Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Agp 2x no lugar de 4x


Ogusman

Posts recomendados

Ogusman, sua configuração é bem parecida com a minha. Também uso essa placa mãe e a minha placa de vídeo tem as mesmas características da sua. Instalei o driver Detonator, da NVidia, versão 41.09. Nas propriedades aparece como AGP 2.0, será que não é isso que aparece no seu? Se for, acho que está correto, pois o padrão é AGP 2.0 mesmo (4X).

Só uma curiosidade: qual versão do Detonator funcionou melhor aí na sua máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, este número que você viu não foi a geração do seu AGP? Como ele veio escrito? 2º ou 2X? O primeiro significa a geração do seu AGP. O segundo, como ele está operando.

Resumindo, o 1º vai até AGP 2X, já 2º vai até o 4X.

O º significa a geração de seu AGP

O X significa como ele está operando

Qualquer dúvida, volte aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou com o mesmo problema sendo que com uma Inno3d GEFORCE4 MX440SE... sendo que meu sistema esta instavel... no 3dmark2001 ele trava direto :/ Se souber alguma solucao para seu problema por favor poste aqui

Abraços

Yuri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que olhem este tópico:

https://www.clubedohardware.com.br/cgi-bin....t=55783

que fala do mesmo assunto.

Isso é uma espécie de bug, os drivers da nVIDIA não reconhecem direito o chipset VIA Apollo PRO 133A (q suporta AGP4X), reconhecem ele apenas como VIA Apollo PRO 133 (q suporta só AGP2X). Existe um patch pra corrigir isto no site da ASUS (procure pela sua placa-mãe) e um no site da VIA (www.viaarena.com). Para o Windows 98 esse patch funciona, já pro Win XP esquece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sleepwalker@22 Mar. 2003,15:58

Isso é uma espécie de bug, os drivers da nVIDIA não reconhecem direito o chipset VIA Apollo PRO 133A (q suporta AGP4X), reconhecem ele apenas como VIA Apollo PRO 133 (q suporta só AGP2X). Existe um patch pra corrigir isto no site da ASUS (procure pela sua placa-mãe) e um no site da VIA (www.viaarena.com). Para o Windows 98 esse patch funciona, já pro Win XP esquece...

Mas será que esse "bug" prejudica o desempenho, ou é apenas questão de mostrar 4X ao invés de 2X?

Eu não consegui achar esse patch, minha placa é uma ASUS TUV4X. No site da ASUS, busquei o modelo da minha placa e fui na seção de downloads, mas não achei nada a respeito.

No site da VIA também não achei o patch, só achei os drivers "Hyperion". Esses resolvem?

Se alguém puder postar o link pra download, agradeço. Se bem que uso o Windows XP, não sei se essa correção abrange o Windows XP também.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

McCloud, como disse anteriormente o patch não funciona no Windows XP. Mas se tu, assim mesmo, quiser baixar o patch é só ir em www.viaarena.com, depois em FAQ e daí escolhendo AGP, display..., aparece uma questão lá com o problema que estamos enfrentando e o link pra baixar o patch. Ou clica aí pra baixar direto: ftp://downloads.viaarena.com/drivers/others/viaagp4xon.zip

Desculpe não ter colocado ele completamente antes, mas não lembrava direito o endereço completo.

Já instalei o Hyperion e ele não corrige esse "bug", nem no Win98SE nem no XP, posso dizer pois são os dois que uso atualmente.

Cara, depois que li tua mensagem fiquei intrigado. Fiquei pensando se realmente o AGP tá funcionando apenas em 2X, ou se tá funcionando em 4X mas mostrando 2X. Aí fiz um teste! Fiz os testes do 3DMark2001 SE no WinXP, que mostra AGP2X, e obtive 2030 pontos. Bootei o PC com o Win98SE que tem o patch e marca AGP4X e obtive 1912 pontos!!!

Podemos concluir 2 coisas. Ou o modo 4X ou 2X não influencia os testes do 3DMark2001 SE, ou o AGP tá sempre funcionando em 4X sendo que no WinXP apenas é MOSTRADO 2X. Fica a questão no ar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí McCloud, beleza cara?

RESOLVI O PROBLEMA!

Baixei o programa RivaTuner em http://download.guru3d.com/rivatuner/

Esse programa tem a opção pra se habilitar o AGP4X e muitas outras configurações. Recomendo a todos vocês que baixem ele, pois o programa é muito bom!!

Pois é Ogusman, pra aparecer AGP 4X no WinXP só com esse programa mesmo! Já para os outros SO tem também o patch da VIA.

Depois que instalei e ajeitei o AGP pra 4X, fiz o teste com o 3DMark2001 SE e com o comando "timedemo 1" do Quake3. E ficou tudo na mesma!!!! Obtive 2038 pontos no 3DMark e 46,6 FPS (mesma que em 2X) no Quake3.

Portanto, posso concluir que esse bug, como eu e você McCloud já suspeitávamos, apenas mostra o AGP em 2X, sendo que ele funciona em 4X.

Até a próxima cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pessoal, estou passando pelo mesmo problema...

P-III 933MHz

256 PC-133

ASUS CUV4X-EA

GForce2 MX400 32Mb

Windows XP Pro

Uso os drivers da nVidia Detonator 41.09, e tem a opção de habilitar manualmente para 4x, mas quando isto é feito o sistema fica mais lento, sendo assim não está funcionando 4x de agp, logo, quando usava o win98 e habilitava 4x manualmente, o sistema funcionava perfeitamente, e com mais velocidade nos jogos.

Acho q a VIA, ASUS e nVidia, deveriam tomar alguma atitude com relação a isso, pois não existe somente nós com este tipo de problema....

valeu

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sleepwalker@26 Mar. 2003,04:06

Depois que instalei e ajeitei o AGP pra 4X, fiz o teste com o 3DMark2001 SE e com o comando "timedemo 1" do Quake3. E ficou tudo na mesma!!!! Obtive 2038 pontos no 3DMark e 46,6 FPS (mesma que em 2X) no Quake3.

Portanto, posso concluir que esse bug, como eu e você McCloud já suspeitávamos, apenas mostra o AGP em 2X, sendo que ele funciona em 4X.

Pois é, baixei o Riva Tuner e consegui fazer com que o sistema mostrasse como AGP 4X.

Porém, como já aconteceu no seu caso, o desempenho não alterou-se.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:;): Oi turma tudo bem? Voltando ao assunto que postei inicialmente com o Riva Turner apareceu 4X porém na configuração do proprio Riva Turner o Transfer Rate aparecia 2x e não 4x mesmo estando atualizado para 4x depois de procurar dentro do Riva Turner consegui habilitar o transfer rate para 4X não fiz ainda nenhum teste mais fica a dica para quem esta com RiVa Turner verificar se o Transfer Rate esta em 4X ou 2X e ativar o 4X OK um grande abraço a todos os participantes do FORUM :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...