Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

duvida em capacitores


Sidney_ssc

Posts recomendados

Fala gente boa.

pessoal tenho uma placa que tem alguns capacitores da seguinte maneira,

um deles esta como se estivesse com folga nos terminais dele, ele ta soldado na placa mas você mexendo nele da impressão que ela estivesse folgado, é preciso trocá-lo?

também tem 2 capacitores que tem a capa preta, aquela onde fica a especificações dele, 470uF 6v 105ºC, tá como se tivesse deretido, não todo só uma parte pequena, testei o capacitor e ta normal, devo trocar ou não?

valeu gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações,

No caso do capacitor com folga nos terminais, esses devem estar quebrados. Dependendo de onde se encontra o componente, a ausência dele não afeta de modo contundente o funcionamento do circuito. Aparentemente, tudo funcionará normalmente, mas o desempenho estará sempre reduzido. Eu mesmo, no meu trampo, já deixei de montar uns capacitores eletrolíticos que filtravam a tensão de entrada, só para ver se a placa apresentaria defeito no cliente. Até hoje ele não reclamou, e nós passamos a economizar em capacitores.

Mas, claro, houve casos em que eles fariam bastante falta, e nós não o retiramos. Normalmente esses são casos em que no circuito há comutação de sinais, o que polui as linhas de alimentação na ausência de componentes de filtragem.

Quanto aos capacitores com capa levemente derretida, comigo aconteceu algo parecido. Investigando, descobri que, durante a fase de revisão, o ferro de soldar foi encostado acidentalmente no componente, enquanto se tentava retocar um ponto de solda próximo a ele. Porém, talvez esse não seja o seu caso, e trocá-los seria uma boa.

Espero ter colaborado,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caras, tenho pequenas duvidas em teste de capacitores:

tipo, o fato de no multimetro analogico o ponteiro nem chegar no zero e voltar pro infinito indiga algo errado no capacitor?

tambem quando ele volta pro infinito bem lentamente, pode tb indicar problema no capacitor?

Valeu..... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por ecm@02 jan 2005, 19:53

caras, tenho pequenas duvidas em teste de capacitores:

tipo, o fato de no multimetro analogico o ponteiro nem chegar no zero e voltar pro infinito indiga algo errado no capacitor?

tambem quando ele volta pro infinito bem lentamente, pode tb indicar problema no capacitor?

Valeu..... :joia:

Capacitores NÃO se medem em multímetros (a menos que ele tenha uma função específica de medição de capacitância, porém, só vi isso até hoje em multímetros digitais de alto custo).

Você estava ou medindo a resistência entre seus terminais (como existe um isolante entre eles, o valor medido seria infinito mesmo) ou a tensão armazenada nele. Aí realmente ela cairia lentamente, com o passar do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...