Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Firewall linux


anacris07

Posts recomendados

Oi pessoal ...

Tenho 3 maquinas em casa, so que uma é muito antiga, é um pentim 233 e gostaria de instalar um linux no qual eu possa faze-lo de Firewall para minha rede e treinar algumas permissoes, e essas coisas mais.

1° - Qual linux devo instalar?

2° - Tem algum manual onde me ensine a montar um firewall e como configura-lo para permissoes e restricoes??

3° - Um usuário principiante seria capaz de fazer isso??

4º - Para que eu use esta máquina como firewall eu preciso q esta máquina distribua a conexão para as outras?? Pois meu modem é roteador e não uso nenhum tipo de compartilhamento de conexão...

Agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Pentium MMX dá pra montar um firewall legal...

Aqui em casa uso um 486 DX4 75 (100 com underclock por causa da placa mãe) com 36MB de RAM, 500MB HD.

Uma das poucas distro mais atuais que consegui instalar nela foi o Slackware 9, as outras não dava.

Nele eu tenho 3 placas de rede (todas isa, 10/10, a placa não tem slot PCI).

Em uma delas chega a conexão e em cada uma das outras duas vai para um computador.

Do jeito que está aqui um comptador só ve o outro se eu mandar (tenho que falar para ir no IP certo) e todo trafego da rede passa pelo firewall.

Um usuário iniciante consegue fazer isso, mas sem saber direito o que tá fazendo...

É só pegar algum script pronto e mandar rodar...

Um usuário do Windows que entenda bem de rede (trabalhe com administração de redes, ou fez curso) costuma conseguir configurar sem muitos problemas. Só vai apanhar um pouco do modo texto, mas depois que pegar os comandos pode se sair bem.

Sim, para se ter um firewall o compartilhamento tem que estar no mesmo computador ou em algum outro depois dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...