Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC com Dual Boot e dois HDs, "perde" um!


Velhão_45

Posts recomendados

Amigos

Meu Pc esta (estava) com dual boot (Win98/XP pro), mas apos ficar com um amigo por varios dias para ele formatar o XP para NTSF e reinstalar o XP com o SP2 em um HD 80 G, deixando um outro HD com o W 98 (Fat32), e me disse ele que havia tudo ficado como antes, ou seja Dual Boot.

Porém agora o PC inicia direto no XP sem passar pela escolha de um dos dois SO e não há nem sinal do HD com W98 ( visto pelo WIN Explorer do XP).

Abrindo o SETUP na inicialização, o HD Master esta presente, mas o outro não, e quando se pede o reconhecimento automático, nada acontece, fica tudo como antes, sem detectar presença outro HD.

Como neste tenho algumas coisas que preciso recuperar, venho aos senhores para pedir uma ajuda para ver se é possivel se reaver, ou melhor, fazer reaparecer o HD com WIN 98.

Acredito que este meu amigo desconectou os cabos de ligação dos HDs a placa, os cabos dos drivers de CD-ROM e gravadora etc. ,para experimentar a minha placa no PC dele que esta com um defeito difícil de sanar. Ou seja fez uma "mexida" geral.

Gostaria que alguém que possa me ensinar a verificar se os componentes (cabos, HD, etc. ) estão em ordem, ou o HD pifou, ou seja, o que uma pessoa que não entende muito (quase nada de hardware) pode fazer para tentar resolver o problema ou pelo menos saber o que esta errado.

Se puderem me ajudar, lhes sou muito grato.

Abaixo segue a configuração do meu PC:

Asus A7n8X-X

512 RAM

HD 20 Maxtor ( o que não aparece)

HD 80 Seagate

Geforce 4 MX 440

Pixel View Pro Ultra

Modem LG 56n

Grav. DVD e Leitor CD-ROM da LG

WIN 98 SE em Dual Boot com WIN XP pro SP2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom colega creio que seu amigo ao formarta o WinXp e reinstalar com SP2,tenha Formatado o Hd que tem Win 98 , e alem disso deve ter invertido o cabo flat do Hd que liga a IDE da placa-mãe , pois mesmo que ele tivesse formartado Win98 era para o Hd Slave ter sido reconhecido la no Setup!

Veja no seu Pc Esta com o cabo flat corretamente instalado, outra hiptese é que ele tenha com algum impacto ou com eletricidade estatica (ter queimado a placa controladora do HD ),tenha estragado seu HD!

Tente :

Veja se esta encaixado correntamente o Cabo flat do HD!

Verifique o cabo Flat ,veja se o pino 1(quem tem uma listra vermelha) esta devidamente no lugar certo!

Inicie o Pc entre no Setup, e veja se o mesmo Reconheceu!

A partir aí se reconheceu , fica a sua escolha se instala o Win 98 de novo!

Espero ter ajudado! :joia::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Silvana1@25 dez 2004, 23:38

em primeiro lugar abra o gabinete e veja se o hd está lá, se estiver veja se os cabos estão ligados corretamente.

Nossa acho que voce forço ao dizer para verificar se o Hd esta la hehehehe , a não ser que ele ao invés de ter entregado o Pc para um amigo tenha entregado para um ladrão! hahahaha :ahh::tantan::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas,

Acredito que meu amigo não seja "politico" , pelo menos ao que tudo indica até hoje.

Acho que a palavra melhor seria desespero, pois o mesmo esta com seu PC com um problema de travar na inicialização (algumas telas antes outras depois) e ele não sabe o que ocasiona isso. E aproveitando a ida do meu PC até a casa dele, este trocou todas as peças do meu para o dele para testar, sem resultado, ficando desesperado e na hora de remontar o meu, talvez tenha cometido algum erro na montagem, que não tenho conhecimento para descobrir e não quero pedir a ele, pelo menos neste momento, para fazer uma verificação geral neste suposto erro.

Contudo, naquelas palavrinhas perdidas intencionalmente no nosso bate-papo sobre o problema, ele deixou escapar que pode o HD ter se "estragado", ou melhor, chegado ao fim de sua vida útil, etc. Pouco provavel, pois o mesmo não era tão velho e estava funcionando perfeitamente quando saiu de minha casa.Então ele pode ter danificado o mesmo pela sua afobação nervosa do momento (isto especulação minha).

O problema que me fez levar o PC até ele para conserto foi que a memoria RAM queimou e como foi ele que a instalou e estava na garantia......... .

Vou dar uma abrida no gabinete e fazer uma verificação de rotina, talvez ache algo errado ( se souber reconhecer). Sabe, nós os "velhos" temos certas dificuldades mentais com a chegada da idade que vocês mais novos não tem (memorização e concentração para o aprendizado, entre outras falhas).

Se puderem me dar mais dicas com detalhes, fiquem a vontade,OK.

Obrigado aos amigos pela colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Velhão_45@25 dez 2004, 23:02

1) Meu Pc  esta (estava) com dual boot (Win98/XP pro), mas apos ficar com um amigo por varios dias  para ele formatar o XP para NTSF e reinstalar o XP com o SP2 em um HD 80 G, deixando um outro HD com o W 98 (Fat32)

2) e me disse ele que havia tudo ficado como antes, ou seja Dual Boot.

3) Porém agora o PC inicia direto no XP sem passar pela escolha de um dos dois SO e não há nem sinal do HD com W98 ( visto pelo WIN Explorer do XP).

4) Abrindo o SETUP na inicialização, o HD Master esta presente, mas o outro não, e quando se pede o reconhecimento automático, nada acontece, fica tudo como antes, sem detectar presença outro HD.

5) Acredito que este meu amigo desconectou os cabos de ligação dos HDs a placa, os cabos dos drivers de CD-ROM e gravadora etc.  ,para experimentar  a minha placa no PC dele que esta com um defeito difícil de sanar. Ou seja fez uma "mexida" geral.

6) Gostaria  que alguém que possa me ensinar a verificar se os  componentes (cabos, HD, etc. ) estão em ordem, ou o HD pifou, ou seja,  o que uma pessoa que não entende muito (quase nada de hardware) pode fazer para tentar resolver o problema ou pelo menos saber o que esta errado.

1) Ok, até aqui tudo bem.

2) Aqui já começou o erro: você deveria ter testado o PC na presença dele.

3) Se o HD que contém o Windows 98 não estiver avariado, você pode reparar o boot pelo console de recuperação do Windows XP. É só colocar o CD, esperar aquela eternidade para carregar os drivers, escolher as opções de recuperação, entrar com sua senha de administrador e digitar o comando fixboot.

4) Tomara que seu amigo NÃO TENHA QUEIMADO a placa controladora do seu HD com eletricidade estática. Do contrário, seu HD "morreu" à não ser que consiga outra placa controladora idêntica.

5) Tomara que tenha sido isso mesmo. Senão, fica valendo o item 4 acima.

6) Se você abriu o gabinete e não foi apenas o fato do HD estar simplesmente desconectado, então faça o seguinte:

=> Desconecte ambos os HDs. Pegue agora apenas o HD supostamente defeituoso (o Maxtor)

=> Veja se há algum pino torto no conector IDE da placa controladora do HD.

=> Verifique o conjunto dos conectores da placa controladora por acaso não estão frouxos ou soltos (pode ser que tenha quebrado, é bem fácil acontecer)

=> Coloque o jumper em "master", conecte uma ponta do cabo IDE na controladora (a parte mais curta, que tem dois conectores quase juntos) e a outra ponta conecte na porta "IDE 1" da motherboard. Conecte o cabo de alimentação (da fonte).

=> Ligue a máquina, acesse o setup e faça a verificação novamente. Se não funcionar, tente outros cabos IDE, e se possível, teste em outra máquina (pode ser problema na porta IDE).

Fora isso, você pode tentar o disk manager do fabricante, utilizando o diagnóstico de disco. No caso do seu HD Maxtor, tem que ser o PowerMax.

Instale esse programa no seu HD com Windows XP, crie o disco de boot e mande verificar o outro HD. Poste o resultado aqui.

Há que se ter muito cuidado no manuseio de HDs. Veja neste vídeo da Seagate as principais causas de problemas. Entregar um PC nas mãos de pessoas sem capacitação para repará-lo (não estou afirmando que seja o caso) pode ser motivo para uma grande dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Clemente Silva,

voce esta coberto de razão.

Aquela velha maxima do barato que sai caro.

Como sou uma pessoa de poucos recursos ($) e foi por um golpe de "sorte" que consegui fazer um UP na minha maquina por intermédio deste conhecido, infelizmente dei azar em deixar o PC na casa dele por muito tempo.

Não tinha ideia que ele fosse mexer em toda a maquina, trocar peças para experimentar, recolocar outras, etc. . Ele não poderia ter feito isso com coisas de outros. Foi um sufoco conseguir por uma ASUS a7n e 512 de RAM ao mesmo tempo.

No dia que fui buscar o PC na casa dele, o mesmo estava funcinando, mas só o XP e falei para ele deixar para depois para fazer o Dual Boot novamente, pois estava precisando do PC neste momento, o que é verdade. E era véspera de Natal, com aquela correria e tudo mais.

Mas pela minha pressa e como o PC ficou com ele quase dois meses, esperando que o "fornecedor" trocasse a memória que queimou, não fiz uma verificação mais apurada.

Hoje percebi que (acho) que nem a placa de video esta funcinando corretamente quando fui dar umas voltinhas no meu Lotus no jogo GP3.

Pelo programa EVEREST, não há nem vestígios do HD Maxtor e pelo que pude perceber, nem da placa de video., apesar da placa estar no lugar. Talvez seja falta dos drivers, pois nem o nView esta presente.

Como são tantos os problemas e eu não sei como corrigi-los adequadamente por falta de conhecimento na arte, serei obrigado a levar o PC a uma pessoa que possa ajeita-lo

no que for possível, assim que sobrar algum.

Realmente, o barato saiu-me MUITO caro.

Agradeço demais as suas brilhantes explicações e dicas.

infelizmente não tenho muito conhecimento em Hardware para por em prática suas sugestões e posso piorar mais as coisas.

Se puder me dar uma ajuda no outro tópico que postei na seção WINDOWS XP (Velhão_45) lhe agradeço mais uma vez.

Muito obrigado a todos que ajudaram, na medida do possíve.

Velho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...