• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Libra

Formatar causa danos físicos ao HD?

6 posts neste tópico

Formatar um HD várias vezes causa danos (estraga o hd?)

Em média + ou - quantas vezes pode-se formatar um hd, existe alguma estimativa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigão! Seguindo a sua orientação entrei no link q você indicou e lá está tudo muito confuso, cada um diz uma coisa, uns dizem q estraga e outros dizem q não, e olha q são respostas dadas por pessoas com algum tempo de forum.

Enfim a dúvida continua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:tantan:

n, n estraga. isso é LENDA

por qual motivo estragaria? quando você formata o hd, a unica coisa que acontece é o processo de leitura/gravação do hd, mesma coisa que você gravar algum dado nele, o hd n faz nada de +, a unica diferença é que você apaga tudo que tem nele.

se estragasse, ficar copiando coisa pro hd também estragaria, já que o processo é basicamente o mesmo (gravação/leitura do disco)

entendeu? (acho que ficou um pouco enrolado :P )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por welitomfontes@02 jan 2005, 22:34

Seguindo a sua orientação entrei no link q você indicou e lá está tudo muito confuso, cada um diz uma coisa, uns dizem q estraga e outros dizem q não, e olha q são respostas dadas por pessoas com algum tempo de forum. Enfim a dúvida continua.

Formatar não desgasta HD, isso é lenda. A formatação, além de definir o sistema de arquivos, marca os setores ocupados como "livres para gravação de novos dados". Portanto não é nenhuma operação "estressante" para os componentes do HD.

Acho que tem gente que deve pensar que o HD tem uma espécie de "lixa" do lado de dentro e que na formatação os dados são "lixados".

Pior de tudo é que essas mentiras se espalham com uma velocidade incrível, e lamentavelmente acabam transformando-se em verdades incontestáveis, pois é mais fácil acreditar em algo que se consegue assimilar e associar ao dia-a-dia do que em algo que é preciso compreender tecnicamente.

(Bom, se pra pintar um portão eu preciso lixar para tirar a tinta velha, então pra formatar meu HD eu preciso lixar para tirar os dados velhos!).

Considerando que o desgaste ocorre por conta do uso, independente de qual seja, a formatação isoladamente não vai causar mais ou menos desgaste.

Não existe nenhum estudo/pesquisa/etc. provando que formatação "desgasta" as superfícies graváveis do pratos. Isso é lenda.

Os problemas de leitura e gravação ocorrem principalmente por choque mecânico das cabeças de leitura/gravação contra a superfície gravável, ocasionando o surgimento dos "bad blocks", além da própria falha das cabeças.

E esse choque mecânico ocorre por conta do mau uso do HD (não fixar corretamente no gabinete, submeter o HD à choques ou pancadas quando em funcionamento, etc.).

Isso só considerando a parte mecânica, se for falar em danos na placa controladora, tem também o dedão cheio de eletricidade estática, tem gente que segura o HD com a placa na palma da mão, etc...

Outra coisa que desgasta também é a temperatura: vale lembrar isso principalmente para quem tem HDs de 7200 rpm ou mais. Nesses casos, a boa circulação de ar no gabinete é essencial. Senão, o HD "pifa" de uma hora pra outra e o proprietário vai achar que foi porque formatou demais...

Bom, acho que agora está esclarecido.

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0