• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
OFAJ

Automóveis com Chip para Direção Eletrônica

4 posts neste tópico

Informática - Jornal da Tarde - Quinta-feira, 30 de dezembro de 2004.

Sistema mantém carro na pista

Direção eletrônica pode ajudar motorista a dirigir como piloto profissional. E o melhor de tudo: sem bater e sem causar acidentes

Os carros de hoje usam chips de computador para monitorar coisas como a fuligem expelida pelo motor. Agora, uma tecnologia chamada "direção eletrônica" (drive by wire) transformará os computadores em motoristas no assento de trás.

Esses novos sistemas podem servir como co-pilotos de reação rápida, que assumem o controle quando o motorista estiver em apuros. Isso poderia reduzir os índices de acidentes - mas alguns especialistas acham que dividir a direção com HAL (computador do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço) é procurar problemas.

Um carro com direção eletrônica ainda tem o volante e os pedais, mas eles não são conectados a nada além de um chip de computador. O chip toma nota do que o motorista está fazendo com o volante e os pedais, e instrui pequenos motores elétricos a virarem as rodas da frente, controlarem os freios e operarem o acelerador.

E os fabricantes estão correndo para criar sistemas de direção eletrônica. A BMW, a DaimlerChrysler e a GM já produziram seus protótipos. "Praticamente todos os fabricantes têm a direção eletrônica em suas pistas de testes", afirma Chris Gerdes, diretor do Laboratório de Desenho Dinâmico da Universidade de Stanford.

O fim do "cavalo-de-pau"

A direção eletrônica poderia impedir que um motorista desse viradas abruptas e fizesse o carro derrapar. Também poderia impedir que motoristas embriagados ou sonolentos saíssem de suas faixas. O grupo de Gerdes chegou a construir um "assistente de permanência na faixa" eletrônico, que ajuda os motoristas a fazerem manobras em alta velocidade sem perderem o controle. "Em breve, será fácil dirigir como um piloto."

Há o risco, porém, de um computador errante interferir no esforço de um motorista para evitar atingir um pedestre, advertem especialistas. "Existem meios de garantir que esse tipo de software seja seguro, mas eles requerem metodologia cuidadosa e não tenho certeza de que os fabricantes a estejam usando", diz Nancy Leveson, engenheira de software do Instituto de Tecnologia de Massachussetts.

Os fabricantes de automóveis insistem que testarão os computadores exaustivamente antes de levá-los às ruas. Algumas empresas até pensam em oferecer atualizações de software via satélite. Se elas fizerem isso, resta-nos esperar que as atualizações venham dos fabricantes, e não de algum hacker adolescente.

David H. Freedman / Newsweek

* Noticia supra é fiel à íntegra publicada no jornal, com nome da Fonte, Autor Original e Link para acesso ao veículo inseridos no corpo do tópico.

ABS.,

ATT., :joia:

OFAJ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perai gente, é interessante sim... eu acho que ainda deve demorar e que no começo vai dar muito estrago, mais tudo começa assim... imagina o tanto de gente que perde o controle por algum problema qualquer, e se o carro te ajudar a não perder o controle? claro que tem problemas como os pedestres, mais pelo que parece essa direção eletrônica não dirige por você, apenas proibe certas imprudencias e evita que erros humanos simples ocorram...

Ou vocês acham que empresas como BMW ou DaimlerChrysler iriam arriscar perder todo seu nome colocano na rua carros prontos pra matar todo mundo...

São empresas de sucesso e sabem o que fazer, deve demorar, mais não resta duvidas de que esse sera o futuro, dirigir o minimo possivel...

agora dizer que você que manda no carro e não o contrario? imagina se falassem isso com os aviões ainda??? imagina quantos acidentes e problemas e erros bobos não foram evitados pelos pilotos automaticos? claro que as vezes eles erram e matam alguem, mais salvam mais pessoas do que matam... assim como cintos de segurança e milhares de outras coisas...

Gostei da ideia, dou todo meu apoio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outros detalhes:

1- Esses sistemas embarcados geralmente usam Linux.

2- É muito fácil colocar sensores que detectam a presesnça de objetos sólidos à frente do carro.

3- Fabricantes de carros, ao contrário da Microsoft, não detém monopólio, e não arriscariam colocar nas ruas um carro que mata pessoas, não seria nada inteligente da parte delas. E ninguém iria comprar um carro "anti-pedestres"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo a história, se o computador falhar você fica de passageiro no carro...... :tantan:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0