• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
njr

Apos a exlusão de muitos arquivos...

3 posts neste tópico

por que quando eu deleto muitos arquivos e que ocupavam muito espaço (muitos MB), depois da exlusão o led do meu hd fica acesso, mostrando que ele esta lendo. Ai depois de alguns minutos para de piscar. por que?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem sempre o q se mostra na tela é o q se está processando. A remoção de grandes arquivos demora um pouco. Na tela é mostrado que terminou mas no HD ainda está sendo deletado. É só esperar e pronto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, o sistema operacional não apaga arquivos (é justamente por isso que é possível recuperar arquivos que foram "deletados".).

Apagar "fisicamente" um arquivo é um processo muito demorado, pois é necessário sobrescrever com zeros ("zero fill") os setores ocupados pelo arquivo. Imagine então se forem dezenas ou centenas de arquivos...

Na verdade o que ocorre quando você seleciona um arquivo e deleta, é apenas uma "liberação do espaço" nos setores ocupados por este arquivo.

Por exemplo, no caso do Windows: se o sistema de arquivos for o FAT, o Windows grava o código hexadecimal E5h na primeira letra do nome do arquivo: esta "marcação" permite que o espaço desse arquivo possa ser sobrescrito por outros (o que vai eliminá-lo efetivamente).

Se for NTFS, é um pouco mais complexo, veja aqui: NTFS.com - Scan for deleted entries

Em NTFS, em algum ponto do arquivo é marcado 0 ou 1, sendo que 0 significa que o arquivo foi marcado para ser deletado, e 1 significa que está em uso.

...

Respondendo à dúvida: nessa aparente demora, duas coisas você tem que considerar:

1) Nivel de fragmentação dos arquivos deletados: se os arquivos estiverem muito fragmentados, vai demorar para o s.o. fazer a liberação dos setores onde estão os arquivos, pois é preciso marcar os arquivos conforme explicado mais acima.

2) Velocidade do HD: obviamente a velocidade conta inclusive nesse caso, justamente pelo motivo acima: buscar e marcar os arquivos para liberação do espaço.

É isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0