• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
M_Junior

Se o cooler pifar...

18 posts neste tópico

Olá pessoal,

Há uns 5 anos atrás eu vi um video sobre um teste dos processadores Intel e AMD. Era o seguinte: com o computador ligado, o cooler era retirado. O processador Intel esquentava até travar o windows. Já o processador AMD esquentava e queimava imediatamente, chegando a sair fumaça.

Eu gostaria de saber como estão os processadores AMD hoje. Alguém sabe se o problema de superaquecimento já foi resolvido de forma confiável?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso só acontecia com as plcas maes mais antigas, hoje qualquer placa-mãe tem um dispositivo de segurança que desliga o computador ao atingir a temperatura limite do athlon-xp/SEMPROM (em torno de 85ºC)

Compartilhar este post

Link para o post

não é muito bom testar hehe... mas o xp sem dispositivo de segurança queima com certeza hehe..

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não é necessário se procupar com isso, como ja falaram acima, se acontece isso o placa-mãe desliga o pc sozinha quando atingir alta temoeratura, aí vocee vai ficar desconfiado e vai er q o cooler não finciona quando tentar ligar de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

nem todas as placas tem esse sistema de segurança!

veja no setup de sua placa-mãe e se quiser colocar um programa o mbmonitor, você pode programar pra emitir um alerta caso a temperatura suba muito!

Compartilhar este post

Link para o post

Então... Li q minha placa tem esse dispositivo...

Mas a pergunta é: A placa desliga o PC, ou reinincia ele???

porque se reininciar num adianta nada... Meu PC fica ligado direto quase... Vai q eu to durmindo, ou viajando... Vai ficar reininciando até queimar tudo...

Compartilhar este post

Link para o post
:bandeira: Nos atlhons se o cooler falhar ele vai esquentar muito, travar e se a placa tiver algum sistema de segurança irá desligar o PC. Mas se retirar o cooler com o dissipador aí ele queima em 3 segundos. Já o P4 só trava. Aconteceu comigo uma vez, eu liguei meu PC (atlhon 2.6 barton) sem ligar o cooler a fonte, o pc ligou e logo desligou, reiniciei umas 3 vezes, até descobrir minha mancada, mas não queimou o processador. Mas o dissipador estava lá. Se não estivesse.....

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por BAGA@05 jan 2005, 13:02

nem todas as placas tem esse sistema de segurança!

veja no setup de sua placa-mãe e se quiser colocar um programa o mbmonitor, você pode programar pra emitir um alerta caso a temperatura suba muito!

as da asrock como a a7x8x e a a7s941gx tem essa opção automatica, quero dizer não aparece nada na bios, o processo de desligamento já é automatico

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje as placas mãe desligam automaticamente. E a história mudou agora os pentium 4 estão super quentes e os Athlon 64 geladinhos!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Fred-svv@07 jan 2005, 17:31

Hoje as placas mãe desligam automaticamente. E a história mudou agora os pentium 4 estão super quentes e os Athlon 64 geladinhos!!!

será???

Compartilhar este post

Link para o post

Postado Originalmente por JUAREZSR@05 jan 2005, 16:24

:bandeira: Nos atlhons se o cooler falhar ele vai esquentar muito, travar e se a placa tiver algum sistema de segurança irá desligar o PC. Mas se retirar o cooler com o dissipador aí ele queima em 3 segundos. Já o P4 só trava. Aconteceu comigo uma vez, eu liguei meu PC (atlhon 2.6 barton) sem ligar o cooler a fonte, o pc ligou e logo desligou, reiniciei umas 3 vezes, até descobrir minha mancada, mas não queimou o processador. Mas o dissipador estava lá. Se não estivesse.....

Essa informação é antiga. De 2-3 anos pra cá as placas para Athlon XP já tem um monitor de hardware suficientemente rápido para evitar até mesmo esse tipo de acidente (já viu acontecer?).

As mais velhas eram lentas e não dava tempo de desligar a máquina. As atuais conseguem cortar a alimentação em poucos milisegundos, evitando o pior.

Outro dia eu sem querer passei com a cadeira em cima do controle de rotação da ventoinha do cooler, que estava jogada no chão (é da própria ventoinha e o cabo é longo). Nisso o fio se partiu e eu não percebi.

Algum tempo depois fui ripar um DVD, iniciei o processo e fui na cozinha comer algo. Quando voltei estava apitando. Esse tipo de coisa é tranquilissímo. O processador atinge a temperatura máxima de trabalho e a placa corta a alimentação (o mesmo que tirar da tomada).

Isso até as placas antigas fazem.

Agora para quem ligar sem colocar o cooler, precisa ter uma placa bem nova.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a AMD não colocou um tal de sensing diode no processador depois daqueles testes? Ele funciona? é pra que?

Compartilhar este post

Link para o post

as placas mais novas tem essa proteção de shutdown ao atigir a temperatura x... mas cuidado q tem q estar habilitado no setup! a minha por default vem desabilitado....

Compartilhar este post

Link para o post

as placas de hoje tem este dispositivo q reinicia o pc antes de chegar a temperatura de 85º !!!! mis como o amigo de cima disse tem q ver se este dispositivo está programado !!!!!!!!! ok ???? .......fui !!! :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, esse recurso vale ser verificado, porque as vezes pode estar desabilitado.. equanto as CPU's mesmo o grande avanço da amd e os a64 ficarem "geladinhos" se você tirar o cooler ele demora + q o p4 mas ele queima mesmo demorando mais, ja o p4 só trava :bandeira:

Falou galera :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, existem duas proteções. Uma em que é possível configurar no setup e outra que é para casos extremos, aonde não é possível desativar e nem existe configuração, já que é para situações críticas, como arrancar o cooler com o micro funcionando.

Se a placa-mãe tem essa proteção, não dá pra desativar (ela pode falhar, se tiver erro de projeto, mas não dá pra desativar).

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por bermonruf@10 jan 2005, 19:38

Exatamente, esse recurso vale ser verificado, porque as vezes pode estar desabilitado.. equanto as CPU's mesmo o grande avanço da amd e os a64 ficarem "geladinhos" se você tirar o cooler ele demora + q o p4 mas ele queima mesmo demorando mais, ja o p4 só trava :bandeira:

Errado, o Athlon 64 não queima, ele possui uma proteção independente da placa mãe.

Por favor amigo, sem chutes.

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor amigo, sem chutes.

sem chutes foi boa heim iuaOHioauhuiaha po mais isso é vero mesmo ! os amd 64 eles não chegam a queimar não ! eles desligam antes !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0