Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

velocidade, foco.. como usar?


tonturinha

Posts recomendados

opa, sou novo aqui.. mais venho lendo a algumas semanas.

comprei uma Canon A310 a alguns dias, só que ainda não chegou.

mas quero matar minhas curiosidades antes de ela chegar..

vejo esse negócio de velocidade de obturador?! 15-1/2000s

descobri que tem negócio de tempo de exibiçao que dai não é imediato

queria saber como isso funciona, porque vejo fotos com o 15-1 diferente e outros com o 2000s diferente.. queria saber o que muda na foto.

e foco, que acho que é o tal f/5.6 que vejo nas fotos, o que muda se mudar esse 5.6?

caso vocês tenham um tutorial que explique isso, serve também!

aliás, alguem tem aqueles tuto de cam dig. tipo os da infoexame.

parecia legal aquilo, dava idéias..

obrigado.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

há! muito bom isso!

era o que procurava.. com exemplos e tal

só que não encontrei nada no PESQUISAR.

é acho que essa cam só tem ajuste de ISO e velocidade.. mas acho que isso já basta.. acho que é com o que mais se brinca né?

mais não tenho certeza do controle de velocidade.. bem que alguem poderia me esclarecer isso.

apesar que ela chegou hoje, mais tenho que esperar meu pai abrir porque é presente dele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tonturinha@04 jan 2005, 16:17

http://www.dpreview.com/reviews/specs/Canon/canon_a310.asp

nesse site que tu passou no outro topico fala que:

Shutter priority : NO

isso significa que não vai dá pra brincar com isso?

Na A310 não da pra controlar o Shutter, é tudo automático. O que você pode controlar é o EV, tem um efeito semelhante ao shutter, só que com uma escala de variação menor, na A310 acho que da pra variar o EV de -2 a +2. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

éé

exatamente.. é esse negocio de EV ai que tem..

controle de exposição -2 a +2

então o efeito disso seria o mesmo do shutter só que menor?

gostei da cam.. fucei um monte nela ontem. gostei do que tem..

acho que um shutter seria uma boa.. mais ACHO que vou me contentar com esse EV.

gostei foi dos videos em 320.. não dá travadinha..

aliás.. me apaixonei no macro! e na qualidade das fotos.

o zoom digital não presta mesmo.. tem que tirar em resol. maxima, e depois reduzir no PC pra 640 ou 800..

obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velocidade do obturador (1-1/2000 por exemplo) é o tempo que o obturador fica aberto permitindo a entrada de luz do exterior.

No caso se for tirar fotos de objetos parados pode usar de 1/60 até 1/250 e se for tirar de objetos em movimento vá diminuindo o tempo de abertura, se for tirar de um carro em velocidade (tipo formula 1) coloque em 1/1000 ou até 1/2000 s.

Isso garantirá que o carro não passará de um borrão.

O problema é que , quando reduz o tempo de abertura do obturador, menos quantidade de luz entra, então tem que compensar fazendo com que a objetiva abra mais para entrar mais luz naquele pequeno tempo que irá ficar aberto.

Aprendendo a lidar com essas duas variáveis: tempo de abertura e abertura, irá tirar fotos boas.

Depois tem outros recursos, tipo ISO do filme (100,200,300,400) use 400 para lugares mais escuros e objetos mais velozes, e 100 para objetos parados e/ou ambientes mais iluminados. O ISO em filmes, tem a ver com a granulometria dos grãos dos sais de prata ou seja, 400 tem os grãos mais finos em relação ao 100. Ou seja se for tirar foto com pouca luz use um filme de alto ISO.

Com relação ao foco, é bem simples, ajuste o foco (nitidez) na distânncia que o objeto se encontra.

As máquinas digitais permitem multifoco, ou seja, pode ter vários objetos a distâncias diferentes, que ela consegue tirar a foto com a mesma nitidez, ao contrário das máquinas ópticas, que focam em apenas um objeto. Existem objetivas para máquinas de filme que podem multifocar mas são mais caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!