Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

denispebr lembrei de uma coisa, todas as Radeons já oferecem suporte ao formato NTSC, sendo que a maioria não oferece suporte ao sistema PAL-M, nesse caso, não sei qual o seu televisor, mas é certo que deve estar configurado para usar PAL-M.

Um vizinho meu tem um televisor marca Zenith, que oferece suporte aos sistemas NTSC e PAL-M não possui opção de seleção entre os sistemas, quer dizer, é sempre automática, mas por alguma razão alguns componentes NTSC ficam em preto e branco na TV dele, mas ficam coloridos na minha, que possui seleção manual. Será que a sua não se encaixa nesse exemplo?

Bom, acabei de instalar o programa pra testar, e a opção Dump BIOS ainda existe, mas agora está em outro lugar. Você pode encontrá-la clicando em Settings e depois escolher a opção Miscellaneous no campo acima, daí você verá quatro opções bem abaixo sendo uma delas o Dump BIOS. Salve-o com o nome que quiser e pronto.

Mais tarde incluirei no meu tutorial como ativar os outros sistemas de cor, não ia fazer isso por ser bastante simples, mas como outros já perguntaram sobre o assunto, acho que não custa nada adicionar, espere que no máximo até amanhã (ainda nesta madrugada) já estará lá o passo-a-passo, OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@20 de junho de 2005, 23:04

denispebr lembrei de uma coisa, todas as Radeons já oferecem suporte ao formato NTSC, sendo que a maioria não oferece suporte ao sistema PAL-M, nesse caso, não sei qual o seu televisor, mas é certo que deve estar configurado para usar PAL-M.

Um vizinho meu tem um televisor marca Zenith, que oferece suporte aos sistemas NTSC e PAL-M não possui opção de seleção entre os sistemas, quer dizer, é sempre automática, mas por alguma razão alguns componentes NTSC ficam em preto e branco na TV dele, mas ficam coloridos na minha, que possui seleção manual. Será que a sua não se encaixa nesse exemplo?

Bom, acabei de instalar o programa pra testar, e a opção Dump BIOS ainda existe, mas agora está em outro lugar. Você pode encontrá-la clicando em Settings e depois escolher a opção Miscellaneous no campo acima, daí você verá quatro opções bem abaixo sendo uma delas o Dump BIOS. Salve-o com o nome que quiser e pronto.

Mais tarde incluirei no meu tutorial como ativar os outros sistemas de cor, não ia fazer isso por ser bastante simples, mas como outros já perguntaram sobre o assunto, acho que não custa nada adicionar, espere que no máximo até amanhã (ainda nesta madrugada) já estará lá o passo-a-passo, OK.

Olá, Sombra. Eu queria mudar para o sistema de cores NTSC, mas o BIOS da minha placa não o possui. Minha televisão tem as opções AUTO, NTSC e PAL-M, mas em nenhum a TV fica colorida. Eu não estou em casa no momento, logo não posso testar o DUMP. Assim que chegar, eu testarei. Obrigado.

Sim!!! Não precisa do TUTORIAL, pois eu sei selecionar os sistemas de cores. O problema é exatamente não possuir o NTSC. Caso eu consiga o DUMP, eu pegarei um EDITOR DE BIOS e adicionarei o NTSC. Ai, eu gostaria, depois, de saber como ativar a nova BIOS. Valeo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por denispebr@20 de junho de 2005, 23:33

Sim!!! Não precisa do TUTORIAL, pois eu sei selecionar os sistemas de cores. O problema é exatamente não possuir o NTSC. Caso eu consiga o DUMP, eu pegarei um EDITOR DE BIOS e adicionarei o NTSC. Ai, eu gostaria, depois, de saber como ativar a nova BIOS. Valeo

Olha, pra ativá-lo você vai precisar de duas coisas:

1º) Gravar o BIOS modificado na sua placa de vídeo.

2º) Instalar, além do driver da placa de vídeo, o Painel de Controle Clássico ou o Control Center, pois é neles que você terá a opção do sistema de cores. Caso não queira instalar nenhum dos dois acima, você pode instalar o programa ATi Tray Tools, que também oferece a opção e possui link na página do tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

***TÓPICO INICIAL ATUALIZADO***

Após algumas indagações a respeito, resolvi incluir junto com o tutorial o procedimento para ativar outros sistemas de cor, entre eles, o PAL-M.

O nome do tópico também foi modificado, antes era Atualização de BIOS em Placas de Vídeo e passou a se chamar Atualização de BIOS em Placas Radeon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@21 de junho de 2005, 01:19

***TÓPICO INICIAL ATUALIZADO***

Após algumas indagações a respeito, resolvi incluir junto com o tutorial o procedimento para ativar outros sistemas de cor, entre eles, o PAL-M.

O nome do tópico também foi modificado, antes era Atualização de BIOS em Placas de Vídeo e passou a se chamar Atualização de BIOS em Placas Radeon.

Desculpe por encher tanto. Eu consegui salvar a BIOS mas apareceu 0 Bytes sucessfully saved to bios.bin. Meu Deus!!! E agora? Tanta confusao pra salvar a BIOS e agora não pega :/ E agora? abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ATI Tray Tools, a opção Dump Video BIOS encontra-se desativada, como se o computador não reconhecesse a BIOS. Eu entrei de novo nas configurações de vídeo, e percebi que lá não possui nem a opção PAL-M nem NTSC. Mas minha televisão possui PAL-N, PAL-M e NTSC. Botei em PAL-N o computador e minha televisão, mas não pega. Quando eu APLICO a configuração, ele aceita, mas ao ver as propriedades da TV no computador, ele diz que está em PAL-B, mesmo depois de aplicadas as configurações.

Ai, resolvi instalar o Catalyst7962031202 que eu tinha gravado em um CD de BackUp. Quando o computador reiniciou, muitas opções das Propriedades de Vídeo desapareceram (inclusive onde escolho o Sistema de Cores.

Pelo que vi, as coisas pioraram. HEhehehehe...

Espero que vocês possam me guiar pra solucionar essa porcaria

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara só tem um jeito, você sabe qual é o fabricante de sua Radeon?

O negócio é você baixar um arquivo BIOS para ela da Internet, modificá-lo e atualizar a sua placa com ele.

Baixo os BIOS de um site (o link dele está na 1ª página) e em todas as atualizações que fiz até agora não tive problema algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricante? Se não for ATI eu não sei qual seria não.

HEhehehe... SE for ATI mesmo, eu procurei no site indicado na primeira página e não possui a BIOS da ATI RADEON 9100

Lá tem 9100 da Gigabyte, HIS, Powercolor, Sapphire, Visiontek e X-Power. MAs acho que não seria isso, né?

:/

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na realidade você pode sim usar BIOS de outras fabricantes, mas você deve prestar atenção se os clocks da placa são os mesmos, se for possível, abra o seu gabinete e veja qual é a fabricante da memória dela, se for Hynix você pode baixar a da Gigabyte. A propósito, quais são os clocks de sua placa de vídeo? É mesmo 250/250MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pôr aqui todas as informações que consegui da minha placa de vídeo:

Descrição do Dispositivo: RADEON 9100 SERIES

Identificação do Adaptador: RADEON 9100 SERIES

Identificação da BIOS: BK-AMI VER008.004.008.000

Tipo de Circuito: RADEON 9100 AGP (0x514D)

Tipo de DAC: Internal DAC (350 MHz)

Controladores instalados: ati2dvag (6.14.10.6404 - ATI Catalyst 3.10)

Tamanho da Memória: 128 MB

FABRICANTE DO ADAPTADOR GRÁFICO

Nome da Empresa: http://www.ati.com/products/home-office.html

Download do Controlador: http://www.ati.com/support/driver.html

PROPRIEDADES DO PROCESSADOR GRÁFICO

Adaptador Gráfico: ATI RADEON 9100 (R200)

Número de Código: R200

Dispositivo PCI: 1002 / 514D

Transístores: 60 milhões

Tecnologia Utilizada: 0.15u

Tipo de BUS: AGP

Tamanho da Memória: 128 MB

Velocidade do Clock: 250MHz

Clock RAMDAC: 400MHz

Pixels Pipelines: 4

TMU por Pipeline: 2

Vertex Shaders: 1 (v1.1)

Pixel Shaders: 1 (v.1.4)

Suporte para o HardWare DirectX: Directx v8.1

Pixel Filtrate: 1000 MPixel/s

Texel Filtrate: 2000 MTexel/s

PROPRIEDADES DA MEMÓRIA BUS

Tipo de BUS: DDR

Largura do BUS: 128 bits

Clock Real: 200 MHz (DDR)

Clock Efetivo: 400 MHz

Banda: 6400Mb/s

-----------------------------------

Na hora que instalei o Catalyst, as configurações do ATI (Propriedades de Vídeo desapareceram). E fora que, mesmo em preto e branco, quando eu mandei o PC passar um filme e um clipe (MPG/AVI) a tela da TV ficou preta (igual quando você quer dar um Print Screen pra salvar imagens de filme).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Sombra XXI

Bem... Agora eu desisto.... HEhehehe... Peguei a BIOS que tu recomendasse e na hora que fui editar com RaBiT, as opções que há são apenas "None" e "Pal". Acho que, realmente, minha placa não tem configuração pra isso. Se bem que meu objetivo era ver filmes/clipes na TV. Mas realmente não pega, pois a tela fica preta. Obrigado. Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem tudo está perdido, espere que dentro de pouco tempo voltarei com algumas informações.

EDIT: denispebr você não seguiu todos os meus passos devidamente, peguei o BIOS e fiz a habilitação dos demais sistemas e deu certo, caso você queira baixar o arquivo já modificado vai o link abaixo, é só baixar e gravar o BIOS na placa. Compactei o arquivo para evitar erros de corrupção durante a transferência.

http://galeon.hispavista.com/sombraxxi/BIO...0AllSystems.zip

Se não der certo clicando em cima, copie o link e cole na barra de endereços que não dá erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera!

Eu tambem tive esse problema com a 8500le...do 0 bytes gravados hehe...e não consegui resolver..

mas agora meu problema é outro - o problema é com o RABIT. Sempre que eu vou salvar a bios modificada (só modifiquei o negocio do PAL-M), como ja fiz em outras placas, dá erro! O rabit executa uma operação ilegal e precisa ser fechado! E nunca salva a droga do arquivo.

Ja baixei o rabit de novo, tentei usar em modo de segurança, nada deu certo, sempre dá erro. O que poderia ser? tem outro programa estilo Rabit que dê pra mudar o esquema de pal-m e gravar um novo arquivo de bios?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí cara, sombra beleza? Estou t escrevendo esta mensagem pois a minha 9600XT da Gecube (500/500), memos hynix está com o seguinte problema: no desktop do windows ela está com algumas cores trocadas e quando rodo jogos ela está com muitos artefatos. Eu gsotaria de saber se existe a possibilidade de eu resolver esse problema atualizando a bios e qual bios q você recomendaria eu colocar pois naquele link q você colocou não achei bios atualizada pra minha placa, a não ser q possa colocar de outro fabricante, só olhei no gecube... por favor, me ajude aí...

[]´s :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala titon.

Diz aí, ela apresenta erros durante o post, quero dizer, assim que você liga o micro as letras aparecem de forma estranha ou colorida mesmo antes de entrar no Windows?

Se não, acho que não deve ter nada a ver com BIOS, pode ser problema com drivers, da placa de vídeo ou do AGP. Além disso, repare se o cooler dela está funcionando, pode ser superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@28 de junho de 2005, 09:08

Fala titon.

Diz aí, ela apresenta erros durante o post, quero dizer, assim que você liga o micro as letras aparecem de forma estranha ou colorida mesmo antes de entrar no Windows?

Se não, acho que não deve ter nada a ver com BIOS, pode ser problema com drivers, da placa de vídeo ou do AGP. Além disso, repare se o cooler dela está funcionando, pode ser superaquecimento.

Cara, no post fica tudo ok. Problemas de driver não deve ser pois já usei o omega, o dna e os originais da ATI e ocorrem os mesmos problemas. Do slot AGP também não é pois coloquei uma FX5600 do meu primo e funcionou beleza. O cooler também está ok, até tirei ele fora, lubrifiquei e coloquei pasta térmica nova entre o processador de vídeo e o dissipador... tem mais alguma ideia do q pode ser? Estou desesperado cara, não sei mais o q fazer....

[]´s :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  aí cara, sombra beleza? Estou t escrevendo esta mensagem pois a minha 9600XT da Gecube (500/500), memos hynix está com o seguinte problema: no desktop do windows ela está com algumas cores trocadas e quando rodo jogos ela está com muitos artefatos. Eu gsotaria de saber se existe a possibilidade de eu resolver esse problema atualizando a bios e qual bios q você recomendaria eu colocar pois naquele link q você colocou não achei bios atualizada pra minha placa, a não ser q possa colocar de outro fabricante, só olhei no gecube... por favor, me ajude aí...

Tche eu tenho uma pergunta: tu mora perto da praia???

Olha eu peguei uma fx5200 com o mesmo problema p/ um pouco pior e é o seguinte:

Se morares perto de praia tenta lavar a VGA pois a maresia pode influenciar nos conctores da VGA, e é interessante lavar a placa-mãe tb, a máquina que peguei estava com o slot AGP quase comido pela maresia.

Tenta atualizar mesmo a BIOS (dá uma procurada, porque os sites que sei são NVIDIA) pode resolver teu pro.

O meu resolveu com um conjunto de coisas, mas foi mas ou menos isso que fiz.

PS: se não achares BIOS mais nova tem uma solução: pega a bios de alguma VGA igual a tua usa o x-bios p/ copiar a bios e copia essa bios p/ tua VGA, é uma alternativa.

Boa sorte e espero ter ajudado.

EDIT: cara li com mais calma teu post e acho que tem uma solução mais pratica. 1º se tu testou a VGA do teu amigo com mesmo driver e não deu pau tenta alem do underclock sugerido pelo sombra colocar as configurações de performance em "performance" ou "high performance" isso deve fazer a qualidade grafica baixar fazendo que a GPU seja menos exigida. Outra, dependendo a versão do DNA ele fresca com algumas VGAs (afirmo isso porque sou usuario de DNA) e se pegares outra versão pode funcionar. Se intalares DNA instale em "Balanced" é o mais seguro contra problemas. Acho que é isso. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por denispebr@29 de junho de 2005, 10:34

Eu pretendo gravar o flashrom em um disquete e a BIOS em outra.

Não precisa, deixa os dois em um disquete só, os arquivos são muito pequenos, mas faça um teste pra ver se o disquete está bom antes, copiando ainda no ambiente Windows o conteúdo dele para qulquer pasta que quiser, se copiar tudo sem erro é porque ele está bom.
Eu gostaria de saber se, usando disquetes, eu preciso do Disco de Inicializacao do 98 ou do Disco de BOOT do Win 98.
Precisa, pois não existe a opção de iniciar em Modo MS-DOS no XP, mas você pode criar um disco de inicialização no próprio Windows XP, basta colocar o disquete, clicar em Formatar, e escolher a opção Criar um disco de inicialização do MS-DOS, depois clique em Iniciar e é só esperar o processo de criação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por titon@28 de junho de 2005, 13:15

Cara, no post fica tudo ok. Problemas de driver não deve ser pois já usei o omega, o dna e os originais da ATI e ocorrem os mesmos problemas. Do slot AGP também não é pois coloquei uma FX5600 do meu primo e funcionou beleza. O cooler também está ok, até tirei ele fora, lubrifiquei e coloquei pasta térmica nova entre o processador de vídeo e o dissipador... tem mais alguma ideia do q pode ser? Estou desesperado cara, não sei mais o q fazer....

[]´s  :aranha:

VALEU GALERA, CONSEGUI RESOLVER O MEU PROBLEMA!!!! REGRAVEI A BIOS CONFORME O TUTORIAL E ELA FICOU ZERADA!!!! muito OBRIGADO A TODOS Q ME AJUDARAM, JA ESTAVA QUASE JOGANDO ELA FORA!!!! VALEU!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...