• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
carlos roberto

como se usa o mp3gain

10 posts neste tópico

fiz o downlod do mp3gain ,e preciso de uma ajuda pois não estou entendendo nada ,qual botao regula as musicas e como faço para salvar depois de reguladas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é necessário gravar as músicas depois, elas já estão configuradas da maneira que você quer. É só fechar o programa e ouvir as músicas.

O botão pra isso é o "Ganho rádio", que vai fazer primeiro a análise e depois as mudanças pro volume necessário.

Só uma sugestão, depois de terminar tudo, põe em arquivos > salvar resultados da análise, senão depois que fechar o programa, arranjar noves músicas e mandar o programa rodar de novo, vai ter que fazer toda a análise das músicas antigas de novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abre o programa, coloca o volume que quiser normalizar (eu uso 93, não muito alto nem baixo, cds usam 97-98 geralmente), clica em adicionar pasta ou arquivo.

Análise rádio só analiza a música, só vai dizer qual tamanho tem, sem modificar nada.

Ganho album vai analisar a música e logo em seguida vai modificar pro volume que você colocou.

Dica: clica em opções e marca a opção "não verificar por layer I ou II"

Depois de modificadas as músicas, elas já tem o volume que você colocou, não precisa salvar. Faz um teste, coloca uma música e coloca o volume em 110 e escuta, depois coloca pra 50 e escuta de novo. Só não escute a música enquanto analiza, senão não muda o volume.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo a Revista Info exame, quando ela sai um especial Sobre Mp3 o Volume padrão é 89 ESTA ESCRITO NO PROPRIO PROGRAMA. MAS so não devemos passar de 95 pois pode haver distorçao no som.

Este programa é muito bom, mas notei que em alguns casos parece haver distorçao na musica depois de alterado o volume, principalmente se colocar 95,94...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode. Faz a análise, a mudança e depois manda gravar, elas serão gravadas com o volume já ajustado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse assunto é complicado. O MP3Gain surgiu das propostas feitas pelo ReplayGain, de um método para equalizar os volumes das músicas.

Inicialmente, o volume indicado era 83dB (chamado de K-20, que é 20dB abaixo do limite), que é o que raramente ocorrerá clipping, considerando todos os tipos de música. Mas como atualmente as músicas tem grande compressão dinâmica (permite um volume muito mais alto sem ocorrer clipping), se as músicas são ajustadas para este valor, a redução é muito drástica e a música perde resolução. Reduzir uma música em 6 dB, é o mesmo que reduzir a resolução dela em 1-bit (ao invés de soar como uma música 16-bit, soará como uma de 15-bit).

Os problemas começam a aparecer com reduções em torno de 12 dB (redução de 2-bit) e maiores, bastante comuns com músicas atuais se você usar o padrão k-20. Por este motivo, adotou-se um valor mais alto, 89dB (ou K-14, 14dB abaixo do limite). Isso já melhora bastante o resultado, apenas algumas músicas acabam soando mais "estranhas" por causa da grande redução.

O que eu faço é não ser tão radical ao forçar o volume da minha coleção de músicas.

Por padrão eu uso 92dB ou 93dB (K-11 ou K-10). Fiz isso porque a maioria da minha coleção tem volume próximo de 98dB e algumas ultrapassam 102dB (inclusive tinha uma música que passava do limite de 103dB sem ocorrer clipping e nunca entendi isso). Essas músicas a redução era grande quando usando 89dB.

Mesmo usando 93dB, algumas faixas eu até deixo que fiquem com volume maior (essas eu escolho na mão, quando o CD inteiro tem um som mais alto, mas evito deixar passar de 95dB). E outras irão ficar com volume menor, entre 89dB e 92dB. Sö muito raramente aparecem músicas que pedem volume abaixo de 89dB para não ocorrer clipping. O importante é isso, não ocorrer clipping, nunca, pois acaba com a música.

Então eu chego a ter músicas com volume de 89dB até 95dB. São 6dB de diferença, o que é o dobro do volume. Mas esses são os extremos. Na média, a diferença de volume é bem menor e não preciso ficar aumentando o volume porque um música é muito baixa ou abaixando porque a música era muito alta. Tinha algumas músicas que o volume para não clipar era de 81dB, mas a música tinha uma falha, um "pop" que era um estouro e formava um pico muito mais alto que a música, dai foi só editar esse trecho, que terminou esse problema, então vejam se a música não tem algum problema quando o volume para não ocorrer clipping for demasiadamente pequeno, abaixo de 87dB.

Ai vai de cada um saber o quanto quer músicas com volume idêntico (não esqueçam, de dentro da própria música, o volume chega a variar bastante, então uma pequena variação, de 3dB ou mesmo 6dB não é tanto assim).

Ah. Quando é para gravar um CD de áudio, eu copio os mp3 que irei gravar em uma pasta separada e rodo o MP3gain para deixar elas com o maior volume possível (todas com o volume parecido) em que não ocorre clipping. Vou aumentando o volume desejado de 1 em 1 dB até ele apontar que vai ocorrer clipping em alguma(s) música. Dai volto ao anterior e aplico o ganho. Na verdade expliquei o método burro. O que eu faço é organizar as músicas pela coluna Ganho NoClip Máximo, olhar o MENOR valor de todas as músicas e aumentar o volume pretendido por este valor. Exemplo: o menor valor na coluna Ganho NoClip máximo é 4.5dB e o volume pretendido selecionado é 92dB, então eu passo este para 96.5dB, vejo que agora o menor valor na coluna é 0dB e nenhuma música irá ocorrer clipping, é claro, então é só aplicar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por carlos roberto@29 dez 2004, 14:46

o que significa o s que aparece,e as letras todas em vermelho

Significa que está ocorrendo ou irá ocorrer clipping naquela música.

Se o S está na coluna clipping, é porque a música já está com o ganho muito alto, saturando o sinal (o que se chama de clipping). Já se o S está na coluna clip(Rádio) ou clip(album), ele está informando que o volume pretendido é maior do que essa música permite (irá ocorrer clipping).

Mas ative no menu opção o "Don't clip when doing track gain" que ele não irá deixar que ocorra clipping nunca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meus amigos depois que o programa finaliza o processo, aonde essas músicas ficam salvas, depois dessas alterações, na mesma pasta onde estavam, como é essa finalização?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0