Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel, como fazer funcionar?


Brum RJ

Posts recomendados

Olá Amigos,

Comprei um par de memos 512MB DDR400 para minha ABIT AN7 e pelos testes q fiz estão ok. Minha dúvida é a seguinte: Sei q minha placa faz Dual Channel. Li nos foruns da vida q para fazer DC primeiramente tenho q ter 2 mesmos identicas, mesma marca, clock e capacidade. Bom, foi o q procurei fazer, as duas q comprei são identicas, marca, velocidade, tudo...

Li também q na AN7 bastaria eu colocar uma no slot 1 (azul claro) e a outra no slot 3 (azul escuro). Dei o boot e notei q continuo com 1GB de ram e com duas memos trabalhando como DDR333 (o processador é 333 também então acho q está tudo certo), mas n vi nem no Aida, nem no Sandra qualquer referencia ao Dual Channel...

Está faltando alguma coisa? Será q o sistema n aceitou as memos q comprei para habilitar o dual Channel? Tenho os drivers nForce2 instalados pelo cd da placa, tudo certinho... Falta habilitar algo na Bios?

Fico grato por uma dica para poder experimentar este recurso da AN7...

Grande Abraço,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Amigo,

Em todos os teste que vi: o Athlon é indiferente ao DC! O Processador é DDR! e não QDR!( QDR = P4 e Athlon64!), assim o não tem como o processador acessar mais DOIS dados por pulso de clock! Acho melhor você desabilitar o DC! e utilizar os módulos em Slot1 e Slot2! 1Gb de DDR400 já é muito bom não?! hhehe

Dei o boot e notei q continuo com 1GB de ram e com duas memos trabalhando como DDR333 (o processador é 333 também então acho q está tudo certo), mas n vi nem no Aida, nem no Sandra qualquer referencia ao Dual Channel...

Ora, o DC não dobra a quantidade de RAM! Se você instalou 1GB, utilizando o DC continuará com 1GB! E em nenhum dos teste que vi do Gabriel Torres utilizando DC em Atlhons XP a taxa de transferência sequer aumentou!

Acho que é issO! Boa sorte e Felicidades! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos,

Sim, eles são identicos, rodei qlgumas lojas justamente para comprar 2 pentes iguais, mesmo fabricante, mesma capacidade, mesmo nr de chips (eles possuem chips dos 2 lados), até o nr de serie é da mesma leva... Realmente n entendo p porque n rolou pois a placa mãe diz explicitamente q dá suporte ao Dual Channel com o Athlon XP, mas n achei no manual qualquer citação de como faze-lo... :(

Quem tiver mais dicas eu agradeço, realmente gostaria de mesmo com menos memoria disponível poder dar um gaz no sistema no todo...

Abraços,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos,

Aqui estão os dados sobre os 2 pentes q comprei:

- Etiquetas nos pentes

ARES Memory 120904F

PC3200 DDR 512MB

- Inscrições nos Chips

Primeiro pente: F1 256MDDR32M8T-4X USA 041201 M8-C2

Segundo pente: F1 256MDDR32M8T-4X USA 041129 M8-KR

Como n entendo nada destas especificações, fico no aguardo por uma dica... :/

Abraços,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos,

Eu de novo. queria tirar a dúvida com vocês se realmente consegui o feito:

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v185/Brum_RJ/Informatica/brum_dual_01.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v185/Brum_RJ/Informatica/brum_dual_02.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v185/Brum_RJ/Informatica/brum_dual_03.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://img.photobucket.com/albums/v185/Brum_RJ/Informatica/brum_dual_04.jpg' border='0' alt='' />

Notei no Performance Test 5 q ganhei mesmo uns 15% (256) em relação aos mesmos testes sem o Dual Channel (218). No aida n notei qualquer diferença nos dados apresentados sobre as memorias como bits e largura de banda. Mas nas renderizações de audio e vídeo eu notei uma diferença bem perceptivel, se pelas infos do CPU-Z eu realmente ativei o Dual Channel, vou ficar um tempo usando-o pra ver se realemnte vale a pena...

Grande Abraço,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dual na plataforma da AMD tem ganho inferior relacionado ao da Intel, mas tem ganho sim!

programas com acesso constante da memória dá nessa média de performance que você feiz no Performance Test 5

Se vai usar dois pentes nessa placa-mãe deixe ativado o dual, no máximo não perderá desempenho !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Amigos,

Fiz um teste reescalando uma imagem no Photoshop em 72dpi de 1024x768 para 11024x8268 e completou em 3 seg cravados, contra 4 e meio sem o DC. No uso do Windows, internet e no geral n se nota realmente mudanças, so mesmo nos momentos críticos, dando a impressão da maquina ficar mais solta... Realmente vale a diferença, mesmo q pequena... Valeu pela força! :-BEER

Grande Abraço, :bye:

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos uso muito o corel 12 e os adobe Photoshop CS, uso muitos filtros e converçores e muitas fontes, posso dizer que o dual canel faz diferença em operaçoes estremas como essas acimas, tipo ediçao de imagems e jogos como doom 3 mostrao como o dual ajuda na performace, pramim que usso essas aplicaçoes que exigem o extremo da maquina, to feliz com o meu DC em uma a7n-delux com 2x512spetctek processador e memo a 420fsb, com essas conf to fazendo 45 seg de super pi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu lOcAlZiN e Amigos,

O interessante é q se formos nos guiar pelos resultados dos programas de teste de performance, ou nunca dão diferença, ou dão muito pouca com os AMD. Só q é justamente nas horas críticas, com lembrou o Lucas_AMD, q se nota a vantagem de usar DC. Realmente eu n levava muita fé depois de ler tantos textos sobre o assunto (será q testaram mesmo "pra valer"?), mas vemos q vale mesmo, mesmo n usando um processador Intel...

Abração,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...