Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ddr2:


Edu_Gnipper

Posts recomendados

ddr2_.jpg

- DDR2: Conhecendo um pouco mais

A DDR2 é a evolução da tecnologia de memória DDR da próxima geração. A memória DDR2 caracteriza-se por velocidades mais rápidas, larguras de banda de dados mais altas, menor consumo de energia e desempenho térmico aperfeiçoado! Em 2004, a DDR2 foi lançada em versões para desktop, notebook, servidor, telecomunicações/rede e outras plataformas nos seguintes fatores de forma (form-factors):

- DIMMs sem buffer, ECC ou não-ECC com 240 pinos e 1.8V

- DIMMs ECC Registrados com 240 pinos e 1.8V

- SO-DIMMs com 200 pinos e 1.8V

- MicroDIMMs com 214 pinos e 1.8V

- Mini-DIMMs Registrados com 244 pinos e 1.8V

- Módulos personalizados

form-factor_ddr2-ddr.jpg

A memória DDR2 foi criada pela JEDEC, uma organização que cria padrões para memória na indústria. Os chips e módulos da memória DDR2 usam uma convenção determinada semelhante àquela usada para os atuais módulos de memória DDR. Mas não são compatíveis com DDR devido às conexões de módulo serem propositalmente incompatíveis (número de pinos), tensão e tecnologia DRAM. Os módulos da memória DDR2 têm uma chave ou entalhe diferente dos módulos DDR para evitar a introdução em um bocal incompatível.

Os chips de memória DDR2 incorporam um "Terminal Em-Dado", terminação de sinais ou ainda terminação resistiva (em inglês ODT ou On-Die Terminal) no próprio chip do módulo para minimizar erros de reflexos na transmissão dos sinais e interferências do sinal quando operado em altas velocidades. Melhorando, deste modo, as margens de tempo. Os módulos "DDR1", ao contrário, utilizam a terminação resistiva da placa-mãe que acaba sendo mais ineficiênte. Fazendo com que ocorram perdas de sinais elétricos, fuga de corrente e interferências e, com isso, limitando o desempenho do módulo.

Os módulos da memória DDR2 possuem velocidades oficiais, até o fechamento deste artigo, de 400, 533, 667, 750, 800 e 900 MHz atualmente. Velocidades superiores já são fabricadas e comercializadas (como por exemplo 1000 MHz), mas ainda como "series especiais" para overclock e entusiastas. OCZ foi o primeiro fabricante a comercializar módulos de 1000 MHz ou PC2-8000 com taxa de transferência de 8.0 GB/s em single e 16.0 GB/s em Dual Channel. Os chips de memória DDR2 virão em capacidades de até 4 Gigabits, tolerando módulos de mais alta capacidade dos que os módulos DDR.

- Diferenças entre DDR2 e "DDR1"

Os módulos da memória DDR2 NÃO serão compatíveis com o "DDR1" devido a diferenças na tecnologia do chip DRAM, configurações de pinagem e menor consumo de tensão (tensão). Os módulos DDR2 têm uma "chave" (pinagem) diferente do que os módulos de DDR. No conector de borda (PCB), há uma chave para impedir a inserção nos soquetes incompatíveis da memória.

Os chips de memória SDR DIMM e DDR DIMM são basicamente produzidos com a conhecida resina preta "Thin Small Outline Package" (TSOP). Os chips de memória DDR2 estarão disponíveis em pacotes de chips "Fine-pitch Ball Grid Array" (FBGA) para características elétricas e térmicas. DDR2 não serão mais produzidas nos antigos moldes de chip TSOP e são especificadas para serem produzidas somente em chips FBGA mostradas na figura da direita, abaixo:

ddr2_ddr_chip.jpg

- DDR2: Velocidades

As convenções que nomeiam as DDR2 são similares a DDR. Porém ao contrário de DDR, as DDR2 podem ser macissamente produzidas nas velocidades acima de 400 MHz, aumentando desse modo o desempenho do sistema. Confira as velocidades oficiais dos módulos até o fechamento deste artigo:

ddr2_velocidades.jpg

- DDR2 vantagens sobre DDR: projetado para superar muitos dos problemas com DDR:

A tecnologia da memória DDR amadureceu e alcançou suas limitações em 400 MHz, a velocidade mais rápida que espera-se que a memória DDR suporte em produção em larga escala. As limitações que impactam em DDR400 são mostradas na seguinte tabela:

ddr-limit_ddr2-vantagem.jpg

Então, facilmente podemos concluir que os chips DDR2 são internamente bem diferentes dos chips de memória de DDR. Um resumo das principais diferenças:

- Características principais de DDR2:

- Operação em 1.8, 1.85, 1.9 e 2.0 Volts (dependendo da velocidade do módulo), reduzindo o consumo de energia em até quase 50% comparado com a DDR1, que operam em 2.5, 2.6 e 2.7 Volts.

- "Terminação do sinal da memória" (terminação resistiva) dentro do chip da memória (On-Die), para evitar interferências, fuga de corrente, perda de sinal elétrico e erros de transmissão dos sinais refletidos. Ao contrário de DDR que utiliza a terminação resista da placa-mãe.

- Melhoramentos operacionais, para aumentar o desempenho, a eficiência e as margens de tempo dos módulos.

- Latência CAS: 3, 4 e 5

- Nova latência: AL ou "Additional Latency" com 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 pulsos de clock. Ou seja, em uma memória DDR2 com CL4 e AL1, o tempo de acesso (latência) é de 5 pulsos de clock.

- 400, 533, 667, 750, 800 e 900 MHz (e superiores) com capacidades de até 2GB atualmente.

- Módulos desktop com 240 "pinos" ou terminais. DDR utiliza 184 pinos ou terminais.

-> Informações Adicionais sobre DDR2:

- Entenda as Memórias DDR2 - Clube do Hardware

- Literatura da Kingston sobre DDR2

- Decodificador e Visão Geral ValueRAM da DDR2

- Matéria liberada para publicação DDR2 da Kingston

- Lista de Produtos ValueRAM

- Configurador da Placa Mestra ValueRAM

- Mais informações sobre DDR2

*Adaptado da fonte: Kingston

#VALEU U.a.G_OzzY POR AJUDAR ADICIONANDO MAIS CONTEUDO:

- UM POUCO MAIS SOBRE SDRAM, DDR, RAMBUS E DDR2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Legal gostei mandou bem...

___________________________________________

Intel Pentium P4, 3000 MHz (15 x 200)

Asus P4P800-E Deluxe

Nanya M2U25664DS88B3G-5T 256 DDR 3200

Generica 512 DDR 3200

Total 767 MB

Microsoft Windows Server 2003, Standard Edition

ATI Radeon 9200 SE (RV280)

LG StudioWorks 576M

Seagate Barracuda 7200.7 40014

Combo HL-DT-ST RW/DVD GCC-4480B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, excelente o tópico!!!

gostaria de incrementar um link sobre o assunto:

http://www.estudehardware.com.br/artigos_lddr2.htm

E ai vai uma busca que fiz de placas compatíveis com DDR2:

Gigabyte GA-8I915P Duo

ASUS P5AD2 E Deluxe P4

ASUS P5AD2 Premium P4

Asus P5GDC Deluxe

Foram essas que encontrei, seria legal c a galera postasse, todas que sabem né...

:bandeira:

isso aí gente..espero ter ajudado e completamentado o tópico..

Abraços

[]´s

Fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as memos ddr são compatíveis com as placas mãe atuais que usam ddr?

você quis dizer "as memos DDR2 são compativeis com as placas-mãe que usam DDR" ? Não, elas não são!!! É outro tipo de tecnologia, outro tipo de pinagem, maior taxa de transferencia e etc....Leia a matéria inteira, ela explica isso bem certinho!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os módulos da memória DDR2 não serão compatíveis com o DDR, devido tecnologia do chip às configurações de pino, à tensão, e de memória incompatíveis do DRAM. Os módulos DDR2 têm uma "chave diferente" do que os módulos de DDR no conector de borda para impedir a inserção nos soquetes incompatíveis da memória.

Os chips de memória de DDR são feitas a conhecida resina preta "Thin Small Outline Package" (TSOP) bem como outros tipos de chips. A memória DDR2 não serão mais produzidas em chips de TSOP, e é especificada somente para ser produzida em chips de FBGA (Fine-pitch Ball Grid Array)

Os chips DDR2 são também internamente diferentes dos chips de memória de DDR. Para o exemplo, característica dos chips de memória DDR2:

Características-chave da DDR2:

- Operação em 1.8 Volts, reduzindo o consumo de energia em cerca de 50 por cento

- Terminal de sinal de memória dentro do chip de memória ("Terminal Em-Dado (On-Die)"), para evitar erros de transmissão de sinal refletidos.

- Melhoramentos operacionais, para aumentar o desempenho da memória, a eficiência e as margens de tempo.

- Latências CAS: 3, 4 e 5

- 400MHZ e 533MHz e capacidades de até 1GB atualmente.

As convenções que nomeiam as DDR2 são similares a DDR. Porém ao contrário de DDR, as DDR2 podem ser masissamente produzidas nas velocidades acima de 400MHz, aumentando desse modo o desempenho do sistema.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os módulos da memória DDR2 não serão compatíveis com o DDR, devido tecnologia do chip às configurações de pino, à tensão, e de memória incompatíveis do DRAM. Os módulos DDR2 têm uma "chave diferente" do que os módulos de DDR no conector de borda para impedir a inserção nos soquetes incompatíveis da memória.

Muito bom saber disso !!

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí ...então ...eu vi uma pergunta lá atras não respondida, tem alguma placa mãe AMD, com suporte a DDR2, se não há, alguem sabe se existe previsão para lançarem uma que tenha, porque assim ...to começando a montar meu pc, só vou acabar no fim do ano, mais depois de juntar grana o ano todo, não quero comprar uma placa-mãe e descobrir depois de 4 meses que lançaram uma com o suporte a ddr2.

ps : alguem sabe a previsao para a ddr de hoje continuar no mercado, porque tb se for ficar mais uns 10 anos no mercado ai não teria problema ; )

bom quem puder ajudar eu agradeço ....

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não existem placas-mãe para AMD com suporte a DDR2. Ainda... tem previsão para lançamento sim, mas não lembro quando vai ser.

Tenho quase certeza q esse ano ainda sai placas-mãe pra AMD com DDR2 !!!

ps : alguem sabe a previsao para a ddr de hoje continuar no mercado, porque tb se for ficar mais uns 10 anos no mercado ai não teria problema ; )

Ainda vão ficar uns bons 2 ou 3 anos. Pra você ter ideia, ainda existem memórias SDR sendo facilmente encontradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...