Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Em busca de um pouco mais de memória livre no Linux


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

Confesso. Nunca me dei bem com Linux, nenhuma distribuição sobreviveu mais que 2 dias no meu disco, visto que ainda não está totalmente pronto para os Desktop Users. Esta é a minha opinião.

Em mais uma tentativa de domar o pinguim, instalei o Mandrake 10.1. Depois do Kurumin, esta versão me agradou muito, mas algo me incomoda em qualquer distribuição Linux, que é o consumo de memória. Neste momento, estou apenas com 9MB de 384MB DDR333 acomodados numa L7VTA com um Duron 1.6 e 30GB de dsico, sendo 10GB reservados ao Mandrake. Não tenho muita coisa aberta aqui para ter apenas 9MB livres. Com 256MB no XP eu preciso ter muita coisa rodando em segundo plano para a memória livre cair para 50MB. O que posso fazer para ganhar mais memória, já que me incomoda um pouco ter pouca memória de um sistema que dizem ser "leve".

No aguardo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você esta vendo isto pelo comando free -m você esta interpretando os dados erroneamente... uma parte desta memoria esta como cache... não esta ocupada... veja o uso da sua swap tambem... se não estiver sendo usada é por que tem bastante memoria livre...

E uma das caracteriscas do Linux com certeza não é a de pesado... uso meu Slackware e ele roda leve leve aqui nos meus 256 MB... com os mais variados programas abertos... coisa que nem sonhando posso fazer no Win XP da minha irmã...

E Linux esta sim completamente preparado para os Desktop Users sim... é só as pessoas deixarem deste preconceito de que Linux é só para hackres e procurarem aprender um pouco mais sobre o sistema do mesmo jeito como fizeram com o Windows quando ainda não sabiam o que era um sistema operacional...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa é uma dúvida clássica... como o antony explicou o penguin usa a memória "livre" como cache de disco... ou seja, ele aproveita melhor os seus recursos de hardware... agilizando suas tarefas...

estou com ele "solo" desde abril/04... uso para entretenimento (mp3, DVD, fotos, jogos)... internet (e-mail, IM, internet, publicação)... trabalho (edição de textos, planilhas, apresentações, imagens)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Roger_2@28 dez 2004, 03:18

essa é uma dúvida clássica... como o antony explicou o penguin usa a memória "livre" como cache de disco... ou seja, ele aproveita melhor os seus recursos de hardware... agilizando suas tarefas...

estou com ele "solo" desde abril/04... uso para entretenimento (mp3, DVD, fotos, jogos)... internet (e-mail, IM, internet, publicação)... trabalho (edição de textos, planilhas, apresentações, imagens)...

Eu consultava o Gerenciador de tarefas para ver a quantidade de RAM livre. 9Mb que subia para 20MB quando eu fechava algumas instâncias do Mozilla. No XP eu tinha firewall, AV, várias janelas do IE abertas, downloads e a memória caia para 60 - 70MB livres, isso com 256MB de RAM. Agora com o Linux com 5 janelas a memória cai para menos de 20MB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...