Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como os MACs conseguem


kelil

Posts recomendados

Bem olhando a configuração de um IMac, não consigo entender como eles conseguem ter tanto desempenho (segundo o que dizem, nunca sequer toquei num) com clocks tão baixo (se bem que isso nu diz nada, olhe a AMD), mas principalmente, como eles conseguem fazer uma boa editoração gráfica com uma FX5200 por exemplo, que num PC roda corel draw e olhe lá.

Como é que eles fazem essa mágica?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, na boa, pra editoração eletrônica ou qualquer outra aplicação 2D, qualquer placa de 4MB SEM aceleração 3D, de 1995, dá conta do recado sem problema nenhum.

O que ninguém sabe ou quer entender é que as placas de vídeo precisam de muita memória ou de grande capacidade de processamento apenas para JOGOS.

Mesmo o Mac OS X que faz uso da aceleração 3D para seu ambiente 2D precisa de recursos bem modestos (comparado com as placas atuais). Roda bem a partir de qualquer placa 3D (que funcione em Mac) com 32MB.

Quanto ao Corel Draw, rodo bem a versão 5 num 386DX de 40MHz (QUARENTA MEGAHERTZ!!!) com 16MB de RAM, Windows 3.11 e placa de vídeo de 1MB (1024x768x256 cores), a versão 9 num Pentium I MMX de 233MHz com 64MB, Windows 98se (totalmente atualizado) e placa de vídeo de 4MB (1280x1024x16 milhões de cores) e as últimas versões do CorelDraw exigem 1/5 do poder das máquinas vendidas atualmente.

Quem abusa da necessidade de máquina são os mal ajambrados sistemas operacionais (windows Xp, especialmente). O Mac OS X, por incrível que pareça, roda mais rápido a cada versão mais nova na máquina mais antiga que o suporta nativamente, o iMac de 233MHz (o meu tem 284MB de RAM).

Quanto ao poder de processamento fantástico, a partir do processador "G2" 604 Mach5 (predecessor direto dos G3) usado nos Powermac 8600 e 9600, os Macs passaram a ter aproximadamente o dobro da velocidade dos PCs de mesmo clock e placa de vídeo tem pouco a ver com isso.

Em 1998, os iMacs e Powermacs G3 bege deram um salto de desempenho ao passar a usar o G3 (ainda melhor que os G2 Mach5) e memória SDRAM.

Só para constar, no período de 2000-2002, o desenvolvimento dos G3 ficou estacionado na IBM e na Motorola, atrasando o aumento de clock dos processadores / Macs e a industria de PCs alcançou a velocidade dos Macs, mas com clocks próximos ao dobro.

Feliz Natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...