Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FAQ sobre o Windows XP


vmosconi

Posts recomendados

01. O que é o Windows XP ?

O Windows XP é a próxima versão do Windows, que será lançado dia 25/Outubro/2001 ...

02. Ele substituirá qual versão do Windows ?

O Windows XP substituirá ambos: o Windows XP Personal Edition sucederá o Windows Millennium, sendo destinado aos usuários caseiros e o Windows XP Professional Edition sucederá o Windows 2000, sendo destinado a usuários corporativos ...

03. Quais as vantagens do WinXP Personal Edition em relação ao Win98 e WinMe ?

- O WinXP é um sistema operacional de 32-bits (não tem DOS) sendo mais rápido, estável e confiável do que o Win98/Me

- O WinXP inclui um sistema de proteção de arquivos, impedindo que arquivos antigos substituam versões mais atuais

- Processos separados: quando um aplicativo trava, ele não afeta os demais (não há necessidade de rebootar o micro)

- Firewall embutido no próprio sistema operacional (mais proteção durante o uso na Internet)

- Update automático, sem necessidade de intervenção do usuário

- Sistema de restauração do sistema (similar ao existente no WinMe)

- Novo visual, utilizando temas (skins)

- Publicação de arquivos e imagens na Internet

- Restauração de drivers, permitindo que usuário utilize o driver anterior caso o atual apresente problemas

- Modo de compatibilidade, permitindo que aplicações criadas para Win98, WinNT ou Win2000 funcione sem problemas

- ClearType: tecnologia que melhora a qualidade do texto mostrado na tela, facilitando a sua leitura

- Gravação de CD-R e CD-RW direto do Windows Explorer, sem necessidade de programas adicionais

- Múltiplos usuários: embora isso exista no Win98 e WinMe, essa função está muito mais completa no WinXP

04. Quais as vantagens do WinXP Professional Edition em relação ao WinNT e Win2000 ?

- O WinXP inclui um sistema de proteção de arquivos, impedindo que arquivos antigos substituam versões mais atuais

- Firewall embutido no próprio sistema operacional (mais proteção durante o uso na Internet)

- EFS: Sistema de encriptação de dados disponível para múltiplos usuários (ao invés de um só, como no Win2000)

- Update automático, sem necessidade de intervenção do usuário

- Sistema de restauração do sistema (similar ao existente no WinMe)

- Novo visual, utilizando temas (skins)

- Publicação de arquivos e imagens na Internet

- Restauração de drivers, permitindo que usuário utilize o driver anterior caso o atual apresente problemas

- Internet Explorer 6 Administrative Kit para o gerenciamento do Internet Explorer

- Modo de compatibilidade, permitindo que aplicações criadas para Win98, WinNT ou Win2000 funcione sem problemas

- ClearType: tecnologia que melhora a qualidade do texto mostrado na tela, facilitando a sua leitura

- Assistência remota: permite que o computador seja acessado remotamente para ser consertado via Internet

- Gravação de CD-R e CD-RW direto do Windows Explorer, sem necessidade de programas adicionais

- Conexão automática com redes wireless

- RIS: permite que o WinXP seja instalado via rede local

05. Quais as diferenças entre o WinXP Personal Edition e o WinXP Professional Edition ?

O Windows XP Professional Edition tem várias características não encontradas no Windows XP Personal Edition:

- Assistência remota: permite que o computador seja acessado remotamente (similar ao PCAnywhere)

- Pastas offline: permite que arquivos em rede local estejam disponíveis mesmo se o servidor estiver offline

- Suporte a multiprocessamento (2 processadores), enquanto que o WinXP Personal Edition suporta apenas 1 processador

- EFS: Sistema de encriptação de dados disponível para múltiplos usuários (ao invés de um só, como no Win2000)

- Administração e gerenciamento de usuários remotos (via servidor)

- RIS: permite que o WinXP seja instalado via rede local

- MUI (Multi-lingual Interface): permite que o usuário possa alterar o idioma das janelas de diálogo, help ...

06. O WinXP pode ser instalado em dual-boot ?

Sim: o Windows XP poderá ser instalado em dual-boot com o Win95, Win98, WinMe, WinNT ou Win2000: você continuará podendo rodar mais de um sistema operacional no seu micro ...

07. Vou precisar ter um micro novo para rodar o WinXP ?

Não mesmo: o WinXP roda bem em computadores de no mínimo 300 MHz: K6-2, K6-III, Pentium II, Pentium III, Pentium 4, Celeron, Duron e Athlon - desde que ele tenha no mínimo 128 Mb de memória RAM e 2 Gb de espaço em disco. Quanto mais memória RAM o computador tiver, mais rápido o WinXP funcionará ...

08. Posso instalar o WinXP Personal Edition sobre o Win2000 ?

Não: o WinXP Personal Edition só poderá ser instalado sobre o Win98 ou WinMe ...

09. Posso instalar o WinXP Professional Edition sobre o Win98 ou WinMe ?

Sim: o WinXP Professional Edition poderá ser instalado sobre o Win98, WinMe, WinNT, Win2000 e WinXP Personal Edition

10. Poderei utilizar meu software de gravação de CD no WinXP ?

O WinXP vem com suporte automático à gravação de CD-R e CD-RW. Você poderá instalar qualquer outro software para gravação de CD, desde que este suporte o WinXP: programas de gravação de CD desenvolvidos para Win98 e Win2000 não funcionarão no WinXP pois entrarão em conflito com o sistema operacional ...

11. Poderei criar arquivos MP3 no WinXP ?

Apenas utilizando plug-ins. O Windows Media Player 8 (WMP 😎 que vem no WinXP toca arquivos MP3 mas não ripa-os; apenas arquivos .WMA poderão ser criados no WMP8 ...

12. Poderei instalar um outro aplicativo para criar arquivos MP3 no WinXP ?

Sim: você poderá instalar o MusicMatch ou qualquer outro software que crie arquivos MP3 no WinXP pois eles funcionarão normalmente ...

13. [REMOVIDO PELA A ADMINISTRAÇÃO - CONTRA AS REGRAS]

14. O WinXP terá alguma proteção contra cópia ?

Sim, as versões vendidas nas lojas terão o WPA (Windows Product Activation), que foi criado para minimizar a pirataria de software ...

15. O que é o WPA ?

O WPA é abreviação de Windows Product Activation, um sistema que exige que o usuário ative o produto para que ele funcione corretamente. Funciona da seguinte maneira: após a instalação do WinXP, o usuário tem até 30 dias corridos para ativá-lo via Internet ou por telefone (ligando para a Microsoft caso não haja conexão à web). Uma vez ativado, o WinXP funcionará normalmente até que seja feito um grande upgrade no computador (com a substituição de 4 ou mais periféricos) - quando ele deverá ser ativado novamente.

16. Como funciona o WPA ?

Quando o WinXP é instalado em um computador, ele cria um código único válido apenas para aquele computador (jamais haverá dois computadores com códigos iguais). Esse código inclui variáveis únicas em cada micro, baseadas em até 10 (dez) periféricos: o nº de série da BIOS, o nº de série do HD, o endereço MAC da placa de rede ... Esse código é então enviado via Internet ou telefone para a Microsoft, que imediatamente responde com um outro código que liberará o uso do WinXP. Os dois códigos (aquele criado na instalação do WinXP e o enviado pela Microsoft) estão relacionados entre si - e quando o usuário fizer várias modificações de hardware (o que fará com que o código inicial seja alterado) e/ou o WinXP detectar alguma tentativa de "burlar" o sistema de ativação, o usuário deverá ativá-lo novamente para que ele funcione. Isso parece complicado, mas estando conectado à Web a ativação leva menos de 5 segundos ...

17. Porquê a Microsoft implantou o WPA no WinXP ? E Porquê há tanta controvérsia no uso dele ?

O WPA foi implementado no WinXP para diminuir a (alta) taxa de pirataria de software, fazendo com que a cópia casual do WinXP seja desestimulada. A controvérsia originou-se nos rumores iniciais que a Microsoft poderia estar enviando informações pessoais através desse sistema de ativação, mas após a análise do WPA por vários sites independentes e a conclusão de todos eles que nenhuma informação pessoal é enviada à Microsoft durante a ativação (apenas o código criado pelo WinXP - veja mais detalhes do item anterior), as controvérsias diminuíram. Existem internautas mal-informados que são contra esse sistema por considerá-lo "complicado", mas assim que eles utilizarem o WinXP verão que não há complicação alguma ...

18. O WinXP é mais rápido do que o Win2000 ?

Sim: foram implementadas diversas novidades e otimizações no WinXP (incluindo muitas no seu kernel), tornando-o muito rápido se comparado às versões anteriores do Windows

19. Os jogos que rodam no Win98 funcionarão no WinXP ?

A princípio sim: a Microsoft está dedicando uma atenção especial à compatibilidade de jogos e aplicativos do Windows 9x no WinXP. Além de ter um modo de compatibilidade que permite executar aplicativos desenvolvidos para outras versões do Windows, o WinXP poderá ter updates de compatibilidade de aplicativos da mesma maneira que o Win2000 tem hoje, fazendo com que programas que antes não funcionavam nessa versão do Windows possam funcionar normalmente...

20. Quanto custará o WinXP ?

O preço final ainda não foi anunciado, mas sabe-se que ele custará um pouco mais do que o Win2000 atual ...

21. Os aplicativos que desenvolvi em Delphi funcionarão no WinXP ?

Sim, os aplicativos desenvolvidos em VB, C++, Visual C, Delphi e demais linguagens continuarão funcionando normalmente no WinXP

22. O WinXP tem DOS ? Os aplicativos em Clipper funcionam nele ?

Sim, o WinXP emula do DOS de maneira que os aplicativos que rodam sob DOS (como o Clipper) continuam funcionando normalmente, da mesma maneira que funcionam no Win2000. (DICA: se você utiliza aplicativos em Clipper sob WinNT ou Win2000, você deve fazer algumas implementações para obter o máximo desempenho deles em rede local. Dê uma olhada na Dica 20 da área de Dicas do BABOO:)

23. O que acontece se algum arquivo do sistema de ativação do WinXP (WPA) estiver danificado ? O WinXP deixará de funcionar ?

O WinXP não deixará de funcionar, pois ao detectar tentativas de burlar o sistema de ativação (ou se este estiver danificado) o WinXP entrará em "modo de ativação", pedindo ao usuário ativá-lo novamente para ele voltar a funcionar ...

24. Ao instalar o WinXP numa máquina nova, ele utilizará o sistema de FAT32 para o disco rígido, ou ele usará o sistema que é usado atualmente no Windows 2000?

Se você fizer um upgrade do Win2000, ele irá manter o mesmo tipo de partição atualmente utilizado no Win2000 (FAT32 ou NTFS), embora você possa converter a partição FAT32 para NTFS durante a instalação ou após ela ser completada. O ideal é você utilizar partição FAT32 em casa (por ser mais rápida do que NTFS) e NTFS em estações de trabalho pois ela é uma partição mais segura e eficiente para ser administrada ...

25. Possuo periféricos com mais de 4 anos de uso, e que para mim no momento são insubstituíveis. Recentemente eu li uma reportagem na qual dizia que (como no meu caso) em periféricos com um muito tempo de uso o XP não aceitará a instalação, pois haverá incompatibilidade com os drivers dos mesmos. Isso realmente irá acontecer?

Isso não é verdade: o WinXP tem drivers para muitos periféricos ISA (modem, placas de som, placas de rede ...) e para periféricos que exigem drivers específicos (como algumas placas SCSI antigas) o usuário poderá utilizar o driver do Win2000 ...

26. Meu joystick MS SideWinder funcionará no WinXP ?

Sim: o Joystick SideWinder e o Gamepad SideWinder funcionarão no WinXP. O driver atual desses periféricos (versão 3.02) será atualizado pela versão 4.0 que funcionará no Win2000 e WinXP... A Microsoft está atualizando os drivers de seus hardwares para que também funcionem no WinXP...

27. Eu gostaria de saber onde posso encontrar umas das versões beta do Windows XP p/ download ou adquirir? Gostaria MUITO de testá-lo !

Apenas os beta-testers do WinXP podem fazer o download do WinXP diretamente dos servidores da Microsoft. Nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Países Baixos, Suécia e Reino Unido há também o Preview Program, que permite a compra da versão de testes RC1 (Release Candidate 1) e RC2 do WinXP por cerca de US$ 10 ...

28. O Norton Antivírus 2001 funciona no WinXP ?

Sim, desde que você instale um update da Symantec imediatamente após a finalização da sua instalação. O Norton Antivirus 2002 será 100% compatível com o WinXP e deverá estar disponível para compra na época do lançamento do WinXP em Outubro próximo ... (DICA: leia o nosso teste do Norton Antivírus 2002 em)

29. Gostaria de saber se posso instalar o Windows XP em Inglês e acessar o conteúdo do MSN Explorer em português.

Sim, mas para isso você deverá desinstalar a versão em inglês do MSN Explorer que vem no WinXP e instalar a versão em português, pois determinadas funções (como a escolha da cidade para previsão do tempo) depende do idioma do MSN Explorer e não do idioma do sistema operacional ...

30. E o WinXP Server ? Quando será lançado e qual é a verão do IIS que virá nele ?

O WinXP Server será lançado em 2002 e virá com o IIS 6.0. Atualmente ele está em beta (build 3505) ...

31. No WinXP eu posso bootar em DOS como no Win98 ?

Não, isso não é possível no WinXP pois ele é um sistema operacional de 32-bits. Nem no Win2000 isso é possível ...

32. Eu terei acesso às partições NTFS via DOS ?

Partições NTFS não são acessíveis via DOS - a não ser que você utilize um aplicativo de terceiros para isso

33. Gostaria de saber se todas as vezes em que eu formatar meu micro e for fazer uma nova instalação eu tenho que ligar para a Microsoft para ativar o WinXP.

Se a instalação for feita "do zero" (apagando todo o conteúdo do drive ou formatando-o) sim, você deverá fazer uma nova instalação; se você for reinstalar o WinXP sobre uma versão já ativada você não precisará reativá-lo ...

34. Eu poderei criar skins para o WinXP ?

Sim. Na época do lançamento do WinXP alguns aplicativos de criação de skins (temas) deverão estar prontos e disponíveis na Web. Como o WinXP introduziu muitas novidades visuais em relação às versões anteriores do Windows (como ícones com 64-bits e canal alpha nos elementos gráficos), estes novos aplicativos deverão aproveitar essas características para obterem o máximo aproveitamento dos skins...

35. Eu poderei utilizar o WinXP de 64-bits em casa ?

O WinXP de 64-bits é destinado a servidores e estações de alto desempenho. O único problema do uso caseiro do WinXP 64-bits será o seu custo (o processador Itanium [64-bits] custará entre 6x e 25x mais caro do que o Pentium 4 atual, dependendo do cache) e a disponibilidade de aplicativos e drivers para ele. O WinXP de 64-bits não funciona em processadores Pentium, Athlon, Celeron ou Duron ...

36. Poderei instalar o WinXP no meu K6-2 de 300 MHz e 64 Mb de memória RAM ?

Sim, mas ele ficará muito lento. Adicionando mais memória RAM no seu K6-2 (128 Mb no mínimo) fará com que você possa usar o WinXP normalmente (mas não espere altas performances com esse equipamento) ...

37. Como funcionará o Java no WinXP ?

Como você deve saber, a Microsoft baniu o Java do Windows XP. Atualmente a versão 1.3.1 do Java da Sun funciona no WinXP, embora você deva fazer o download dessa versão no site da Sun. Na época do lançamento do WinXP deverá haver uma versão mais atualizada para o WinXP - incluindo uma nova versão do Microsoft Virtual Machine ...

38. Eu li na sua matéria do WinXP que eu poderei desinstalar o Internet Explorer e o Outlook Express. Eu posso instalar o Netscape no lugar deles ?

A desinstalação do IE e OE é apenas parcial (os ícones deles somem no menu Iniciar e Programas - mas o programa continua instalado no WinXP), mas o usuário pode instalar qualquer browser no WinXP (Netscape, Opera ...)

39. Posso utilizar duas placas de vídeo no WinXP ? E elas devem trabalhar na mesma resolução ?

O WinXP aceita que o usuário trabalhe com duas placas de vídeo simultaneamente, sendo que cada uma delas trabalha independente da outra: elas podem ter resoluções diferentes (1280 x 1024 pixels em uma e 800 x600 em outra, por exemplo) e monitores de tamanhos diferentes (17" e 15", por exemplo). No Win2000 isso também é possível ...

40. É verdade que o WinXP não terá o protocolo de rede NetBEUI ?

Não, o NetBEUI continua no WinXP por questão de compatibilidade; você poderá instalá-lo sem problemas...

Perguntas e respostas Tiradas do Site Baboo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...