Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte GA-8KNXP com problema!


Italia

Posts recomendados

Oi pessoal, estou com um problema em uma placa mãe da Gigabyte modelo GA-8KNXP que está me torrando a paciência. Estava olhando aqui no fórum e tem mais um usuário que ocorreu o mesmo muito parecido com o que está ocorrendo comigo.

Foi o seguinte:

Abri o gabinete para resolver um chiado que estava tendo em uma das fans. Antes, tirei a energia eletrostática do corpo para não danificar o equipamento. Resolvi então limpar todas as fans. Terminado, recoloquei todas no lugar e fechei o gabinete. Não ligou mais .... Tudo está ligado correto.

O computador até parece que força a inicialização e não consegue, ou seja, quando aperto o power ele liga só que reinicia 3 vezes numa mesma sequencia e para ... Não que ele desliga, simplesmente não aparece nada no monitor e a luz do HD depois de um tempo se apaga.

Já desmontei ele inteiro, já tentei ligado somente com o hd, placa de vídeo e processador e nada ... Igual ao tópico de outro camarada que postou aqui no fórum (Digita na busca o usuario xande) ... Já tentei retirar a bateria deixei de um dia para o outro dentro de um plástico anti-estatíco que vem nas placas e nada ... Já passei borracha branca nos pinos de todos os periféricos, já verifiquei a possiblidade de haver algum pino torto, e nada ...

Estou ficando louco. :tantan: Devo me matar?

Lá está escrito o tal curto? É bom fazer isso, quais os cuidados que devo tomar ?

Também posso afirmar que essa placa tem realmente o sistema de "Case Open". Não sei como isso influência na placa mas nunca usei ele para nada. Será que é ele que está travando a inicialização da placa? Será que devo montar o PC e deixa-lo fora do foco de luz? Ressalvo que a placa sempre funcionou bem com a lateral de acrilico e a fan azul do Dual Power System ....

Antes de tudo quero agradecer a todos que estão perdendo o tempo tentando me ajudar. Obrigado de coração!

Abraços, feliz 2005 !

Itália

:priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu vai achar uma resposta classica...mas é bem essa a verdade, é muito relativo isso...pode ser tanta coisa, fonte, processador danificado ou até mesmo a placa mãe que partiu dessa pra melhor.

o que tu deve fazer e TESTAR peça por peça em outros micros, exemplo, pegue uma outra placa mãe e teste aí com a mesma configuração, faça o mesmo com processador, fonte e memoria...sim, eu sei que não é fácil, mas pra você saber onde ta o erro, deve fazer isso.

Alias, sua fonte é generica? Se for pode ser aí o problema.

Qual toda sua configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a fonte eu também acredito que não seja. É uma LeaderShip ATX 450W. Tá certo que durante a limpeza das fans eu abri ela também para limpar a fan. Mas sempre abro fontes para limpar e nunca deram problema.

Outra coisa que quero ressalvar é o seguinte: Já é a segunda vez que ocorre este problema. Na primeira vez eu consegui mandar para arrumar na assistência técnica da Gigabyte (Fora do país). A placa voltou funcionando. E novamente ocorreu o problema. Não é possivel sempre que vou mexer nela ela para e não volta mais! Será que o tal sistema "Case Open" que vem nesta placa realmente esteja complicando a coisa? Sempre mexo nas máquinas e nunca dão problema. Já esta GA-8KNXP sempre que mexo dá pau ...

Agradeço pela dica e obrigado pela atenção.

Quero agradecer a todos também que estão me ajudando a desvendar esse mistério!!!

Obrigado,

Itália!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a fonte é a mesma?

Existe fontes ruins que literalmente QUEIMAM processadores, placas mães etc...

Se a fonte é a mesma, quem sabe não seja ela.

Ja olhou os capacitores da placa mãe? Veja se não tem nenhum inchado.

Mas pra ter certeza mesmo, só testando essas peças em outro micro...se´m isso não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não há capacitores inchados por toda placa ... Nem mesmo no Dual Power System ... Está tudo direitinho ...

Eu fico impressionado com o que essa placa faz ... Eu realmente só limpei as duas fans do gabinete, a do chipset e processador, placa de vídeo e fonte, a do DUAL POWER SYSTEM TB .... E instalei uma nova no HD! Mas fiz isso com todo o cuidado do mundo ... porque já tive o mesmo problema uma vez ... Dessa vez nem tocar direito na placa mãe eu toquei ... Só que aconteceu o mesmo problema novamente ...

Se tiverem mais idéias, dicas, helps, pelo amor de Deus eu preciso delas !!!

Não deixe de postar aqui !!!!

Agradeço de coração todos que estão me ajudando !!!

Italiano!

:bandeira:

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é eu entendo quando diz sobre a fonte genérica, mas tenho siceramente certeza que é alguma coisinha básica que devo fazer na placa mãe e não sei o que é para ela voltar ao normal. Na primeira vez que eu mandei lá na Gigabyte ela voltou do jeitinho que estava, só que funcionando e a assistencia técnica mandou de volta alegando que a placa estava em perfeitas condições, no problems !

Eu ainda estou com essa coisa na cabeça desse tal de "Case Open". o que acho estranho é que quando jogava games pesados sempre abria a janela lateral que tem o acrilico do gabinete para ventilar melhor e nunca tive esse problema. É só eu mexer nela para dar pau. E mexo com todo o cuidado do mundo, o processador nem tirei ele do lugar ...

Continuo agradecendo a atenção de todos que estão me ajudando.

Senti aqui no fórum que todos formam uma grande família ...

Muito 10 parabéns a todos ...

Não deixe de mandar a sua ajuda, agradeço muito!

Itália!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho certeza que o processador e as memórias não são o problema.

TB não é nenhum periférico na placa !!! Já tirei todos e não deu jeito.

Eu acho muito estranho ... Simplesmente desconectei as fans para limpar e já era nunca mais ... Não consigo entender ... E o pau é na placa-mãe pessoal é certeza.

Se alguém souber, tiver dicas, opiniões, sugestões, não deixe de postar a sua ajuda é de extrema importância !!! Quero de novo agradecer a todos e parabenizalos por essa corrente que se forma no Forum.

Muito obrigado,

Itá !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, beleza?

Já dei até o curto na placa e nada ....

É realmente inacreditável ...

Quero pedir a todos que tem essa placa da Gigabyte e também a quem não tem, se for dentro da medida do possível, não deixar de continuar a dar suas dicas, táticas, macetes, etc ...

Gostaria de pedir TB a quem tem a GA-8knxp para fazer um teste básico mas quero chamar MUITA A ATENÇÃO DE QUEM QUISER ME AJUDAR:

* TEM QUE SER UM TESTE JOGO RÁPIDO PARA NÃO QUEIMAR NADA NA PLACA!

Quem puder lá vai:

1º) Segure com o dedo uma das fans do gabinete assim que ligar a máquinae veja se a placa apita avisando problema na fan!

2º) Faça o mesmo na fan do Chipset e Processador ... ( SÓ QUE MUITO CUIDADO DÁ SÓ UMA SEGURADINHA DE NO MÁXIMO 3 SEGUNDOS E DEIXA RESFRIAR - ESSES TRES SEGUNDOS O DISSIPADOR, POR SÍ SÓ DÁ CONTA) Qual o objetivo deste segundo teste ? r: VER SE A MÁQUINA DÁ O BOOT OU REINICIA TRES VEZES SEM MOSTRAR ABSOLUTAMENTE NADA NO MONITOR!

AGRADEÇO MUITO A QUEM CONSEGUIR ME RESPONDER UMA DESSAS PERGUNTAS !!!

Para eu mesmo começar por uma eliminação aqui de casa !

Agradeço muito mesmo,

Deus abençõe a todos nós ...

Itália!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah quero lembrar que nesta limpeza que fiz para tirar o chiado das fans utilizei o óleo WD40. Será que é isso que está impedindo o funcionamento normal? Mas todas as fans funcionam perfeitamente ...

Outra coisa meu HD é serial ATA será que a placa reconhece direto depois de dar erase no CMOS? Será que o PC não está localizando o HD? Será? Será?

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma 7NNXP da gigabyte com todas as frscuras , dual bios , dual power system etc.. , bom aconteceiu a mesma coisa comigo , a minha não queria mais dar video tambem !

no meio da minha placa-mãe tem um jumper onde coloco o fsp em auto (on = 1) ou em 100mhz ( off =0) , isso resolveu o problema !! ha eu tambem demonstei ela toda e fiz todo o processo com ela fora do gabinete e uma placa de video que puxa pouca forca da fonte e da placa-mãe , uma radeon9000

depois ficou normal ate agora !

5meses depois

:)

espero ter ajudado você

p.s essas placa maes da gigabyte sao otimas !!!

eu ate hoje so tive esse problma

e meu pc e todo overclokado !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu pela dica ... Só que há um problema: Minha placa não tem esse jumper ...

Sobre a placa de vídeo, acredito que não seja sobrecarga na fonte, já que a configuração é a mesma de quando funcionava .....

A respeito da Gigabyte é como eu sempre falo: É excelente placa só que meu amigo, quando funciona, quando não funciona, não adianta!!!

Agradeço muito e espero que todos continuem a dar sua colaboração que já estou entrando em panico!!!

Obrigadão!

Itália!

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que alguém tem conhecimento:

- Quando a placa mãe fica totalmente sem atitude nenhuma (parecendo morta) é problema nela?

Um exemplo rápido dos sintomas que já percebi na placa:

1º) A placa sempre que eu ligo ela reinicia a máquina tres vezes e para. (Duas vezes reinicia rapidamente e mais uma depois de uns dois segundos, isso tudo com o monitor parecendo estar em Stand-by).

2º) Quando a placa funcionava (ligava) e você com o dedo segurava uma das fan's do gabinete ela emitia um sinal de aviso. Na atual posição em que a placa se encontra, ela não faz mas isso. Pode segurar a vontade a fan, a placa não avisa mais e continua sem mostrar nada no vídeo.

3º) Não emite mais o som da caixinha quando liga. Sempre que ligava a máquina ela emitia um beep avisando. Não acontece mais.

Se alguém tem conhecimento nesse tipo de caso, por favor não deixe de dar uma ajuda em como pelo menos tentar fazer com que ela funcione.

Agradeço feliz 2005 a todos tenham um ano repleto de paz e alegria.

Felicidades,

Itália!

:-BEER:bandeira::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Italia@01 jan 2005, 15:06

Será que alguém tem conhecimento:

- Quando a placa mãe fica totalmente sem atitude nenhuma (parecendo morta) é problema nela?

Um exemplo rápido dos sintomas que já percebi na placa:

1º) A placa sempre que eu ligo ela reinicia a máquina tres vezes e para. (Duas vezes reinicia rapidamente e mais uma depois de uns dois segundos, isso tudo com o monitor parecendo estar em Stand-by).

2º) Quando a placa funcionava (ligava) e você com o dedo segurava uma das fan's do gabinete ela emitia um sinal de aviso. Na atual posição em que a placa se encontra, ela não faz mas isso. Pode segurar a vontade a fan, a placa não avisa mais e continua sem mostrar nada no vídeo.

3º) Não emite mais o som da caixinha quando liga. Sempre que ligava a máquina ela emitia um beep avisando. Não acontece mais.

Se alguém tem conhecimento nesse tipo de caso, por favor não deixe de dar uma ajuda em como pelo menos tentar fazer com que ela funcione.

Agradeço feliz 2005 a todos tenham um ano repleto de paz e alegria.

Felicidades,

Itália!

:-BEER:bandeira::bye:

Olá Amigo,

N conheço esta placa, mas queria te perguntar uma coisa. você esperou o WD40 evaporar um pouco antes de ligar a fonte e a MB? Pergunto isso porque o WD40 possui em sua formula componentes q produzem uma certa condutividade, e isto pode ter criado uma certa resistencia em algum lugar dentro dos coolers, como se fosse um pequeno curto. Ou seja, o WD40 é condutor (muita gente acha q n, mas é) e por isso deveria ser usado (pessoalmente nunca recomendaria) com muito cuidado...

Se você puder, tente arrumar outros coolers "secos" ou q n foram lubrificados com óleo ou abertos para ver se ela dá o start no SO. Espero que consiga logo...

Grande abraço e Feliz Ano Novo,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Brum RJ+01 jan 2005, 15:41QUOTE (Brum RJ @ 01 jan 2005, 15:41) Italia@01 jan 2005, 15:06

Será que alguém tem conhecimento:

- Quando a placa mãe fica totalmente sem atitude nenhuma (parecendo morta) é problema nela?

Um exemplo rápido dos sintomas que já percebi na placa:

1º) A placa sempre que eu ligo ela reinicia a máquina tres vezes e para. (Duas vezes reinicia rapidamente e mais uma depois de uns dois segundos, isso tudo com o monitor parecendo estar em Stand-by).

2º) Quando a placa funcionava (ligava) e você com o dedo segurava uma das fan's do gabinete ela emitia um sinal de aviso. Na atual posição em que a placa se encontra, ela não faz mas isso. Pode segurar a vontade a fan, a placa não avisa mais e continua sem mostrar nada no vídeo.

3º) Não emite mais o som da caixinha quando liga. Sempre que ligava a máquina ela emitia um beep avisando. Não acontece mais.

Se alguém tem conhecimento nesse tipo de caso, por favor não deixe de dar uma ajuda em como pelo menos tentar fazer com que ela funcione.

Agradeço feliz 2005 a todos tenham um ano repleto de paz e alegria.

Felicidades,

Itália!

:-BEER  :bandeira:  :bye:

Olá Amigo,

N conheço esta placa, mas queria te perguntar uma coisa. você esperou o WD40 evaporar um pouco antes de ligar a fonte e a MB? Pergunto isso porque o WD40 possui em sua formula componentes q produzem uma certa condutividade, e isto pode ter criado uma certa resistencia em algum lugar dentro dos coolers, como se fosse um pequeno curto. Ou seja, o WD40 é condutor (muita gente acha q n, mas é) e por isso deveria ser usado (pessoalmente nunca recomendaria) com muito cuidado...

Se você puder, tente arrumar outros coolers "secos" ou q n foram lubrificados com óleo ou abertos para ver se ela dá o start no SO. Espero que consiga logo...

Grande abraço e Feliz Ano Novo,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Italia@01 jan 2005, 16:55

Olá Amigo,

N conheço esta placa, mas queria te perguntar uma coisa. você esperou o WD40 evaporar um pouco antes de ligar a fonte e a MB? Pergunto isso porque o WD40 possui em sua formula componentes q produzem uma certa condutividade, e isto pode ter criado uma certa resistencia em algum lugar dentro dos coolers, como se fosse um pequeno curto. Ou seja, o WD40 é condutor (muita gente acha q n, mas é) e por isso deveria ser usado (pessoalmente nunca recomendaria) com muito cuidado...

Se você puder, tente arrumar outros coolers "secos" ou q n foram lubrificados com óleo ou abertos para ver se ela dá o start no SO. Espero que consiga logo...

Grande abraço e Feliz Ano Novo,

Brum

Opa o eu aqui de novo,

Bem quero antecipar uma resposta para vocês: O óleo WD-40 não é condutor.

Está escrito na embalagem do produto: "Os sistemas elétricos e eletrônicos secam com maior rapidez com wd-40, evitando curto-circuito."

Outra: Fiz o teste desligando todas as fans e ligando a máquina. O problema continuou ... Esta hipótese, segundo os testes, podemos descartar, já que a placa mesmo estando com as fans desligadas, deveria pelo menos ligar, até mesmo porque o CMOS foi zerado e nem opção na BIOS impede o correto funcionamento.

SE ALGUÉM TIVER MAIS IDÉIAS PARA O CASO, DICAS, DÚVIDAS, SOLUÇÕES, OPINIÕES, ENTRE OUTROS, POR FAVOR, NÃO DEIXE DE POSTAR AQUI !!! COMO JÁ DISSE É DE GRANDE UTILIDADE O TÓPICO, JÁ QUE NÃO DSOU SÓ EU QUE TENHO ESSE TIPO DE PROBLEMA COM PLACAS GIGABYTE !!!

AGRADEÇO A TODOS E UM ÓTIMO 2005 DE MUITAS ALEGRIAS, GLÓRIAS E PAZ!

FELICIDADES A TODOS,

ITÁLIA!

:-BEER:(:help::cry::muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Italia@01 jan 2005, 18:42

Bem quero antecipar uma resposta para vocês: O óleo WD-40 não é condutor.

Está escrito na embalagem do produto: "Os sistemas elétricos e eletrônicos secam com maior rapidez com wd-40, evitando curto-circuito."

Desculpe Itália, mas dependendo de como e onde você aplique o WD40, ele conduz sim eletricidade e causa estragos em equipamentos eletrônicos (pergunte à um tecnico de eletrônica "da antiga"), principalmente os sensíveis como micro computadores. Rótulo de produtos podem gerar muita confusão por conta de erros de interpretação do ususário...

Bom, lembrando q foi só uma dica... Espero que resolva logo seu problema. ;)

Grande Abraço e Boa Sorte! :bye:

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Brum RJ+01 jan 2005, 20:27QUOTE (Brum RJ @ 01 jan 2005, 20:27) Italia@01 jan 2005, 18:42

Bem quero antecipar uma resposta para vocês: O óleo WD-40 não é condutor.

Está escrito na embalagem do produto: "Os sistemas elétricos e eletrônicos secam com maior rapidez com wd-40, evitando curto-circuito."

Desculpe Itália, mas dependendo de como e onde você aplique o WD40, ele conduz sim eletricidade e causa estragos em equipamentos eletrônicos (pergunte à um tecnico de eletrônica "da antiga"), principalmente os sensíveis como micro computadores. Rótulo de produtos podem gerar muita confusão por conta de erros de interpretação do ususário...

Bom, lembrando q foi só uma dica... Espero que resolva logo seu problema. ;)

Grande Abraço e Boa Sorte! :bye:

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Italia@01 jan 2005, 20:55

Não sim claro pelo amor de Deus não foi intenção nenhuma minha querer dizer algo que você não sabia o que estava falando. Muito mesmo porque quem não manja nada aqui sou eu. Com absoluta certeza a sua intenção foi dar a dica e eu agradeço muitíssimo pela dica. É que eu acabei olhando no rótulo e vi isso escrito, minha intenção era transmitir que também poderia ser possível que não seja o óleo, para que a pessoa que tiver problema parecido não tenha logo de cara que é esse o problema, entendeu?

Tranquilo Itália, sem mal entendidos, apenas me preocupei em lhe alertar q existem casos q o WD causa danos. É sempre bom frisar isso para que outras pessoas passem isso a diante, pois o uso desse tipo de produto em eletricidade sem o devido cuidado pode causar danos nos equipamentos, e em certos casos, até danos à saúde...

Sobre sua placa, esse tipo de situação realmente causa uma certa falta de rumo a se tomar, pois se você n consegue nem entrar na bios fica muito complicado descobrir a fonte do problema. Já tentou usar uma outra placa de algum amigo pra verificar se é mesmo ela? Digo isso porque a pouco tempo troquei placa mãe, fonte, hd, e no fim as contas acabei descobrindo q era a memoria q estava com problemas. Tudo bem que ja estava querendo fazer um upgrade aqui, mas se n fosse o caso, olhe só a grana que eu teria gasto sem precisar...

Qualquer coisa no que eu puder ajudar é só falar!

Grande Abraço, :bye:

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pessoal,

Duas coisas já podem ser descartadas, ou seja, é certeza que não é o problema:

FONTE e MEMÓRIA!

Na fonte testei todas as saídas no multímetro.

E a memória substitui por um outro pente que tinha aqui.

É INCRIVEL, NÃO ACHAM?

O CASO WD-40 podem ficar tranquilo que não é. Já que desliguei todas as fans (menos a da fonte) e o problema persistiu.

Mais idéias,

Mais dicas,

Mais sugestões,

POSTE AQUI NO TÓPICO!!!

AGRADEÇO DE CORAÇÃO A TODOS, SEM EXCESSÕES, QUE ESTÃO ME AJUDANDO E ATÉ MESMO TENTANDO AJUDAR!!!

Abraço.

Itá!

:-BEER :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL DESCOBRI !!!!

OLHA O QUE EU ACHEI NO SITE DA GIGABYTE NO MODELO DE PLACA GA-8KNXP (REV. 1) CLICANDO EM DETAILS :

H/W Monitoring

1. ITE 8712F

2. System health status auto-detect and report by BIOS.

3. Hardware detecting and reporting for case open, power-in voltage, CPU voltage, and fan speed.

EU TINHA CERTEZA QUE ERA NA PLACA MÃE!!! AGORA PERGUNTO PARA vocês:

COMO EU DESARMO ESSA FUNÇÃO PARA MINHA PLACA VOLTAR AO NORMAL?

É certeza que é este sistema, pois quando mexi na placa lembro que começei a desmontar e havia esquecido de desligar a fonte no botão que ela tem ... O sistema armou o case open na BIOS. Como é flash, deve ter gravado nela. Aí está o galho a placa tem duas BIOS TB. Uma é original, a outra uma cópia!

Quero alerta-los que esta placa não tem jumper de clear CMOS, além que ela vem preparada na placa. Entendeu? Ou seja, tem o espaço marcado na placa onde o fabricante deveria ter soldado o socket para jumper. Tem até a tabelinha do lado dele que indica:

Clear CMOS

1-2 : CLEAR CMOS

2-3 : Normal

AGORA SIM QUEM SOUBER RESOLVERÁ O PROBLEMA !!!

AGRADEÇO A TODOS E TENHO CERTEZA QUE QUEM RESPONDER ESTA PERGUNTA AJUDARÁ A MUITOS OS USUÁRIOS DAS PLACAS GIGABYTE, POIS A MAIORIA DOS MODELOS DELA VEM COM ESSE SISTEMA!

Mais uma vez agradeço a todas as dicas e auxilios prestados por todos até o presente momento. Sempre disse que este fórum é o único que forma essa corrente como se todos fossem uma grande família ajudando uns aos outros.

Felicidades a todos,

Italiano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por milktank@02 jan 2005, 19:28

bateria a placa-mãe tem não é? retira a bateria de deixa uns 10 minutos sem bateria, assim deve zerar abios, e por favor não esquece de desligar afonte antes de mexer. :P

Aí está o problema eu já fiz isso que estava escrito no manual ... Já deixei 24h sem a bateria .... Deve ter outro jeito eu tenho certeza disso. Na primeira vez que aconteceu, a placa foi para a assistência técnica da Gigabyte na Tailândia e voltou alegando não ter problemas a placa. Só que foi sem funcionar e voltou funcionando !

Outra coisa, eu já tinha até certeza que ia dar esse pau de novo quando estava desmontando a primeira vez para limpar e percerbi que havia esquecido de desligar o botão da fonte.

POR ISSO peço A TODOS QUE POR FAVOR SE TIVEREM CONHECIMENTO EM COMO DESABILITAR ESSE SISTEMA DE SEGURANÇA DA PLACA, PARA ME AJUDAR! POR FAVOR !!!

Agradeço a todos do fórum,

Forte abraço,

Italia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...