Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

e aí Sombra Grande Tópico, cara para a Ati Radeon 9800XT 256Mb/bits BBA Hynix 2.5ns esse site TechPowerUp! Tem a Bios mais recente ou tem algum outro site que teria alguma bios mais recente?

Existe algum programa que eu possa ver qual as memos da placa de vídeo a velocidade delas, o PCB dela e o Chipset no caso de uma R9800Pro pra saber se é R360 ou 350, sem precisar mexer na Vga existe algum programa que de para ver tudo isso?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

renuac infelizmente não existe maneira de saber com 100% de certeza através de programas, o negócio mesmo é tirar o cooler e ver qual processador sua placa utiliza.

Quanto aos dados de sua placa de vídeo, é bem simples saber.

Baixe o programa ATi Tray Tools ou então o ATi Tools e clique em dump bios, escolha o local onde quer que ela seja dumpada (salva) e clique em OK.

Para saber todos os pormenores dela, baixe e instale o programa RaBiT (Radeon Bios Tuner), execute-o e abra o arquivo que você dumpou de sua placa de vídeo.

Eu particularmente desaconselho qualquer um a gravar o BIOS de uma 9800XT em uma 9800PRO, porque acredito que as latências das memórias das duas sejam diferentes, o que pode forçar as memórias de uma placa 9800PRO se estiver funcionando como XT. Aliás, vou baixar agora mesmo o BIOS da Radeon 9800XT e comparar com o da miha para ver se há diferenças entre os valores nos memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Rapaz eu tenho uma dessas e como o ganho transformando ela em XT não é nada fenomenal (o que inclusive dá pra conseguir com overclock), nem penso em colocar o de uma XT.

Obs: Comparando as latências das duas memórias, percebi que apenas 02 valores são diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kakual no link que eu indiquei num dos posts acima também existem vários BIOS para placas da MSI, infelizmente ele não está abrindo aqui agora, talvez por causa do meu provedor que anda com problemas para acessar alguns endereços, mas deve existir o BIOS de sua placa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sombra

Na opção Advanced há a opção de baixar a bios já modificada para valores escolhidos. Estou pensando em fazer um mini OVER e aproveitar para praticar(eheh) a atualização de bios. Nada muito forte, apenas passar de 338>340 e 378>380. Baixei o arquivo compactado, mas no BRAZIP, o arquivo tem a extensão .img! Achei meio estranho isso!

Descompactando com outro programa a extensão será a correta? Fiquei na dúvida....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Sombra pelo que vi minha 9800XT ta com a Bios mais recente mesmo com a Hynix.. queria saber qual os menores timings que poderia usar para ela? tá assim ela:

Field Value

Graphics Processor Properties

Video Adapter ATI Radeon 9800 XT

GPU Code Name R360

PCI Device 1002 / 4E4A

Transistors 117 million

Process Technology 0.15u

Bus Type AGP 8x

Memory Size 256 MB

GPU Clock 413 MHz  (original: 412 MHz)

RAMDAC Clock 400 MHz

Pixel Pipelines 8

TMU Per Pipeline 1

Vertex Shaders 4  (v2.0)

Pixel Shaders 1  (v2.0)

DirectX Hardware Support DirectX v9.0

Pixel Fillrate 3304 MPixel/s

Texel Fillrate 3304 MTexel/s

Memory Bus Properties

Bus Type DDR

Bus Width 256-bit

Real Clock 365 MHz (DDR)  (original: 365 MHz)

Effective Clock 730 MHz

Bandwidth 22.8 GB/s

Memory Timings

CAS Latency (CL)                4T

RAS To CAS Delay (tRCD) 3T

RAS Precharge (tRP)                3T

RAS Active Time (tRAS) 8T

Row Refresh Cycle Time (tRFC) 17T

RAS To RAS Delay (tRRD) 4T

Write Recovery Time (tWR) 2T

Quanto eu poderia abaixar elas +- sei lá se alguem souber uma q ja funcione.. ou o unico jeito é no teste mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

MEIRANETO, sei que existe a opção Advanced, mas eu sempre baixei a versão original, depois modifico o que quero com o programa RaBiT, na realidade a única modificação que fiz na minha foi a adição do suporte a sistemas de cores "ocultos".

Quanto ao over, só o faça se você já aplicou estes valores por software antes e não obteve nenhum problema, lembro bem que eu tinha uma placa que não conseguia nem 5MHz de over que dava problemas. Se você já usou exaustivamente a placa com esse overzinho e não teve problema algum, pode ir em frente, se quiser, é claro.

A extensão .img deve significar imagem, tente apenas dar um duplo clique sobre o arquivo para ver se ele se auto-extrai, não sei se algum compactador a suporta.

renuac, mexer com essas latências pode ser perigoso, tanto que no programa ATi Tray Tools é possível alterá-las por software, aconselho testar outros valores com ele primeiro se quiser mesmo mudar, mas eu nunca mexi nisso, levo a sério o aviso Very Dangerous (muito perigoso) que está na seção de edição de latências do programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sombra,

Não consegui fazer a atualização da BIOS utilizando o NVFLASH (FX5200 128MB da EVGA) - WINDOWS ME

A BIOS que estou querendo e´a nVidia FX5200NU 128MB Rev06. A minha BIOS original ( a que veio instalada quando comprei) é a FX5200NU 128MB Rev03.

A orientação é a seguinte no site do link abaixo:(http://www.techpowerup.com/articles/overclocking/vidcard/34)

Download the BIOS file and put it on a boot disk. Check bootdisk.com on how to get a boot disk.

Download nvflash (v4.41) and put it on this disk too.

Reboot your computer with the start diskette and run nvflash -b oldbios.bin to save your old bios just in case you might need it at a later time.

Now run nvflash -f newbios.bin Replace newbios.bin with the filename of the downloaded bios file.

If you are trying to flash a bios for a different card then you will get a security warning that the bios does not match your card. If you are absolutely sure that the bios is compatible you can use the -p and -u parameters to force flashing. For example nvflash -p -u -f bios.bin

Reboot your computer

Done

Gerei o disco de inicialização em Painel de Controle (Windows ME)/adicionar remover progras. O disquete ficou praticamente cheio para ainda por cima colocar os arquivos zipados do flash e do BIOS e depois descompacta-los. Potanto exclui o arquivo de extensão CAB, o readme.txt e o FDISK.exe para ganhar espaço no disquete.

Descompactei o NVFLASH e o arquivo da BIOS ( O txt da BIOS, não descompactei).

Detalhe: a extensão da BIOS não é bin e sim rom.

Reiniciei a máquina e dei a opção 3 - MSDOS sem suporte a CDROM.

Dei o comando nvflhash -b oldbios.bin p/ gravar a BIOS da placa.

Deu erro

LOAd: PCDMI ( ou alguma coisa asim) e uma referencia a algum arquivo com extensão ZIP.

Continuei e dei o comando nvflash -f nvidia~1.rom

Deu a mesma mensagem de erro.Tentei tambem com os parametros -p -u -f e deu no mesmo.

Qual é o problema? Por que essa banana não funciona?

Quando fiz o download do NVFLASH, no término dei a opção de abrir e o programa rodou, abrindo uma janela DOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom Luiz os arquivos a serem usados na atualização não precisam estar no mesmo diquete que é utilizado para o boot do micro, você pode gravá-los em um disquete à parte, basta apenas esperar que todos os arquivos necessários sejam carregados para rodar o MS-DOS, e quando aparecer a letra correspondente ao seu drive de disquete, tire o de boot e coloque o que contém os arquivos de atualização do BIOS.

Coloque todos os arquivos já descompactados e tente novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Ardisson, sua placa deve ser uma Radeon X600 PCI-E, não é?

Bom em qualquer caso o melhor que você tem a fazer é abrir um novo tópico aqui mesmo na seção placas de vídeo, pois poucas pessoas lêem este tópico aqui e com umn novo tópico você obteria mais respostas.

Acho que seu problema deve ser resolvido com a instalação da versão mais recente do Catalyst (versão 5.3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Gente... eu sou moh iniciante nesses lances d BIOS MOD... alguem poderia me dizer uq acontece se fizer BIOS MOD numa FX 5200 128/64 250/400 da tornado ? Ganharia algo em performance ? mesmo q pouca coisa ? se sim como faco o biosmod?

Desculpa a falta d informacao ;-) ! desde já agradeco!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Sombra,

Tenho uma Radeon Rex 9200SE da PcChips e gostaria de obter algumas informações:

1ª - Onde encontro a BIOS mais atual para esta placa?

2ª - Quais seriam os ganhos com a atualização?

3ª - Corro o risco de obter alguma incompatibilidade com minha placa mãe (PcChips M810LR)?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...