Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de bios - k7vta5


Dr Hardware

Posts recomendados

aí galera......

vou comprar essa plaquinha essa semana,e, tipows q eu to qrendo muito muito muito atualizar o BIOS dela, pois, aí já tem como habilitar o divisor 5, no qual se mantem os 33 MHz do PCI em quanto o FSB esta em 166.....

Tipo q eu não tenho a minima ideia de como q se atualiza um BIOS (té q tenho, mas, muito fraca) então, gostaria de uma mãozinha de vocês...

tipo..

q programas vou ter q passar (se possivel até me passe o site..)

como q eu vou ter q fazer...

os riscos e etc.....

brigaduuuuuuu !!!!

PS: (1000 mensagens !! eba....)

falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já existe essas perguntas aqui no forum, mas tudo bem, vamos lá..

Você entra aqui no ftp da shuttle (essa placa ECS também é shuttle)

ftp://ftp.spacewalker.com/BIOS/ak35/v2.x

e pega as ultimas versões, talvez a F ou G. (eu recomendo a E, pois não testei as outras)

Pega o ZIP que é melhor.

(ou entra aqui http://us.shuttle.com/specs.asp?pro_id=79 e clica em download bios. Depois escolhe a BIOS da placa AK35GT2/R)

Dai você cria um disco de boot. É só formatar um disquete e selecionar a opção para ele criar o disco de inicialização.

Descompacte esse ZIP da BIOS nesse disquete.

E tome cuidado!! certifique-se que o disquete não tá com problema.

No setup da maquina você configura para o First Boot ser floopy.

Reinicia o computador com o disquete no drive e pronto. Ele não vai entrar no Windows e vai iniciar o sistema do disquete. Você não vai conseguir acessar o HD se ele for ntfs. Mas nem precisa mesmo, é só digitar agora.

awdflash ak35s20g.rom /f

(ou o nome da versão que você pegou)

pronto. Reze para a luz não piscar e para o disquete não dar pau.

Eu fui atualizar a minha semana passada e deu pau. Não sei se foi o disquete que corrompeu o arquivo ou se foi a versão G da Bios. Fiquei desesperado achando que tinha perdido a placa. Mas a mina.underground aqui do forum me deu uns toques e eu achei uns cara que regravam a BIOS no mercadolivre.. mas to esperando chegar ainda...

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ee seu PC não ligar mais, corre pros cara do mercado livre.. hehe Ou se você conhecer alguém que tem gravador de Eprom.

Só não recomendo fazer hotswap com essa BIOS porque é difícil. Essas novas bios são encapsulamento PLCC e não DIP. O PLCC é quadradinho e tem um soquete mó chato. Já é difícil tirar a BIOS com a maquina desligada, ligada então... afff.

corrigindo, para pegar a BIOS pelo site é por aqui:

http://www.shuttle.com/new/support/download/download.asp

mas eu prefiro pelo FTP que te passei na mensagem anterior.

Aqui tem o que aconteceu nas versões das BIOS, repare que a versão G suporta athlon XP 3000+ ...

ftp://ftp.spacewalker.com/BIOS/ak35/v2.x/readmeak35v2x.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cleverson MsLeal@09 Mar. 2003,04:41

Já existe essas perguntas aqui no forum, mas tudo bem, vamos lá..

Você entra aqui no ftp da shuttle (essa placa ECS também é shuttle)

ftp://ftp.spacewalker.com/BIOS/ak35/v2.x

e pega as ultimas versões, talvez a F ou G. (eu recomendo a E, pois não testei as outras)

Pega o ZIP que é melhor.

(ou entra aqui http://us.shuttle.com/specs.asp?pro_id=79 e clica em download bios. Depois escolhe a BIOS da placa AK35GT2/R)

Dai você cria um disco de boot. É só formatar um disquete e selecionar a opção para ele criar o disco de inicialização.

Descompacte esse ZIP da BIOS nesse disquete.

E tome cuidado!! certifique-se que o disquete não tá com problema.

No setup da maquina você configura para o First Boot ser floopy.

Reinicia o computador com o disquete no drive e pronto. Ele não vai entrar no Windows e vai iniciar o sistema do disquete. Você não vai conseguir acessar o HD se ele for ntfs. Mas nem precisa mesmo, é só digitar agora.

awdflash ak35s20g.rom /f

(ou o nome da versão que você pegou)

pronto. Reze para a luz não piscar e para o disquete não dar pau.

Eu fui atualizar a minha semana passada e deu pau. Não sei se foi o disquete que corrompeu o arquivo ou se foi a versão G da Bios. Fiquei desesperado achando que tinha perdido a placa. Mas a mina.underground aqui do forum me deu uns toques e eu achei uns cara que regravam a BIOS no mercadolivre.. mas to esperando chegar ainda...

Boa sorte

Brigadaum cara !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bom..

vou por partes..

comentando as suas respostas por "linhas" entendeu ??

Bora :

> Não achei referente a essa placa-mãe

> Já sabia q a ECS K7VTA5 é a Shuttle AK35GT2 - R ... só é fabricada na fabrica da ECS porque as da Shuttle estão lotadas....

> não irei pegar a E, pois, ela só tem o divisor 4 ainda eu acho, sabe ?? porque a F e G está falando q suporta os Barton, q trabalha com o FSB 166, divisor 5 ....

> Tá, irei pegar ZIP ...

> Aí também dá pra pegar a BIOS né ?? ë só clicar no butaumzinho

> Pra criar um disco de BOOT é só ir lá no explorer e cilcar com o botão direito do mouse sobre o disquete e clicar em formatar certo ?? Só q lá não tem nada parecido com "criar disquete de BOOT".. me ajuda aí !! como q eu faço (win98SE)

> ë só descompactar no disquete ?? não tem q criar uma pasta no disquete ou outra coisa não ??

> Se eu comprar um caixa de disquetes zerada, poderei ter certeza d q o disquete vai estar bão ?? Qual é a marca + confiavel ?

> Certo..

> OK...

> isso se for a G certo ?? O q é esse /f ??

>  A só... o minimo piquisinho regassa o trein ou só os piques q reinicia o PC ? Como assim o disquete dar pau ?? eu não entendi o q é o disquete dar pau...

> Me passa esses caras aí por favor porque vai q da pau e eu nen consigo ligar + meu PC pra saber desses caras.... quanto q é ??

> Brigadu.. vou precisar....

nusz..

eu falo d+ né ??

putz..

heheheh

falou... :-BEER

>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cleverson MsLeal@09 Mar. 2003,04:52

Ee seu PC não ligar mais, corre pros cara do mercado livre.. hehe Ou se você conhecer alguém que tem gravador de Eprom.

Só não recomendo fazer hotswap com essa BIOS porque é difícil. Essas novas bios são encapsulamento PLCC e não DIP. O PLCC é quadradinho e tem um soquete mó chato. Já é difícil tirar a BIOS com a maquina desligada, ligada então... afff.

corrigindo, para pegar a BIOS pelo site é por aqui:

http://www.shuttle.com/new/support/download/download.asp

mas eu prefiro pelo FTP que te passei na mensagem anterior.

Aqui tem o que aconteceu nas versões das BIOS, repare que a versão G suporta athlon XP 3000+ ...

ftp://ftp.spacewalker.com/BIOS/ak35/v2.x/readmeak35v2x.htm

Nusz....

tipows..

c eu pego a ultima versão ela corrige tudo o q as outras mais velhas corrigem certo ??

é como se fosse uma reunião das paradas q as mais antigaas corrigem e mais o suporte a XP3000+ no caso da versão G né ??...

HotSwap com BIOS ??

nusz....

cara..

se é fera.....

valeu mesmo..

brigadaum..

c me ajudo pakas !!!!

valeu !@!!!

falou.... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera aí....

andei olhando desde a pagina 5 até a primeira da parte de placa-mãe e olhando tudo sobre atualização de BIOS e K7VTA5.....

vou fazer um resuminho aqui da forma mais pratica de como atualizar o BIOS dessa placa-mãe.

me ajudem aí a me corrigir....

> Formatar um disquete criando um dico de BOOT em seguida ...

>Copiar o arquivim do BIOS da placa-mãe pra ele

re - bootar o PC com o disquete e quando cair na tela DOS digitar : nome_do_arquivim.xxx/f

> Rezar muito.......

é só isso mesmo ??

nun tem q sair editando um arquivim lá (eu acho q é u autoexe) igual eu vi em uns lugar ??

precisa de um outro programinha sem ser o BIOS ??

Tem q ser sob win98SE ??

falou.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gustabolo@09 Mar. 2003,21:23

Aê Dr. , pra você cria um disquete de boot é só você copiar o arquivo da bios q você vai pegar no site pro disquete e na bios você coloca o disquete como first boot device.

fallowwws

Não é bem assim não.

Isso se tiver um autoexec com o comando de atualização com mais uns arquivos no disquete.

Para fazer o disco de boot, vai em formatar o disquete e selecionar a opção copiar arquivos de sistema.

No disquete vai ter então um autoexec, e uns arquivos .sys

Daí dá boot por esse disquete e dá o comando por outro disquete que contém o BIOS. ( pode ser no mesmo, se tiver espaço suficiente para por o bios)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gustabolo@09 Mar. 2003,22:23

Aê Dr. , pra você cria um disquete de boot é só você copiar o arquivo da bios q você vai pegar no site pro disquete e na bios você coloca o disquete como first boot device.

fallowwws

Fala Boila !!!!

beleza ??

Nusz !!

vacilo bunito veio..

sinto muito..

mas..

nada a ver...

brigadu pela ajuda de qualquer forma né....

heheh

t+ cara !!

falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Junior+09 Mar. 2003,22:33-->
Gustabolo@09 Mar. 2003,21:23

Aê Dr. , pra você cria um disquete de boot é só você copiar o arquivo da bios q você vai pegar no site pro disquete e na bios você coloca o disquete como first boot device.

fallowwws

Não é bem assim não.

Isso se tiver um autoexec com o comando de atualização com mais uns arquivos no disquete.

Para fazer o disco de boot, vai em formatar o disquete e selecionar a opção copiar arquivos de sistema.

No disquete vai ter então um autoexec, e uns arquivos .sys

Daí dá boot por esse disquete e dá o comando por outro disquete que contém o BIOS. ( pode ser no mesmo, se tiver espaço suficiente para por o bios)

Pronto !!!]

era isso q eu precisava saber !!!

brigadu !!!

falou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e isso aí,

O eduardo já deu os toques de como cria o disco de boot.

Sobre suas outras perguntas:

- não tem que criar pasta no disquete não, se você preferir pode criar, mas é inútil.

- sobre o disquete, pode ser qualquer um, de preferência com menos de 1 ano de uso.. Só não usa disquete velho, ou aquele que você deixa na mesa da varanda tomando chuva e sol.

- não lembro mais sobre a opção /F, mas em todo caso, sem essa opção você não consegue atualizar. Eu ACHO (to chutando...), que é pra ele forçar a placa "assinada" pela ECS, a aceitar a BIOS da Shuttle.

- Sobre o disquete e os possiveis erros. Se a máquina reiniciar na momento da atualização, já elvis.

Quando você grava o arquivo da BIOS do HD para o disquete, pode ser que algum byte do arquivo seja gravado errado, o que faz com que o arquivo do disquete seja diferente do original. Quando você for atualizar, o awdflash não quer saber o que você tá colocando na BIOS, daí ele vai colocar esse arquivo do disquete. Se ele estiver corrompido, já elvis também. Em outras palavras, há o risco, por isso é melhor usar um disquete oK. Mas também não se desespere, o risco é pequeno.

É por esses pequenos riscos que se recomenda atualizar a BIOS somente quando necessário.

- Sim, as ultimas versões da BIOS tem todas as correções das anteriores.

- Hotswap. O procedimento do hotswap é basicamente esse:

. Digamos que de erro na hora de atualizar a sua BIOS e você não consegue ligar o PC de novo.

. Daí é só você pegar uma outra placa mãe igual a sua funcionando, ligar ela pelo disquete de boot.

. Então, com a máquina ligada, você retira a BIOS e coloca no lugar a BIOS com defeito.

. Executa o awdflash para atualizar a BIOS.

. Reinicia o micro e volta a BIOS original.

. Pronto.

. O risco é enorme, principalmente nessas BIOS quadradinhas. Nunca ouvi falar de alguém que faça hotswap nessas BIOS PLCC, pois ela é muito dura de tirar. As BIOS (dip) são maiores e só tem pinos nas laterais, e esse procedimento é mais "fácil". O que pra mim já é loucura.

- Sim, precisa de outro programinha. É o awdflash.exe, mas ele já está dentro do ZIP que você vai pegar.

No FTP da shuttle, todas as versões das BIOS estão em ZIP ou EXE. O exe, quando você executa ele no disquete, já descompacta sozinho a BIOS e executa o comando. É automático. Mas no nosso caso não funciona, pois ele não coloca a opção /F

Por isso, é necessário digitar aquela linha de comando que eu te passei.

Mas tanto faz pegar o EXE ou ZIP.

- Outra coisa, o awdflash vai perguntar se você quer salvar a BIOS da sua placa, diga que sim. (certifique-se que há espaço no disquete, uns 280 k ).

- Boa sorte, e diga como foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os cara do mercado livre,

Tem alguns, é só dar uma busca sobre "BIOS".

Eles costumam cobrar de 10 a 25 reais para regravar uma BIOS. Se você quiser um chip novo, ele custa de 16 a 20 reais + a gravação.

Quando deu problema na minha, eu mandei a minha BIOS para um cara e pedi uma BIOS nova para outro. Vou ter duas agora, pelo menos não fico sem usar o micro enquanto estou "arrumando" uma BIOS, embora eu ache que não vou precisar mais (vou tomar mais cuidado em selecionar algum disquete, hehe)

O problema é que eu sou de Bauru - SP, e tive que mandar a BIOS para o Espirito Santo e pedir a outra em Sao Paulo. Dai gasta grana com sedex, sem falar a demora no processo todo.

Eu podia ter feito as duas coisas com o mesmo cara, mas no desespero, eu já fui logo nos dois pra caso um enrrole.

Abraços,

Cleverson MsLeal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Tudo beleza!!!!

Eu tenho uma K7VTA5 e estou querendo atualizar a minha bios eu uso o athlon xp 2000+, pois bem a pergunta é posstualizar para a versão ( 2.0g ) ou a ( 2.0e ) é a melhor para este 2000+.

Se eu atualizar para a ( 2.0g ) ela aceita o 2000+ ou vou ter que colocar outro processador, ha outro detalhe é que o arquivo que abaxei no site de atualizações da bios a extensão é .BIN e não .ROM como o Cleverson falou é a mesma coisa ou tem que renomear para .ROM.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, resumindo de novo (me corrijam se for preciso..) :

-Crio um disquete de BOOT com um disquete NOVO

-Pego o arquivo .ZIP no site FTP lá...

-Descompacto tudo no disquete

-Vejo se sobrou 280K

-aí eu reinicio a maquina pelo disquete

-aí eu digito nome_do_arquivo.xxx/f

aí que q contece em seguida ??

aparece uma barrinha q tá atualizando ??

e depois ??

e onde entra o tal do awadflash ??

valeu

falou.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual BIOS vocês vão usar?

qual é o melhor pra deixa o pci a 33mhz e poder mudar o fsb a vontade, suportando o melhor processador q a placa aguenta (acho q 3000+, 3200+ usa fsb 400mhz aí num aguenta pelo q sei)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim não : "PCI em 33MHz em FSB em qualquer lugar" ... isso é quase q impossivel ...

é o seguinte :

133 FSB com divisor 4 = PCI em 33Hz

166 FSB com divisor 5 = PCI em 33MHZ tambem ..

porém..

em 183 por exemplo ele deve estar proximo duns 36 MHZ (to com preguissa de fazer as contas....)

é a versão G q disponibilza isso...

falou.. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já gostaria d saber se esse papo de PCI a 33MHz ou a 36MHz,quer dizer a veloc. dos slot's PCI,ou seja,a veloc. que as placas PCI estarão rodando ?!

Outra coisa,quanto a pergunta de um colega anteriormente,altera a extensão de .BIN para .ROM,isso é necessário??!

Agora,o + importante d tudo,que ninguém falou e é uma dúvida pois ouvi falar algo a respeito,é verdade que antes de qualquer coisa,de executar qualquer comando,é preciso dar CLEAR CMOS,ou seja,reseta a BIOS.Volta a zero ?!! vocês sabiam disso,ou isso não existe?! Peço que alguém ajude !!! Pois preciso fazer a atualizaçao da minha aqui também !!!

                                               

                                                               Vlew !

--------------------

XP 1800+ ; Shuttle AK35GT2/R

geforce 2 MX400 NVIDIA ; Maxtor 40GB

256MB DDR 266 ; Cd-Rom LG 52x ; CDRW LG 32x10x40x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do fabricante da bios Superacm.

Para atualizar é simples.

Tem duas formas, c conseguir, na boa, atualizar a K7VTA5 para AK32GT2/R, para atualizar somente d versão para versão arraste o arquivo .rom em cima do executável e beleza, reiniciou e está atualizado...

Agora d ECS para Shuttle a coisa muda d figura...

Mas não é bicho d sete cabeças não...

Pegue os arquivos .rom(ou .bin) e .exe, coloque-os em um disquete, reinicie a máquina com o disco d boot do windows, coloque o disquete com os arquivos da bios e digite :  

a:\awdflash \f "nome da bios"

O "\f" desabilita a proteção contra gravação errônea, sem suporte. Mas não esquente, vai funcionar...

D preferência grave a bios anterior em disquete quando for solicitado...

Depois da atualização concluída, é só reiniciar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por superacm@20 Mar. 2003,21:14

Atualizei a minha tem uma semana o gu574vo e não precisou mudar nada na bios nem mesmo dar o clear cmos, pois quando se faz a atualização ela fica como esta o mesmo padrão, aqui tudo funcionando que uma blzzz, eu coloquei a 20G que vai até athlon xp 3000+, ai valeu???

Quase .. Tipo,falta uma coisinha,quanto ao arquivo ou a versao do arquivo,e queria sabe se a 20g é a mais indicada,pode ser usada aqui sem nenhum problema,ou seja,ela tem todas as correções das outras anteriores,ela é a mais recente e completa ?! Basta baixa-la e pronto ?!! Na verdade já tenho ela aqui,mas tenho também a 20e,então fiquei na dúvida,qual eu deveria usar definitivamente !!!

       

                                       estamos quase lá .. até mais !!

-----------------

ECS K7VTA5 ; XP 1800+

256MB DDR 266 ; Maxtor 40GB ATA 133

GeFORCE 2 MX 400 64MB

CD-ROM LG 52x ; CDRW LG 32x10x40x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlew galera,tá resolvido! Acho q era só isso mesmo apesar de eu não sabe ainda,se devo mesmo dar o CLEAR CMOS antes d fazer a atualizaçao da BIOs ou não !

       

                                                          Flows !!

-----------------

ECS K7VT5 ; XP 1800+

256MB DDR 266 ; Maxtor 40GB ATA 133

GeFORCE 2 MX 400 64MB

CD-ROM LG 52x ; CDRW LG 32x10x40x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...