essa sua máquina é muito boa e muitos lá possuem esta câmerta e podem te dar um toque.

T+

Bob

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...