• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
e-spyko

Tenho medo de fazer compras online

39 posts neste tópico

Pessoal, eu tenho um conhecimento considerável em informática, etendo um pouco de segurança digital, já tenho quatro anos de informática e até hoje nunca realizei nehuma compra online.

Pra vocês terem ideia do meu medo, eu tenho tudo que preciso para usar o banco da minha casa através do PC, mas não uso o banco do meu PC pois tenho medo dos trojans, dos vírus, não confio na segurança do meu PC em termos de negócios. Uso firewall, antispywares, mas sei que tudo isso ai só é um método de tapar o sol com uma peneira. Pois até hoje não existe nenhum programa que seja perfeito, pra se ter ideia, em minhas experiencias, já encontrei programas keylogers que nehum outro programa de segurança detecta ele.

Meu principal motivo para não comprar em lojas virtuais é o medo de ser enganado por qualquer loja ou pessoa, mesmo sabendo que existem orgãos de defesa ao consumidor (PROCOM). Se eu for enganado terei que realizar minha queixa, esperarei muito tempo e irei me stressar bastante durante minha queixa ao PROCOM.

Talvez o tempo perdido e o stress gastos na queixa ao PROCOM sejam o bastante para eu recuperar o dinheiro perdido na compra trabalhando.

Mas as compras online tem suas vantagens, por exemplo, uma fonte seventeam é muito difícil de ser econtrada na minha cidade (Recife), mas eu posso econtrar dela em muitas lojas virtuais.

Comparando as lojas virtuais com as lojas convencionais:

lojas virtuais: possuem variedade de produtos, preços baixos, necessitam de calcular o preço com o frete, e ainda precisamos nós preocupar com os perigos da compra não ser bem sucedida.

lojas convencionais: não possuem grandes variedades de produtos, os preços são caros, não precisamos de calcular o preço do frete e as chances da compra ser frustada são dispresíveis.

Eu peço a vocês dicas de segurança para quem sabe eu poder efetuar minhas compras online!

Mas outra vez eu digo, existem porgramas keyloggers que tem a finalidade de salvar tudo que você escreve em seu PC, incluindo senhas, alguns desses programas até enviam os relatórios do que é escrito em seu PC para uma conta de email duma maneira desfarçada, ou seja você nem sabe que está sendo alvo de um keylogger. Vários keyloggers dos bons nem são detectados por NENHUM programa de segurança, isso me faz nunca acreditar na segurança do meu PC principalmente quando o assunto é compras online. Imagine eu digitar a senha do meu cartão de crédito e ela ir parar no email de um bandido.

Mas ainda não sei detalhadamente o que devo fazer se a compra não der certo, tipo, como vou chegar no PROCOM para reclamar?

Pessoal, vocês estão lembrados daqueles casos que as vezes passa na TV de pessoas compram coisas online e perdem todo dinheiro e a compra não chega?

Se a compra chegar no tempo certo, com segurança... tá tudo certo. Mas esse mundo não é tão honesto, pois existe chances de eu pagar o produto depositando um diheiro na conta de um estranho e ele não mandar o produto que eu comprei.

Eu até etendo que tem muita gente que compra as coisas online sem medo, para isso apenas certifica-se de que a empresa é recomendada. Acho que é uma coisa muito arriscada pois uma compra de quase mil reais pode correr riscos de não chegar. Ai se não chegar quem garante que o PROCON funcione? Acho que o procon é como a maioria dos orgãos do brasil onde você fica numa fila dormindo noite e dia para não perder seu lugar na fila e então poder ser chamado para realizar a queixa, e a queixa pode funcionar ou não. De todo modo só de passar pelo procon se perde muito tempo e gasta stress.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relaxa,

Compre em lojas recomendadas e faça um seguro de seu cartão de crédito.

Acho que resolve.

Tem um amigo meu que nem ao menos faz declaração de imposto de renda pela internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom no começo eu tb tinha sobre lojas, e tirei esse medo, fazendo compras pequenas, tipo cabos adptadores coisinhas de ate no maximo 15 reais em lojas que eu tinha medo, depois disso compro varias coisas ate perdi o medo, compro memoria hd, coisas do tipo, to ate esperando a minha memo.

Sobre bancos, nunca tive medo, quando usava IE eu tinha mais agora no firefox nem rola o medo, acesso e deixo o banco aberto meia hora as vezes :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Compre uma mercadoria de valor pequeno de no máximo R$1.000,00 e veja se vai chegar tudo Ok! :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Falei com meu primo q é advogado e ele disse que esse tipo de compra pode ser coberto no PROCOM mas se eu comprar em sites como o mercado livre que usam políticas de "feira livre" eu não estarei bem acobertado pelo PROCOM. Mais uma vez ainda eu tenho medo de algo não dar certo principalmente em compras grandes que podem chegar a mais de 500 reais, por exemplo uma compra de uma boa placa-mãe + boa memória...

No caso de lojas recomendadas posso até pensar mas já no caso de compras do mercado livre, como devo proceder? Percebo tb que os vendedores do mercado livre muitas vezes não dão a mínima atenção aos detalhes e a qualidade do texto de oferta do produto, é bem comum eles escrverem coisas abreviadas palavras erradas, paragrafos confusos... esse tipo de coisa dá uma impressão de que eles não tem a mínima atanção com o trabalho...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por R3N4T0@01 jan 2005, 00:55

Bom no começo eu tb tinha sobre lojas, e tirei esse medo, fazendo compras pequenas, tipo cabos adptadores coisinhas de ate no maximo 15 reais em lojas que eu tinha medo, depois disso compro varias coisas ate perdi o medo, compro memoria hd, coisas do tipo, to ate esperando a minha memo.

Sobre bancos, nunca tive medo, quando usava IE eu tinha mais agora no firefox nem rola o medo, acesso e deixo o banco aberto meia hora as vezes  :joia:

perfeito exemplo.. comece a comprar cabos ou coisas baratas que vão ser utilizadas no seu upgrade e assim voce pode ganhar ou perder confianca na loja..

agora pra bancos... só mesmo o firefox... não confio no penIEra

abs

Compartilhar este post

Link para o post

cara, to com o mesmo problema, vi meu micro na WAZ mas to com maior medo de compra, alias acho q nem vou compra. :( mas faze o que!

Compartilhar este post

Link para o post

Que saco, as vezes da uma loucura nesse IE e eu perco tudo q escrevi.

O que eu ia dizer é que essas lojas online tem que dar mais segurança para o consumidor. Acho a Waz mais segura e até compraria lá, não fosse o preço que é salgado. A Pirainfo por outro lado tem um preço muito atrativo, mas não me passa nenhuma segurança, ou seja, você fica torcendo para que o cara lá seja honesto e tenha um bom caráter. Isso pra mim não dá, pois uma copmpra de R$3.250,00 não é brincadeira pra mim. Espero que eles melhorem a segurança.

Falou

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Comeca fazendo compras em lojas on-line de empresas grandes, como saraiva, lojas americas, etc. Compra um livro, um cd de musica q sao coisas baratas. Assim, você vai ver q existem empresas serias. Depois tenta comprar em lojas q não sejam dessas grande empresas, mas opte sempre pelas recomendadas(procure em foruns, noticias, etc), geralmente elas sao tranquilas pra se comprar.

Eu, particularmente, recomendo a www.spon.com.br, fiz compras la, fui muito bem atendido, minhas duvidas foram tiradas por e-mail poucos minutos apos ter enviado o e-mail, os caras tem SAC via ICQ e via telefone. Alem disso, meu pedido chegou em 3 dias, quando o prazo era entre 4 e 7 dias uteis.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas acontece que geralmente quem compra online busca economia, e sites de empresas grandes geralmente não são nem um pouco econômicos. Eu não quero apenas comodidade, aliás eu prefiro economia a comodidade. É só isso que eu, e creio que muitos outros, queremos ECONOMIA e SEGURANÇA. Comodidade, pra que? Temos que nos esforçar também ué! Ninguém recebe nada de mão beijada não... O maior problema, creio eu, para compras online no setor de informática (QUE ENVOLVEM ALTAS QUANTIAS DE DINHEIRO VIVO DEPOSITADO ANTECIPADAMENTE NA CONTA DE UM ESTRANHO) é a segurança. Quem garante que tudo vai dar certo? Em informática não é a mesma coisa que "comprinhas online", onde a madame compra um livro em uma grande rede de lojas só pra ser chique. Aqui é coisa séria, e se não tomar cuidado o negócio pega fogo. Acho que não dá pra comparar compras online de diferentes naturezas. Quem vai comprar HARDWARE na Americanas? Acho que é isso.

Falou gente

B)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico! E peço a licença para aproveita-lo.

Eu tb tenho esse medo, não sei se pode ser chamado de medo mais sim um receio. Sou de Bauru e estou procurando um VGA nova FX 5200 128/128 mas não acho de jeito nenhum pensei em comprar pela internet mais ai bate aquele pensamento:

E se vier uma de 64 bits? Puxa será que não é usada? Me disseram que tinha cooler e não tem são alguns exemplos do que passa pela minha cabeça, já estou optando por uma blaca meia-boca para economizar e não posso arriscar perder tudo sem nada em troca. Estou procurando um site seguro para tentar realizar minha compra, se tiverem boas indicações por favor postem-a.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas outra vez eu digo, existem porgramas keyloggers que tem a finalidade de salvar tudo que você escreve em seu PC, incluindo senhas, alguns desses programas até enviam os relatórios do que é escrito em seu PC para uma conta de email duma maneira desfarçada, ou seja você nem sabe que está sendo alvo de um keylogger. Vários keyloggers dos bons nem são detectados por NENHUM programa de segurança, isso me faz nunca acreditar na segurança do meu PC principalmente quando o assunto é compras online. Imagine eu digitar a senha do meu cartão de crédito e ela ir parar no email de um bandido.

Quando se trata duma compra numa loja como a waz eu acho que eu fico mais aliviado de efetuar a compra.

Pode até ser, começar tudo com umas pequenas compras, ai eu quero ter a certeza de que tudo irá dar certo.

Mas ainda não sei detalhadamente o que devo fazer se a compra for frustada, tipo, como vou chegar no PROCOM para reclamar?

Compartilhar este post

Link para o post

vamos tentar vencer nosso medo: Shaft Delacroix, Hawker Hurricane AII, rafaellimapereira pois as compras online tem suas vantagens.

Por exemplo: penso em comprar uma plca mãe da Abit talvez modelo KV7, fonte Seventeam ST350BKX (350W reais) e uma memória Corsair Value de 256MB 400MHz, mas aquí na minha cidade não vende dessas peças e qaundo econtra peças do nível elas custam quase o dobro do preço da internet.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por psYco@08 jan 2005, 12:45

vamos tentar vencer nosso medo: Shaft Delacroix, Hawker Hurricane AII, rafaellimapereira pois as compras online tem suas vantagens.

Por exemplo: penso em comprar uma plca mãe da Abit talvez modelo KV7, fonte Seventeam ST350BKX (350W reais) e uma memória Corsair Value de 256MB 400MHz, mas aquí na minha cidade não vende dessas peças e qaundo econtra peças do nível elas custam quase o dobro do preço da internet.

É psYco, eu sei bem disso. Teve um tempo que eu tava montando um PC prum amigo meu, mas eu queria algumas peças que realmente não se encontra aqui em Recife. A sorte foi que o pai dele ia pra SP, aí comprou lá em Sta. Ifigênia. Tipo, Fontes TT ou Seventeam, são difíceis de se ver por aqui. Eu também tenho medo de negociar online, tantos são as fraudes e calotes existentes. Mas o único remédio pra isso, é um vendedor de confiança e uma negociação bem sucedida! Boa Sorte aí! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser, siga meus conselhos:

1) Ao comprar pela internet, tente sempre comprar à vista, assim você pode pagar com Boleto Bancário, que pra mim serve de documento para comprovar que você comprou um produto a determinado valor na loja, além das lojas que oferecem esse suporte terem sido obrigadas a assinar um termo de responsabilidade com os bancos conveniados.

2) Se vai comprar em uma loja que não ofereça pagamento via Boleto, faça uma pesquisa antes para saber se algum usuário já levou bico dela, se pagou e não recebeu o produto ou se enviou um produto que claramente dá pra ver que é usado quando deveria ser novo, como faz a Paty Informática.

Fazendo isso creio que as chances de fazer uma compra mal-sucedida caiam para uma taxa insignificante.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Sombra_XXI@09 jan 2005, 13:22

Se quiser, siga meus conselhos:

1) Ao comprar pela internet, tente sempre comprar à vista, assim você pode pagar com Boleto Bancário, que pra mim serve de documento para comprovar que você comprou um produto a determinado valor na loja, além das lojas que oferecem esse suporte terem sido obrigadas a assinar um termo de responsabilidade com os bancos conveniados.

2) Se vai comprar em uma loja que não ofereça pagamento via Boleto, faça uma pesquisa antes para saber se algum usuário já levou bico dela, se pagou e não recebeu o produto ou se enviou um produto que claramente dá pra ver que é usado quando deveria ser novo, como faz a Paty Informática.

Fazendo isso creio que as chances de fazer uma compra mal-sucedida caiam para uma taxa insignificante.

é isso mesmo q o SOMBRA disse... eu sempre tento comprar à vista.. a não ser q eu faça compra em lojas renomadas, tipo submarino.. aí eu compro em até qtas vezes for possível no cartão sem juros...

sabe como perdi o medo? bem, tava louco pra trocar minha VGA.. só q para isso tinha q ter uma boa fonte... então andei pesquisando e vi a umpoukodetudo é bastante recomendada.. fiz a compra lá, da fonte, cooler, pasta térmica e um blower.. paguei por boleto bancário e no dia seguinte já estava com a mercadoria em mãos... mas, q pena, a fonte veio com problema... um zumbido ***** q incomodava pacas... mandei pra RMA, dessa vez via encomenda normal... depois de uma semana e meia estava com uma fonte novinha em casa, tudo nos conformes, sem qualquer problema.. pronto, assim perdi um pouco o medo de compras pela net... antes só tinha feito compras no submarino, pois já sabia q é quase absolutamente seguro, de uma placa de som, um mouse e dois jogos...

agora, pra perder o medo de vez resolvi arriscar mais alto..rsrsrsrsrss.... fiz uma compra na A1, da placa de vídeo da assinatura...rsrsrsr... mais de 930 pilas por à vista, por boleto bancário...ufaaa.. nessa tremi.. muita gente tava reclamando por conta das festas de fim de ano.. mas, apesar de ter demorado 1 mês pra chegar, recebi tudo direitinho... tudo mesmo... pronto, agora num tenho tanto receio de comprar pela net.. o básico é se informar de q loja c tá comprando, além de seguir as recomendações do amigo Sombra

é isso aí!!!

Compartilhar este post

Link para o post

psyco,eu tenho exatamente a mesma frustração que você e exatamente pelo fato de conhecer informática (programação) conheco muito bem a sensação extremamente desconfortável e frustrante de saber que pode ter um keylogger pegando tudo que você coloca, MESMO tendo o melhor antivírus , o melhor firewall e o melhor anti-spyware, tudo atualizado.

Cara isso foi ontem mesmo, eu tinha reparado estava aparecendo um pequeno trafego (o computadorzinho da conexão piscava) mesmo sem nenhum programa que acessa a net aberto,fui olhar no ZONEALARM e não tinha nada. dai atualizai o spybot e adivinha o que apareceu no scan? é,um keylogger! cara o bagulho passou pelo zonealarm e nem apareceu num programinha que eu tenho que dá lista de processos, olha que ironia, todos esses programas e acabei tendo que reconhecer "no olho". E ainda fui pesquisar sobre o keylogger em questão, o nome dele é BPK (façam uma busca no seu pc com esse nome pra ver se aparece...) e acreditem,é um programa perfeitamente legal foi feito pror uma empresa de software, la mesmo eles dizem que o negoci passa por firewall nem alarece na task-list ,muda de nome e é instalado e controlado remotamente.

Ainda sim,mesmo diante de tudo isso, acredito que haja uma solução simples para fazer compras online no cartão com segurança QUASE perfeita,INSTALE uma distribuição LINUX e faça todas as transações online usando o linux. Liberte-se!

*Mesmo assim acho nunca farei compras online com cartão, só boleto ou depósito mesmo...*

Quanto as lojas online e mercadolivre, como fica claro por esse fórum há casos em que dá pra confiar plenamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Ei, fiquei curioso,conta ai como foi que voce identificou os keyloggers que voce disse que não dava pra detectar?Que keyyloggers são esses?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pessoal!

Sombra_XXI, você me deu uma dica muito boa. Eu depois fiquei sabendo que o método de boleto bancário é o mais eficiente, pois você deve imprimir o comprovante e ai você deve ir a uma casa lotérica ou banco pra efetuar o pagamento e depois você fica esperando a mecadoria chegar. Assim nem é necessário um cartão de crédito (eu nem tenho cartão de crédito :blink: ) além de ser um pouco mais seguro...

Será que mesmo usando o boleto bancário ainda tenho chance de revelar dados extremamente confidenciais como senhas de banco... pelos keyloggers?

Acho que minha fonte seventeam 350W será comprada na Waz hardware store mesmo, até mesmo sem comparar os preços de outras lojas, só porque se trata da minha primeira compra e eu quero comprar numa loja onde muitas pessoas já tenham comprado e sido satisfeitas e que o númeo de insatisfeitos seja nulo.

Eu já pensei na hipotese de usar um linux para efetuar minha compra. Mas a respeito disso, qual distro de linux vocês me recomendam para apenas fazer a compra? Eu sei que tem o linux kurumin que é muito prático mas eu tenho medo do criador dele (Carlos Eduardo Morimoto) ter adicionado um keylogger no kurumin :wacko:

Valeu pessoal!!!

Eu já estou me setindo mais seguro pra fazer uma compra online!

Compartilhar este post

Link para o post

caramba, vocês estão obcecados por esses keyloggers, é mais fácil um vendedor de loja normal te vender um negocio zuado do q isso ai zoar você!

a maioria do pessoal do forum mesmo fala, q ja teve mais problemas comprando em lojas normais do que nas virtuais.

relaxem um pouco mais

e melhor ainda se vocês se sentem melhor com o linux. eu tb me sinto.

Compartilhar este post

Link para o post

Aeee eu fiz uma compra online B) e olha q foi bem arriscada :blink:

Não tem a vê com informática mais tem a vê com o tópico. Comprei uma guitarra usada de um cara q eu não conhecia e com pagamento adiantado (depositei primeiro pra depois ele enviar) mandei a grana mantive contato com ele através do MSN. Aí vieram as preocupação:

Será q ele vai mandar?

depois q ele me disse q tinha mandado veio a segunda:

Será q o correio vai transportar direito?

e por ultimo a terceira:

Vai estar funcionando?

Depois de toda essa tortura o instrumento chegou e estava perfeito do jeitinho q o vendedor havia dito e com cheiro de nova ainda. :palmas: Espero q depois dessa aventura eu consiga comprar mais coisas pela net porque valeu muito a pena.

valeu galera T+ :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, vejo que muita gente se dá bem com as compras online. Bem eu quero comprar primeiro a minha fonte seventeam 350w de quase 200 reais e deixarei a fonte chegar, confirerei se tudo tá k, e ai se estiver tudo ok peço a placa mãe e memória.

Quanto tempo deve durar para a ecomenda normal chegar? Pois o envio pelo sedex é muito caro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, um método que pode dar mais segurança pra quem compra online em grandes quantidades ou no meu caso (pensando em comprar uma máquina completa), é comprar em partes. Assim o preço total é dividido e se por azar alguma coisa ruim acontecer, pelo menos não foi com toda a compra. Digo, eu estava pensando em dividir minha compra em várias partes, pra não ter um prejuízo muito grande se algo acontecesse. No entanto, teria que desembolsar mais grana para as várias viagens do frete. E tem aquela também, algumas peças tem poucos dias de garantia, e há a possibilidade de eu nem consiguir testar a máquina a tempo se algumas peças já chegaram e outras não... Mas os meus dois maiores medos são mesmo o de alguém entrar na minha conta bancária e a de pagar e não receber.

Falou gente B)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é. Penso em comprar a minha fonte seventeam com ecomenda do sedex, mas acho que vai sair muito caro porque a ecomenda do sedex é 3x mais cara que a ecomenda normal. Ai depois de minha fonte chegar e eu testar, ai sim eu peço a placa mãe e memória, e acho que vou pedir por ecomenda normal, pra economizar grana.

o preço do sedex é quase 3 vezes maior que o preço da ecomenda normal.

será que eles demoram muito na ecomenda normal?

e mais outra coisa, os correiros mandam você declarar o valor do porduto pra que se aconceter algum acidente com a mercadoria ai os correios reebolsam o preço da mercadoria a você.

Mas e se por exemplo o caminhão dos correios bater com algum carro durante a viagem e danificar a minha mercadoria, será que não vai ser complicado para os correios me reembolsar no preço da mercadoria?

Brigado mais uma vez, eu já estou me preparando para comprar minhas peças (primeiro a seventeam) na waz através de deposito na conta da waz.

Brigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0