Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Se o cooler pifar...


M_Junior

Posts recomendados

Olá pessoal,

Há uns 5 anos atrás eu vi um video sobre um teste dos processadores Intel e AMD. Era o seguinte: com o computador ligado, o cooler era retirado. O processador Intel esquentava até travar o windows. Já o processador AMD esquentava e queimava imediatamente, chegando a sair fumaça.

Eu gostaria de saber como estão os processadores AMD hoje. Alguém sabe se o problema de superaquecimento já foi resolvido de forma confiável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é necessário se procupar com isso, como ja falaram acima, se acontece isso o placa-mãe desliga o pc sozinha quando atingir alta temoeratura, aí vocee vai ficar desconfiado e vai er q o cooler não finciona quando tentar ligar de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Nos atlhons se o cooler falhar ele vai esquentar muito, travar e se a placa tiver algum sistema de segurança irá desligar o PC. Mas se retirar o cooler com o dissipador aí ele queima em 3 segundos. Já o P4 só trava. Aconteceu comigo uma vez, eu liguei meu PC (atlhon 2.6 barton) sem ligar o cooler a fonte, o pc ligou e logo desligou, reiniciei umas 3 vezes, até descobrir minha mancada, mas não queimou o processador. Mas o dissipador estava lá. Se não estivesse.....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por BAGA@05 jan 2005, 13:02

nem todas as placas tem esse sistema de segurança!

veja no setup de sua placa-mãe e se quiser colocar um programa o mbmonitor, você pode programar pra emitir um alerta caso a temperatura suba muito!

as da asrock como a a7x8x e a a7s941gx tem essa opção automatica, quero dizer não aparece nada na bios, o processo de desligamento já é automatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por JUAREZSR@05 jan 2005, 16:24

:bandeira: Nos atlhons se o cooler falhar ele vai esquentar muito, travar e se a placa tiver algum sistema de segurança irá desligar o PC. Mas se retirar o cooler com o dissipador aí ele queima em 3 segundos. Já o P4 só trava. Aconteceu comigo uma vez, eu liguei meu PC (atlhon 2.6 barton) sem ligar o cooler a fonte, o pc ligou e logo desligou, reiniciei umas 3 vezes, até descobrir minha mancada, mas não queimou o processador. Mas o dissipador estava lá. Se não estivesse.....

Essa informação é antiga. De 2-3 anos pra cá as placas para Athlon XP já tem um monitor de hardware suficientemente rápido para evitar até mesmo esse tipo de acidente (já viu acontecer?).

As mais velhas eram lentas e não dava tempo de desligar a máquina. As atuais conseguem cortar a alimentação em poucos milisegundos, evitando o pior.

Outro dia eu sem querer passei com a cadeira em cima do controle de rotação da ventoinha do cooler, que estava jogada no chão (é da própria ventoinha e o cabo é longo). Nisso o fio se partiu e eu não percebi.

Algum tempo depois fui ripar um DVD, iniciei o processo e fui na cozinha comer algo. Quando voltei estava apitando. Esse tipo de coisa é tranquilissímo. O processador atinge a temperatura máxima de trabalho e a placa corta a alimentação (o mesmo que tirar da tomada).

Isso até as placas antigas fazem.

Agora para quem ligar sem colocar o cooler, precisa ter uma placa bem nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, existem duas proteções. Uma em que é possível configurar no setup e outra que é para casos extremos, aonde não é possível desativar e nem existe configuração, já que é para situações críticas, como arrancar o cooler com o micro funcionando.

Se a placa-mãe tem essa proteção, não dá pra desativar (ela pode falhar, se tiver erro de projeto, mas não dá pra desativar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bermonruf@10 jan 2005, 19:38

Exatamente, esse recurso vale ser verificado, porque as vezes pode estar desabilitado.. equanto as CPU's mesmo o grande avanço da amd e os a64 ficarem "geladinhos" se você tirar o cooler ele demora + q o p4 mas ele queima mesmo demorando mais, ja o p4 só trava :bandeira:

Errado, o Athlon 64 não queima, ele possui uma proteção independente da placa mãe.

Por favor amigo, sem chutes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...