Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bruno Trovão

eu posso catar uma 9550 128/128 d um amigo da connect 3D aqui pra testar q é DX9 ela ?
Cara jamais faça isso, sua placa de vídeo é uma GeForce FX5200, e o fato de ambas darem suporte ao DirectX9 não quer dizer que possuem processamento igual, e fazendo isso tenho 100% de certeza que vai invalidar sua placa.

dvergara, recomendo atualizar só mesmo se estiver com algum problema no funcionamento normal de sua placa de vídeo, ou se sua placa de vídeo estiver visivelmente com desempenho abaixo das demais placas iguais a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo excelente tópico!

Eu já fazia um OC na minha PV via software, eu coloquei dissipadores nas memórias e troquei o cooler da GPU, e assim mantive um OC estável e seguro.

Só recentemente adquiri coragem para atualizar a BIOS da minha PV e tudo correu muito bem. Eu tenho uma Gecube 9800 Pro, que já rodava a um bom tempo com clocks de XT. Como a GPU é uma R350 eu não fiz o BIOS mod para XT, apenas usei a BIOS da 9800 Pro atualizada e com os clocks da XT, usei o modo advanced daquele site que está no final do primeiro post.

O resultado foi muito bom, 20 pontos a mais no 3D Mark 05 do que quando o mesmo OC era feito via software e com a BIOS velha. Agora fiz 2722 pontos sem nem forcar muito o OC. Se fosse para fazer o OC apenas para rodar o 3D Mark e depois voltar ao normal dava pra passar fácil dos 2750 pontos, mas prefiro fazer um OC mais realista e que eu possa usar no dia a dia sem ficar me preocupando com artefatos e com a temperatura.

Mais uma vez parabéns pelo ótimo tópico, foi realmente muito útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente como eu postei uma resposta a outro topico aqui sem querer acabei embaralhando uq eu queria perguntar... minhas duvidas sao:

Q mod daria pra fazer numa FX 5200 da Tornado 128/64 com clock de 250/400 ?

Q vantagens teria esse mod ?

Como fazer o mod ?

desde já agradeco a todos e foi mal pela minha falta d atencao !! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal

Será que podem me ajudar?

adquiri, a menos de um mes, uma PowerColor Radeon 9600 PRO 256 mb 128 bits EZ Edition ( 400 de gpu e 200 de memorias "400 efetivos" )

Quando faco over clock no processador grafico, vou longe, já fiz até 480 mhz sem nenhum artefato aparecendo na tela ou comportamento estranho...

porém, quando vou na memoria e coloco pra 219 mhz ( ou 438 efetivos ) ela comeca a esquentar e depois de uns 25 minutos comeca a aparecer os artefatos... Se coloco mais que 219 mhz o micro trava.

O mais estranho é que no site da própria Samsung, mostra que a memoria é projetada para para 250mhz ( 500 mhz efetivos ).

O que sera que acontece? Faço nessa placa, uns 2700 pontos no 3DMark 2003, mas acho isso pouco. Ta certo que não é nenhuma Brastemp, mas acho isso pouco.

Sera que com Updade de Bios consigo ir alem?

Sera que tem algo de errado com a placa, ja que um amigo meu, tem uma FX 5200 da MSI com a mesma memória e eu mesmo ja coloquei elas a 500mhz e ficou tudo certinho ( com uma performance bem bacana! )

Se colocar dissipadores de ram de VGA vai ajudar?

Obrigado a todos!

Soulerased :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu tenho uma placa de video 9200 64mb e uma placa mãe da asus a7v8x-x e ja tive muitos problemas com meu video

1° atualizei a bios da placa mãe pois na descrição da bios dizia haver uma incompatibilidade com as radeons e ai começaram meus problemas.... Pois o video ficou com um desempenho pessimo, ai só consegui resolver meu problema desatualizando a bios, mais mesmo assim não consigo utilizar minha placa de video 100% eu acho....

Queria saber se alguem ja teve esse problema, ou se tem alguma coisa pra eu fazer pra usar minha placa de video sem conflitos, pois mesmo atualizando a bios do video tb não consegui muito desempenho.....

plis ajudem-me....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

CHEFE. VOC CITOU QUE É POSSIVEL RECUPERAR A BIOS APAGADA DE UMA PLACA DE VIDEO AGP, UTILIZANDO UMA PLACA DE VIDEO PCI (SEGUNDO Phoenyx). TO PRECISANDO URGENTE DESTA INFORMAÇÃO POIS PERDI A MINHA BIOS DA PLACA DE VIDEO AGP NUMA TENTATIVA DE ATUALIZAÇÃO.

oBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1º) Arranje uma placa de vídeo PCI.

2º) Se já estiver com uma, inicie em modo DOS e rode o programa de flash da placa de vídeo "morta".

3º) Se ela está inativa, então ela não será listada como sendo um dispositivo existente, nessa parte eu nunca atuei mais imagino que funcione assim:

A placa de vídeo PCI fica sendo a identificada como Adapter nº 1 e a AGP como Adapter nº 0, mas isso é apenas suposição, siga os passos de atualização no tópico inicial, veja se sua PCI aparece listada como Adapter 1, caso apareça, force a atualização no Adapter 0. Lembrando que isso é apenas uma suposição, eu realmente nunca passei por isso, mas vou ver se consigo uma placa de vídeo PCI por aqui, corromperei o BIOS de minha placa de vídeo AGP atual, e tentarei atualizar depois, mas isso não é pra agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Farrapo, nesse caso não importa se o tópico é sobre atualização de placas ATi ou nVidia, já que memória é algo que existe em qualquer placa.

Quanto a sua dúvida, se você fizer uma "atualização" dessas, pode correr o risco de perder a placa de vídeo, pois geralmente placas com terminação LE e SE possuem memórias de 64 bits, contra os 128 bits padrões das FX 5200 comuns. Quer dizer, se você atualizar a comunicação entre processador gráfico e memória será forçada além da capacidade real da transferência, sem que o hardware da placa de vídeo ofereça suporte real para tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Olá Farrapo, nesse caso não importa se o tópico é sobre atualização de placas ATi ou nVidia, já que memória é algo que existe em qualquer placa.

beleza valeu Sombra_XXI!!!!!!!

Quanto a sua dúvida, se você fizer uma "atualização" dessas, pode correr o risco de perder a placa de vídeo, pois geralmente placas com terminação LE e SE possuem memórias de 64 bits, contra os 128 bits padrões das FX 5200 comuns. Quer dizer, se você atualizar a comunicação entre processador gráfico e memória será forçada além da capacidade real da transferência, sem que o hardware da placa de vídeo ofereça suporte real para tanto.

Certo mas sendo ambas as VGAs 128bits (tanto a LE como a padrão) teria algum problema?? Lembrando que as memos da que vai ser atulizada é 1ns mas lenta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom aí você pode fazer um cálculo simples pra saber até que frequências as memórias suportam, basta você dividir 1.000 pelo número de nanos e multiplicar por 2, por exemplo:

1.000/4ns = 250MHz*2 pulsos de dados = ~500MHz

Teoricamente uma memória de 4ns conseguiria chegar aos 500MHz, mas não depende só disso, o negócio é você testar sua placa fazendo overclock com algum programa para ver se não tem problema, pois pode ser que a alimentação seja insuficiente para aguentar o valor estimado e a placa ficar instável, com problemas de travamento ou texturas corrompidas, sem contar a frequência do GPU, tem que ver se ela é mais alta no novo BIOS, e se for, é bom testar antes fazendo overclock por software, porque nesse caso também tem o fator alimentação, nem sempre ela dá conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah sombra_XXI valeu!!!!

Só mais uma pergunta: esse calculo vale p/ qualquer VGA? NOva ou antiga AGP ou PCI-E???

Nisso me surgiu outra dúvida: minhas memos são de 5ns mas eu consigo colocar até 600 com tranquilidade (se não forçar o GPU) existe algum outro tipo de calculo p/ que eu consiga chegar a previsão de valor de freqüência de Memos de VGA?

EDIT: 600 com tranquilidade.... bem isso é o máx que eu consigo usar, se colocar 601 ela começa a dar pau e as vezes nem quer abrir jogo algum... mas tb só pega 600 com o GPU max de 290....

Em memos que não são samsung com ver a velocidade em NS???? tb são os 2 ultimos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Farrapo@06 de junho de 2005, 14:38

Só mais uma pergunta: esse calculo vale p/ qualquer VGA? NOva ou antiga AGP ou PCI-E???

Não, esse cálculo só serve para placas de vídeo que usam memórias DDR, para as antigas que usam SDR ele não serve.

Nisso me surgiu outra dúvida: minhas memos são de 5ns mas eu consigo colocar até 600 com tranquilidade (se não forçar o GPU) existe algum outro tipo de calculo p/ que eu consiga chegar a previsão de valor de freqüência de Memos de VGA?
Cara, colocar em 600MHz é forçar muito a barra nessa memória, talvez ela esteja dissipando bem o calor (com certeza deve ter dissipador nelas), mas ainda assim deve esquentar um bocado e se você manter elas assim devem danificar a longo prazo.
EDIT: 600 com tranquilidade.... bem isso é o máx que eu consigo usar, se colocar 601 ela começa a dar pau e as vezes nem quer abrir jogo algum...

Foi o que eu falei mais acima, com 600MHz elas ficam "no limite da realidade" (tinha um seriado com esse nome), nunca é bom deixar os clocks no limite, seja no GPU ou memória, é sempre recomendável deixar um pouco abaixo como margem de segurança.

Em memos que não são samsung com ver a velocidade em NS???? tb são os 2 ultimos?

Nem sempre, algumas só vendo mesmo o código e procurando no site da empresa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala ai sombra beleza, cara tive ausente do fórum por muito tempo estou meio por fora, agora diz ai se tem alguma atualização e algum ganho de performance para mim, tenho uma Radeon 95500 128MB/128BITS da CONECT3D .

Versão do BIOS 008.017

Data do BIOS 2005/01/18

Agradeço muito, uma abraço :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara é bem difícil ganhar em performance com atualização de BIOS, fora o meu caso com minha antiga Radeon 9800PRO da Sapphire não vi ninguém mais relatar algo parecido.

Qunato ao seu caso, creio ser quase impossível conseguir isso porque sua placa é baseada em uma Radeon 9600 só que um pouco inferior, quer dizer, por ser baseada em uma placa já antiga, é muito difícil a ATi ter cometido alguma falha na compilação do BIOS dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma R9100 e eu queria mudar a BIOS da Placa só para ela usar saída NTSC (Quando uso o TV OUT ela fica em Preto e Branco). Mas eu já usei o ATI TOOL e não acho a opcao DUMP BIOS.

Gostaria de saber como eu poderia salvar minha BIOS pra fazer tal modificacao e se, caso eu mude o Sistema de Cores, tem algum risco (por menor que seja) de perder a placa.

abraços pra todos

E obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

denispebr tenho a impressão que você está usando uma versão antiga do programa, se você tivesse com uma atualizada veria facilmente a opção.

Baixe um dos dois programas dos links que eu coloquei na 1ª página, e você poderá salvar o BIOS de sua placa de vídeo.

Quanto a mudar o sistema de cores e perder a placa, creio não haver essa possibilidade, o que pode acontecer é o de sempre, algum erro na gravação, mas isso pode ocorrer mude você o sistema de cores ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@18 de junho de 2005, 22:50

Cara é bem difícil ganhar em performance com atualização de BIOS, fora o meu caso com minha antiga Radeon 9800PRO da Sapphire não vi ninguém mais relatar algo parecido.

Qunato ao seu caso, creio ser quase impossível conseguir isso porque sua placa é baseada em uma Radeon 9600 só que um pouco inferior, quer dizer, por ser baseada em uma placa já antiga, é muito difícil a ATi ter cometido alguma falha na compilação do BIOS dela.

Cara fico muito agradecido pela atenção.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@20 de junho de 2005, 18:18

denispebr tenho a impressão que você está usando uma versão antiga do programa, se você tivesse com uma atualizada veria facilmente a opção.

Baixe um dos dois programas dos links que eu coloquei na 1ª página, e você poderá salvar o BIOS de sua placa de vídeo.

Quanto a mudar o sistema de cores e perder a placa, creio não haver essa possibilidade, o que pode acontecer é o de sempre, algum erro na gravação, mas isso pode ocorrer mude você o sistema de cores ou não.

----------------------------------------------------

Olá, Sombra!

Ao entrar em http://www.techpowerup.com/atitool/ já há um screenshot da versão 0.24 Beta 3 e não há o botão DUMP BIOS.

Queria tambem saber se, caso eu consiga salvar minha BIOS, você poderia me ajudar a ajeitá-la.

Agradeço a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...