• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
chipcar30

DIMINUIR ROTAÇAO DO COOLER

18 posts neste tópico

Oi galera, estou com um problema aqui, de madrugada ta meio complicado ficar na net, cooler barulhento depois de 2600 rpm..ele no maximo e 3200 rpm, queria fazer um esquema pra abaixar a rotaçao dele, na madrugada, a veia da embaçando.... tem um jeito pra fazer isso? ja tentei com potenciometro , não ficou legal não sei se foi a freqüência q usei pois era 50k..e liguei no fio vermelho, FIZ CERTO? TEM ALGUM OUTRO JEITO? pois esse cooler aqui com 2500rpm parece q o micro ta desligado....SILENCIOSO ATE DEMAIS, COMO MINHA TEMPERATURA E DE 42 GRAUS aqui então DA PRA DIMINUIR UM POUCO A ROTAÇAO, POR FAVOR ME AJUDEM,,POIS MINHA PLACA não TEM ESSE RECURSO..E UMA AUS A7V600X AGUARDO T MAIS

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

MEU COOLER E UM V COM 17B

http://www.verycom.com.br/imgprod/cooler/s462-17b825s1.gif

NOSSA E Q PEGUEI UMA FAN PRA GABINETE DA AKASA 2500 RPM PAGUEI 15 REAIS NESSA FAN, MAS não QUERO GASTAR MAIS 15 não..FALAM TANTO DO V COM... Q ESSE AKASA...PARECE Q TA DESLIGADO...E SERIO....E JA COLOQUEI A FAN AKASA NO LUGAR DA FAN DO VCOM FIZ OS TESTES E não TIVE ALTERAÇAO NAS TEMPERATURAS....MAS QUERO MESMO E DIMINUIR A ROTAÇAO DO VCOM...não TO PODENDO GASTAR MAIS 15 REAIS não....ME AJUDEMMM :muro:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por chipcar30@03 jan 2005, 23:57

MEU COOLER E UM V COM 17B

http://www.verycom.com.br/imgprod/cooler/s462-17b825s1.gif

NOSSA E Q PEGUEI UMA FAN PRA GABINETE DA AKASA 2500 RPM PAGUEI 15 REAIS NESSA FAN, MAS não QUERO GASTAR MAIS 15 não..FALAM TANTO DO V COM... Q ESSE AKASA...PARECE Q TA DESLIGADO...E SERIO....E JA COLOQUEI A FAN AKASA NO LUGAR DA FAN DO VCOM FIZ OS TESTES E não TIVE ALTERAÇAO NAS TEMPERATURAS....MAS QUERO MESMO E DIMINUIR A ROTAÇAO DO VCOM...não TO PODENDO GASTAR MAIS 15 REAIS não....ME AJUDEMMM :muro:

você pode usar um baybus controlador de velocidade de fans assim seu pc fica bem silencioso.

%7Boption%7Dhttp://www.brcomputadores.com.br/lojavirtual/images/ZM-MFC1.jpg' border='0' alt='' />

Compartilhar este post

Link para o post

se ele não pode gastar 15 reais com uma fan, muito menos 150 em um controlador de fan

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por animado@04 jan 2005, 11:22

se ele não pode gastar 15 reais com uma fan, muito menos 150 em um controlador de fan

Daqui a pouco vão indicar o watercooler da Akasa de 1000 reais!!!!! :muro:

Se tua mae concordasse, voce poderia arrumar uns tapadores de ouvido pra ela dormir... ela não vai escutar nem telefone tocando no quarto dela :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por AgenteZua@04 jan 2005, 11:47

Daqui a pouco vão indicar o watercooler da Akasa de 1000 reais!!!!! :muro:

Se tua mae concordasse, voce poderia arrumar uns tapadores de ouvido pra ela dormir... ela não vai escutar nem telefone tocando no quarto dela :palmas:

auheuaheuhaeuha...é ###### sua situação veiu...

eu tenhu7 um pouco de barulho aqui por causa das grils...mas os da akasa nebula sao bem silenciosos...mas e agora?! nem 15 conto fica difícil... um da akasa nebula de 80mm é 16,00...

ia te indicar também manta anti ruido mas é 40 ou mais de money :zoio:

:goff::naonao::goff:

sei não cara... o esquema e você levar o pc pra cozinha e teclar lá :P

Compartilhar este post

Link para o post

:angry: Tá legal galera chega de brincadeiras... foi mal entendido....o problema e que meu cooler e um VCOM17B, ai resolvi comprar uma fan pra gabinete, e comprei, o problema e que quando eu liguei a fan nova q e da AKASA, nossa maravilha não faz nenhum barulho...Paguei os 15 mangos nela.....ai comprarei com a fan do VCOM, a fan VCOM é barulhenta perto da fan AKASA, então fiz os testes tirei a fan do VCOM, e coloquei a FAN AKASA, no dissipador do VCOM, resultado , minhas temperaturas não mudaram , a FAN AKASA, segurou legal, alem de q não tem barulho nenhum , parece q o micro ta desligado....

Resultado então não queria jogar fora a FAN DO VCOM, e sim diminuir a rotaçao dela, ja q não tem como, a não ser pelo controles de FAN, então fui la descolei 15 reais.hehe :palmas: ....e Coloquei outra FAN AKASA, no gabinete, resultado....fiquei com 2 fans AKASA, uma no gabinete e a outra no dissipador do VCOM, e fan do VCOM, vou vender ou sumir com ela.... se alguem estiver interressado ...... :devil: da 15 conto ai....hehehe.....

AQUI ESTA O LINK PRA VER A FAN AKASA

http://www.akasa.com.tw/web_icons/interfac..._icon_80mmm.jpg

E AQUI O SITE DA AKASA...

www.akasa.com.tw

:palmas: T mais galera....

Compartilhar este post

Link para o post

Se ainda quiser diminuir a velocidade do fan sem gastar quase nada, é fácil:

Ligue diodos 1N4004 em série com o fan (pode ser tanto no fio vermelho como no preto). Cada diodo ligado em série, reduz a tensão em 0,7v. E cada diodo não passa dos R$0,50. Só que o diodo tem polarização. O catodo do diodo (o lado que tem um traço) tem que ser ligado no negativo da fonte. Se ligar mais de um, você tem que ligar o anodo de um com o catodo do outro. É com diodos que funciona aquele controlador da Zalman que acompanha alguns coolers.

Compartilhar este post

Link para o post

:P Ta vendo galera...ai falou a voz do mestre......espero q vocês pegam isso como exemplo.... :palmas:

Obrigado pela atençao , pela explicativa dos diodos...preciso tirar so mais uma duvida...gostaria de fazer isso e diminuir a tensão em 2.1v ok? então usaremos 3 diodos pra isso certo? mas aproveitando..no caso de 12v -1.4v a corrente sera de 9.9v to certo? isso fara com q o cooler perca em torno de 20 por cento de sua rotaçao, ate ai tudo beleza.... mas, dizemos q durante o dia faça aquele calor,então eu gostaria de usar a potencia maxima do cooler ou seja dos 12v, pois ai a veia não enche o saco, o cooler pode fazer barulho q quiser a vontade pois de dia o cooler não faz tanto barulho, o problema e na madrugada,pois a veia ta enchendo o saco falando q não saio do micro, então se eu deixaar o mais silencioso possivel ela vai achar q estou dormindo ...mas ja a noite ai gostaria de abaixar a rotaçao do cooler , pois no caso não estara estão quente igual de dia, tem como eu colocar , sei la um potenciometro pra eu fazer a regulagem sobre esses valores? de 9.9v ate 12v no caso acima como exemplo?

se sim preciso então dos valores como você disse antes..aguardo e t mais

OBRIGADO PELA ATENÇAO :D

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer variar a rotação com um potenciômetro, precisa ser um potenciômetro que suporte a potência que será dissipada. Este potenciômetro é chamado "de fio" e custa um pouco caro (cerca de 15 reais).

O procedimento é explicado nesta página:

http://www.clubedohardware.com.br/d270803.html

Para usar potenciômetros comuns, tem que usar um CI regulador de tensão ou então um transistor de alta potência, mas, isto requer conhecimentos em eletrônica e dá mais trabalho e o custo é um pouco mais baixo.

Neste link tem o esquema eletrônico para um regulador de tensão, usando o CI LM317:

http://www.terra.com.br/fotos/foto.cgi/_yi...adordetenso.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

beleza cara. vou levar a foto em um tecnico de eletrônica vou ver o q ele me diz, eu ja trabalho com soldas, etc trabalho com centrais de injeçao eletrônica , mexo com chip de carros...mas me diz uma coisa se eu comprar somente esse tal de potenciometro...FIO..usando somente ele..consigo regular a rotaçao bem regulada???

Por que com os comuns não vai...você vai abaixando ele..e de repente do nada o cooler para....ai você vai aumenteando..de repente do nada ele liga....não ficou legal não...

se o FIO RESOLVER...COMPRO UM..T MAIS

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por claudomirorl@04 jan 2005, 22:06

Para fazer variar a rotação com um potenciômetro, precisa ser um potenciômetro que suporte a potência que será dissipada. Este potenciômetro é chamado "de fio" e custa um pouco caro (cerca de 15 reais).

O procedimento é explicado nesta página:

http://www.clubedohardware.com.br/d270803.html

Para usar potenciômetros comuns, tem que usar um CI regulador de tensão ou então um transistor de alta potência, mas, isto requer conhecimentos em eletrônica e dá mais trabalho e o custo é um pouco mais baixo.

Neste link tem o esquema eletrônico para um regulador de tensão, usando o CI LM317:

http://www.terra.com.br/fotos/foto.cgi/_yi...adordetenso.jpg

hum! gostei dessa ideia...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não testei com o potenciômetro de fio, mas, creio que regule direito sim, sendo um potenciômetro linear e não logarítimico conforme descreve lá na página.

Mas, quanto a potenciômetros comuns, somente vai funcionar se usar o circuito eletrônico, pois, os potenciômetros comuns não aguentam a potência que vai ser dissipada e acabam queimando.

Eu fiz um controlador com três daqueles circuitos com o LM317 que tem na foto.

Funcionou, mas, tem uma desvantagem: O próprio circuito usa cerca de 0,8v da tensão para o seu próprio funcionamento e portanto, não é possível atingir o máximo da rotação da ventoinha que se obtinha antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você, q apos o sistema a ventoinda não ira alcançar sua velocidade maxima, mas no caso de 0.8v a menos e uma diferença insignificante....isso não vai alterar a temperatura, mas eu fiz melhor que isso....

Obti 17v direto da minha fonte...para isso, usem os fios branco e amarelo da fonte, o amarelo pode ser qualquer um ate do cabo mesmo de conexao das hds etc. use o branco como negativo..e amarelo como positivo...

Ai apos esse esquema você tera uma regulagem de 5v ate 17v..hehe regulaveis, a ventuinda nos seus 17v vira da HORA....

Ou faça o sistema normal mesmo.... pegando os 12v de entrada.... mas ela no maximo chegara a 11.2, coisa q não mexe na temperatura do micro, pelo menos no meu não mudou nada..ok?

ai esta o esquema:

http://www.padilha.com/davio/forum/cartola001.jpg :palmas:

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de dizer usem um potenciometro comum de 1k5 ou 2k...se não encontrarem pode ser o de 5k...

enquanto a pecinha ai com o numero 7805 e um regulador de tensão....

tudo não passa de 4 reais...t mais

Compartilhar este post

Link para o post

eu encontrei essse esquema lá no ForumPcs... é muito bom... aguenta várias ventoinhas e ainda tem ajuste d mínimo(p/ ventoinha não desligar) alem de naim ter perda d tensão como pelo LM317.... perfeito p/ processadores...

outra coisa, funciona c/ temperatura tb

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t...r=asc&start=250

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0