Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estudio caseiro


digital.zl

Posts recomendados

Eu to começando a ser um cantor...heheh.....bom isso não leva a questão......então...gostaria de saber quais os principais passos pra mim fazer um estudio caseiro......

como os aparelhos barato e que atende os requisitos de um estudio.........programas para usar....como é feito a gravação.....e depois fazer a conversão.........etc..

pra quem conseguir me responder isso....eu agradeço muitooooo

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi amigo, tenho uma banda e estamos terminando de montar um estúdio para ensaios aqui. Bom, não sei se você está interessado em saber sobre o tratamento acústico ou somente sobre equipamentos. No nosso caso, a ideia principal do estúdio é para ensaios e vez ou outra uma gravação demo, então duplicamos o piso (pois fica no segundo andar da minha casa) tem 3,20m por 4,00m, colocamos um forro de PVC e em cima do forro fizemos o isoloamento com espuma de 200 mm. Ao redor de todas as paredes usamos espumas perfiladas (inclusive atrás das porta) para não deixar o som vazar de dentro para fora (o que automaticamente acaba gerando o mesmo efeito contrário do lado de fora, não deixando som entrar, o que é muito importante principalmente para gravação), colocamos um ar condicionado e carpete no chão, além de um tapete para por a bateria em cima. Como é para ensaio, principalmente, usamos 3 amplificadores, dois de guitarra (Meteoro 30w e Meteoro 50w e um de baixo (Meteoro Bass Man 50w), para os vocais vamos comprar ainda duas caixas e colocar numa altura de mais ou menos 1,75m do chão presas a parede por suportes. Ligaremos os vocais numa mesa de som de 8 canais que sairá para as cxs de som.

Para fazer gravações demo usamos o n-Track Studio, que é um programa para gravação multpista instalado no PC da assinatura abaixo. Aí tem vários programas, que você pode usar Cool Edit q grava em modo multipistas e pode ser usado para edição também. Ligo as guitarras direto da pedaleira para a placa de som, geralmente quando liga direto o sinal fica um pouco fraco, mas com a pedaleira épossível aumentar o volume. Para o baixo ligamos primeiro na mesa de som para depois levar o sinal para o PC. Como você é cantor, acho que é legal ter bons micrfones, o que o pessoal que trabalha com som indica é o da marca Shure, tem vários modelos.

Depois de tudo gravado no n-track pode jogar para o SOund Forge para fazer a edição, ou se tiver usando o Cool Edit, você faz tudo nele mesmo, depois é só salvar as faixas em wave e passar pra um cd. É muita coisa pra falar assim, mas o básico é mais ou menos isso.

Bom, não sei se pude ajudar, mas essa é a experiência que estamos tendo aqui.

qualquer coisa é só falar!

Feliz Ano Novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não sei se estou em tempo de ajudar, mas, o que você precisa em primeiro lugar, é saber onde ficará o seu estúdio(quarto, garagem etc). Depois disso você tem que resolver o problema da isolação acústica(que não tem nada a ver com tratamento). Preferencialmente portas grossas ou duplas(eu optei por 2 portas, uma para um lado e outra ao contrário(resolve muito bem, sem esquecer do aquário. Depois disso, deve-se saber quais frequências estão atrapalhando mais o som interno para assim definir o tipo de tratamento(corta altas, corta baixas ou passa faixa). Pra começar pense nesses tópicos, se precisar tenho algum material de leitura e cálculos. è só fazer contato.

Ps. O equipamento vai de acordo com o bolso, mas lembre-se de optar sempre por qualidade do razoável para cima e colocar tudo na esma faixa, pois não adianta você comprar a melhor mesa do mundo por exemplo e comprar um microfone de baixa qualidade, o que vai prevalescer será o menor.

Abraço.

[email protected] :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...