Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS em Placas Radeon


Sombra_XXI

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom Sean, agora vai ficar um pouco mais difícil de explicar pois estou sem uma placa ATI e o ATI Tray Tools não roda sem uma instalada.

Edit: rodei o ATI Tool e o programa avisa que não encontrou nenhuma placa ATI instalada, mas ficou navegável, o caminho para salvar o BIOS com ele é o seguinte:

1 - Abra o ATI Tool e na tela inicial, clique em Settings;

2 - No campo de escolha, selecione a opção Miscellaneous.

Pronto, você verá a tela como na imagem abaixo, repare que a opção Dump BIOS não é selecionável no meu caso porque no sistema não existe uma placa Radeon instalada.

atitool7kq.png

Edit 2: Respondendo sua 2ª pergunta, SIM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sombra! Parabéns pelo tutorial!

Bom! Antes de mais nada, eu ví que alguns passaram pelo mesmo problema que eu em relação à salvar a bios na placa! Eu tentei os comandos mencionados no tutorial ([flashrom -p <#apd> arquivo.bin(ou rom)], [flashrom -p -f <#apd> arquivo.bin(ou rom)]) e não deu certo, mas eu achei na net um outro comado e parece que deu certo:

flashrom -f -p -sst <#adp> arquivo.bin(ou rom) (esse -sst não aparece na lista de comando do flashrom)

Antes disso eu modifiquei a BIOS de acordo com o descrito no tutorial para alterar o sistema de cor. Eu tenho uma tv PAL-M antiga e preciso mudar o sistema da placa também para PAL-M.

Porém eu não entendi direito o descrito abaixo:

Clique no campo circulado em vermelho para habilitar os outros sistemas na sua placa de vídeo, repare que você pode também selecionar qual será usado como padrão da placa, inclusive durante a inicialização do micro, mas isso não deu certo pra minha placa, eu escolhi o sistema PAL-M mas ela manteve o NTSC como padrão. Veja abaixo uma lista com alguns dos sistemas disponíveis (a lista real é bem maior) que a placa passará a usar:

Aconteceu isso comigo. Eu escolhi o sistema PAL-M além de marcar a opção de suporte a tvs antigas e não deu certo. Neste caso eu devo deixar o sistema padrão como NTSC e só mexer no suporte a tvs antigas?

agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não flavioctm, a opção para escolher um padrão é só mesmo para escolher qual a placa vai usar ao ser ligada, o que importa mesmo é marcar a caixa de verificação. Talvez sua placa se encaixe no problema descrito numa das observações que fiz, parece que em algumas placas não podem ser ativados alguns sistemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Seguinte, meu amigo segundo ele estava usando essa vga( x1900xt da saphire) em defalt, quando de repente ela deu algumas piscadas de tela e não mais partiu junto ao boot, peguei a mesma para ver se através de **Flashrom e atiwinflash** daria na aquisição de outra bios, nenhum desses programas em windows era possivel a detecção da mesma, fiz então em modo dos, com um disco de boot de 98Se e tal, mais quando eu dou comando para detectar em qual numero se encontra o dispositvo, o mesmo volta com a frase que diz que não existe nenhum dispositivo ATI instalado, se tento fazer o comando forçado me volta um outro erro piscando em vermelho "0FL01"pressione 1 to contniue", gostaria de saber aqui dos feras o que acontece.

OBS: a vga ta intacta fisicamentel, não há indicios de queima ou danos em componentes, o cooler gira perfeitamente, sinal de que não a curto por parte fisica e etc.

Abraços e fico no aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Qual a versão do flashrom que utilizou? Essa placa é razoavelmente razoavelmente nova e os programas devem oferecer suporte para atualização nelas.

O FlashROM parou no tempo e não recebe atualização desde 2004. Se ainda não fez isso, tente usar o ATIFlash, que foi atualizado pela última vez em dezembro/2006 (v3.25).

Download ATIFlash 3.25

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Qual a versão do flashrom que utilizou? Essa placa é razoavelmente razoavelmente nova e os programas devem oferecer suporte para atualização nelas.

O FlashROM parou no tempo e não recebe atualização desde 2004. Se ainda não fez isso, tente usar o ATIFlash, que foi atualizado pela última vez em dezembro/2006 (v3.25).

Download ATIFlash 3.25

Opa, valeu viu sombra, mais sem sucesso viu cara, tentei com todos programas mais novos (2006) e nada, o dispositovo(vga) nem via dos nem via Windows é detectado, o estranho é que a mesma estar rodando o cooler tudo certinho e nada de queimado, bom, seilá, é esperar pra ver, mais alguma dica de alguem, abraços cara e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O fato do cooler estar rodando não significa muita coisa, afinal, a ventoinha é ligada ao conector do PCB e a placa funcionando ou não, a corrente elétrica sempre irá fazer o cooler funcionar, a única diferença é que se a placa estivesse funcionando devidamente, após carregado o sistema operacional, ela poderia controlar a velocidade da rotação de acordo com a configuração do modo de desempenho (ex.: 2D, low power 3D, Performance 3D, etc...).

Mas se você consegue com ela, ver a tela inicial em modo MS-DOS, pode ser que o problema tenha solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou tentar fazer uma atualização da bios de uma x700 da Saphire usando uma placa PCI pois a X700 Não da para ver nada, fica tudo embaralhado ou quadradinhos na tela.

Não li todas as respostas e perguntas desse tópico e não seei se alguem aqui já fez esse procedimento e o que aconteceu, se alguem tiver dicas ou informações além o tutorial agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

bem, assumo que não entendo nada disso (aliás, por isso mesmo que estou aqui tirando duvidas).

uso uma radeon 9600 SE.

em um processador athlon amd 2.8 (rodando a 2.1)

quanto a placa-mãe, bem.. se você poder me dizer onde poderia verificar isso, se isso realmente constar, estarei grato em repostar com a informação.

minha dúvida é a seguinte.

uma bios mal programada, ou instalada (que seja), poderia ocorrer no mal funcionamento assim como fazer o computador reiniciar bruptamente?

o que acontece aqui é o seguinte, tudo executado que usa a performance da placa de vídeo, ao passar de um tempo o pc é reiniciado. esse tempo muda dependendo do quanto ele usa da placa de vídeo.

problema de aquecimento? não. tudo não passa de 40°.

o que me intrigam são duas coisas, a BIOS (agora depois de ler este tópico, imaginando ser possível) e a constatação de dois adaptadores de vídeo no lista do gerenciador de dispositivos. (o que acabou de me vir a mente que também poderia ser mal configuração da bios, da placa de video ou placa-mãe, mas como já disse, seu leigo no assunto).

ele consta Radeon 9600 SE Family (Microsoft Corporation)

e uma outra Radeon 9600 SE SEC Family (Microsoft Corporation)

nunca tentei fazer CrossFire, nem ao menos tem segundo slot pra isso. (mais uma vez ressalto que sou leigo no assunto).

é normal constar esse "SEC"?

se eu desinstalo ele, ao reiniciar a máquina ele detecta de novo.

me desculpe se postei em lugar errado, imagino agora (pelo tamanho do post) que bom mesmo seria iniciar um tópico. mas mesmo assim deixo o post aqui.

[red]!!!MUITÍSSIMO OBRIGADO!!![/red]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

to com um probleminha, tenho um Sempron 2600+ 512 Ram, video Radeon 9550 256mb, e tentando atualizar a bios p trasformala em uma 9600 Pro, tem como ne ? pois ja vi alguns comentarios a respeito, so q ela acaba virando uma 9600 XT e a imagem fica aparecendo um monte d pontinhos brancos ou toda estremecida, p evitar algo mais serio voltei com a bios original deixando em 9550 mesmo, queria saber qual bios posso usar corretamente a minha placa é da powercolor Versão da BIOS 008.017D.033.000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou querendo atualizar minha BIOS porque eu instalo o windows vista aqui e depois que instalo a placa de video acaba com o computador.. fica super lento mais mt lentro mesmo..

Então me falaram para atualizar a BIOS que resolveria o problema.

Li o tutorial mais não to conseguindo copiar a bios atual, estou usando o programa ATI Tray Tools quando coloca pra copiar ele da essa mensagem "Não suportado em placas com R5xx"

Dae baixei o ATITool, so q instalo o programa e e quando abro o programa so fica travado não consigo fazer nada nele.. :/

Alguma ideia de como posso fazer o backup da minha Bios atual?

Minha placa é uma ATI Sapphire HD 2600 XT

Falou..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

É galera me ferrei ao mexer na bios com o rabit,minha powercolor radeon9600pro tava rodando a 440/420 queria ver se voltando ao original ela dava os mesmos pontos no 3dmark,puxei a bios com o winflash,modifiquei o overclock p/ 400/400 e na hora de gravar a bios de novo ouve um erro na gravação com o rabit,desliguei o pc e a placa agora não funciona mais o cooler gira mas imagem nem pensar,utilizando o tutorial liguei o monitor no video onboard e com flashrom -i tentei achar as informações da placa e o flashrom disse que não achou a placa.Tive que mudar o setup p/ internal vga pois se deixar como agp/internal vga com o cabo no onboard não aparece imagem.

O setup influência alguma coisa p/ o flashrom ver a placa ou ele não ve a placa porque ela já era de vez?

Eziste alguém em Curitiba que tire o chip da bios e regrave de novo a bios fora da placa?

Para que que serve aquele jumper que tem na placa de video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Sombra_XXI eu não consigo fazer nada por aqui ta tudo meio travado..o ATITool não fuinciona direito, ele abre e fica lento lento lento.. não tem como mexer nele, é impossivel.

Dae fui tentar atualizar igual sem fazer o backup da BIOS... segui os passos e quando entrei no DOS para ver a numeração q tem nas informações e tal simplesmente disse q não existia placa ATI no meu computador..

Será algum problema na minha VGA ou pode ser a minha placa mãe q é uma ***** e de má qualidade pois eu tenho uma foxcoon e tal... será q trocando de mobo resolve ou pode ser a VGA mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sombra_XXI eu não consigo fazer nada por aqui ta tudo meio travado..o ATITool não fuinciona direito, ele abre e fica lento lento lento.. não tem como mexer nele, é impossivel.

Dae fui tentar atualizar igual sem fazer o backup da BIOS... segui os passos e quando entrei no DOS para ver a numeração q tem nas informações e tal simplesmente disse q não existia placa ATI no meu computador..

Será algum problema na minha VGA ou pode ser a minha placa mãe q é uma ***** e de má qualidade pois eu tenho uma foxcoon e tal... será q trocando de mobo resolve ou pode ser a VGA mesmo?

Dae cara beleza,

Seguinte eu tava com o mesmo problema até que consegui uma placa de video pci,liguei o monitor nela e rodei o flashrom -i,pronto minha placa de video agp foi vista no sistema,depois rodei flashrom -p 0 nome da bios.bin ou rom e voltou a funcionar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...