Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antena de TV externa atraí raios?


e-spyko

Posts recomendados

Pessoal, eu até hoje fico na dúvida se uma antena de TV colocada sobre uma casa, sem nenhuma proteção de raios, pode ser perigosa.

Muitas pessoas não tem nehum sistema pararaios e usam antenas de TV sem nem mesmo preocupar com os raios.

Falem o que vocês souberem sobre antena externa e raios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É risco na certa! A probabilidade não é lá tão grande nem conhecida para cada residência, mas existem estimativas para cada região. Já vi uma casa ser quase totalmente destruída por um raio que caíu na antena de TV.

O ideal seria usar um cano metálico como base de sustentação para a antena e no topo, usar-se um pára-raios com o devido aterramento. Minimizaria os danos em caso de incidência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas um sistema para raios para minha casa é algo extemamente longe das minhas idéias.

Eu penso em talvez usar uma antena de TV que não atraia tanto os raios. Poderia ser uma antena composta de vários pequenos pedaços de metal deixados em cantinhos da casa, acho que com uns 3 pedacinhos de matal bem distribuidos pela casa já serão o suficiente para garantir uma boa qualidade de TV e não estar atraindo os raios.

O que vocês acham de usar uma antena fragmentada em vários pontos da casa. Talvez ela tenha uma qualidade de imagem de TV bem melhor as antenas que ficam toda localizada em um único ponto da casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@29 dez 2004, 19:49

Mas um sistema para raios para minha casa é algo extemamente longe das minhas idéias.

Eu penso em talvez usar uma antena de TV que não atraia tanto os raios. Poderia ser uma antena composta de vários pequenos pedaços de metal deixados em cantinhos da casa, acho que com uns 3 pedacinhos de matal bem distribuidos pela casa já serão o suficiente para garantir uma boa qualidade de TV e não estar atraindo os raios.

O que vocês acham de usar uma antena fragmentada em vários pontos da casa. Talvez ela tenha uma qualidade de imagem de TV bem melhor as antenas que ficam toda localizada em um único ponto da casa.

Não sei te dizer se é eficiente, mas creio que não...

Uma alternativa boa são aquelas antenas feitas de arames e pedaços de metal entortados num cano PVC, chama-se ''Antena Popular'' (hehe) e vende no atacado da construção por R$ 8,90, a qualidade de imagem fica muito, MUITO maior que aquelas de 11 elementos que custam 60, 70 reais...

Mas quanto aos raios, acho que você não precisa se preocupar morando por aqui :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso lhe adiantar que não ira funcionar da maneira desejada a antena fragmentada... Se bem colocada e instalada pode até funcionar bem, porêm nunca vai pegar todos os canais desejado se não ficar em uma parte alta, livre de barreiras... Existem outra formas de haver segurança e boa imagem... Como a instalação da antena a mais de 20 metros e colocação de um bom aterramento na mesma... Mas não coloque de forma alguma uma antena se sua residencia não tiver para raios... se você morar em uma zona baixa, ou cercado por prédios... pode ficar tranquilo... se você quiser calcular se o para-raios de seu vizinho também te protege... basta traçar um cone de 30º da ponta do para-raios até o chão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...