Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A linha 12v é a mais importante mesmo!


z3cU3c4

Posts recomendados

Dando uma olhada no teste de um monte de fontes no site www.anandtech.com

eu mesmo com o meu ingreis meio fajuto, eu entendi que a a potencia mais importante é a combinação da linha 3.3V/5.V . E que somente agora que os pcs estão começando a utilizar muito a linha 12, mas mesmo assim ela não é a mais importante...

Retirado do site: The important thing to realize is the combined wattage on the +3.3V and +5.0V rails. Even though PCs are ever increasingly dependant on the +12V rail, AMD users need to keep a close eye on the +3.3V power line.

The PurePower 480W wattages are well rounded for either an Intel or AMD system. One thing to note is that the combined +3.3V/+5.0V wattages are very high at 240W. There is plenty of muscle in this power supply for an AMD or Intel system.

Notice that the combined rail on the 520W Stealth is 260 watts. Interestingly enough, +5.0V rail comes in at 260W. This is unusually high, and as a result the +3.3V rail is unusually low. We definitely would not recommend this power supply for AMD system builders, especially overclockers. (Intel system builders will have no problems with wattages).

OU seja conclui-se que o teste não deu muita bola para a linha +12V, e sim para as +5.0V e 3.3V!

Então porque todos falam que a linha +12V é a mais importante??

Isso é coisa de brasileiro né????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!IUHAIUHIAUHIAUHIUAHIAUHIAUHIAUHIUHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mautaira , eu não disse desligar a linha 12V disse?? Disse que a "potencia" dela não é tão importante, ou seja, o computador usa mais a linha 3.3V e 5.0V

Estou falando em termos de A e watts nas linhas.

Pra falar a verdade, o que você disse não tem nada a ver com que eu tentei expressar...

Fazer o que né...

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias placas utilizam a linha de +12v para alimentar o processador. Inclusive, placas para Pentium 4 requisitam um conector extra com esta tensão.

Na minha opinião, a escolha de uma fonte que suporte mais potência na via de +5v ou na via de +12v vai depender da escolha da placa-mãe.

Outro detralhe é que os HDs e drivers óticos usam a linha de +12v também e quem usa vários HDs, pode ter problemas com um fonte com pouca oferta de potência nesta linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

além disso, várias placas de vídeo, principalmente com chipset Nvidia, tem alimentação nos 12.0 V. Muitos sistemas baseados no P4 Prescott precisam ter uma linha de 12 V porruda, com risco de perda de hardware. A linha de 12.0V forte não é coisa de brasileiro, é coisa de americano que fabrica processador, placa de vídeo, HDs e etc, enquanto nos, brasileiros, só babamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que todos já bateram o martelo no prego certo!

Uma coisa importante e que não deve ser deixada de lado, é o fato de fontes genéricas apresentarem uma bobina toroidal com núcleo comum para as L12V e L5V. ou seja, são enrolamentos diferentes montados sobre um mesmo núcleo. Ao meu ver, essa economia traz prejuízos para a qualidade dessas linhas.

Uma consequência dessa característica pode ser observada nas variações provocadas mutuamente entre as linhas citadas. Não é assim tão visível a razão para tal uso mútuo. Esse detalhe ainda pretendo confirmar, fazendo a separação dessas linhas em bobinas "exclusivas".

Um outro ponto de suma importância é a construção física da fonte, principalmente de seu trafo principal, responsável pelas voltagens 12, 5 e 3.3V! Sendo de má qualidade ou capacidade, toda a capacidade da fonte estará comprometida.

Já vimos em diversos testes e reviews, que uma fonte não é um equipamento altamente sofisticado, mas que precisa ter, principalmente, uma etapa de "força bruta" bastante capaz. Coisa que não se observa nas genéricas de baixa qualidade.

Uma observação sobre a qualidade/capacidade do trafo chooper nas fontes ST 350BKV e ST 400WAP. Na segunda, o trafo é mais robusto, parece ser melhor construído....então, podemos observar que, para um aumento de 50W na potência total da fonte, já foi necessário o uso de um trafo maior e melhor! Ao contrário, as genéricas de 300W, 400W, 500W, etc, apresentam quase todas, o MESMO trafo!!!!

Minha opinião é de que, entre uma genérica de 350W e outra, igualmente genérica de 500W, maior credibilidade deve ser dada a de 350W, pelas razões acima expostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todas as informações atuais que já vi, indicam que os processadores hoje, são alimentados à partir da L12V. Antigamente isso não ocorria. Os fabricantes de fontes já estão seguindo essa observação e fazem fontes com essa linha mais "reforçada". Além do mais, as PVs também estão exigindo alimentação em 12V e isto só vem a confirmar a tendência de termos, cada vez mais, fontes com a L12V mais forte.

Lembrando ainda que o fabricante da placa-mãe é quem escolhe que linha vai alimentar a criança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as informações atuais que já vi, indicam que os processadores hoje, são alimentados à partir da L12V. Antigamente isso não ocorria. Os fabricantes de fontes já estão seguindo essa observação e fazem fontes com essa linha mais "reforçada". Além do mais, as PVs também estão exigindo alimentação em 12V e isto só vem a confirmar a tendência de termos, cada vez mais, fontes com a L12V mais forte.

Lembrando ainda que o fabricante da placa-mãe é quem escolhe que linha vai alimentar a criança!

Meiraneto, é importante ressaltar tbem que tais decisões são guiadas por padrões técnicos estabelecidos pela indústria de TI em orgãos que reunem os fabricantes. O padrão ATX12V, que já está na versão 2.01 para as fontes, é um exemplo. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode visitar este link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@06 jan 2005, 03:51

Todas as informações atuais que já vi, indicam que os processadores hoje, são alimentados à partir da L12V. Antigamente isso não ocorria. Os fabricantes de fontes já estão seguindo essa observação e fazem fontes com essa linha mais "reforçada". Além do mais, as PVs também estão exigindo alimentação em 12V e isto só vem a confirmar a tendência de termos, cada vez mais, fontes com a L12V mais forte.

Lembrando ainda que o fabricante da placa-mãe é quem escolhe que linha vai alimentar a criança!

Isso não se da pela tendencia dos fabricantes para diminuir os componentes, diminuindo a corrente para diminuir as trilhas e manter a mesma temperatura do condutor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha opinião, isso se deve mais ao fato de que, para fornecer mais potência, a maior tensão dessa linha torna mais fácil controlar as perdas na etapa de regulação. Creio ser mais fácil manter 100W a partir de 12V do que em 5V ou 3.3V. A alta corrente exigida é mais complicada para o controle e manutenção da estabilização.

Sua opinião também é verdadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...