Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consulta por mês


blueray

Posts recomendados

Olá galera boa tarde, pinto uma dúvida cruel...

Preciso criar uma consulta de uma tabela onde são cadastradas as vendas diárias de uma loja onde ocorre a necessidade de se extrair das datas o mês em que foram efetuadas e ao mesmo tempo gerar um balanço do total das vendas,levando em consideração que estou utilizando access e sql.

Meus contatos:

e-mail:[email protected]

msn: [email protected]

e-mail : [email protected]

Ou pelo próprio fórum por meu endereço.

Agradeço desde de já aqueles que puderem colaborar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, deixa ver se eu entendi: você quer uma consulta que retorne as vendas totalizadas por dia, sendo que o parâmetro dessa consulta seria o Mês (Inicial e Final), é isso?

Bom, primeiro de tudo seria preciso saber que tipo de estrutura tem essa tabela. Na verdade, o ideal seria ter uma tabela para os dados principais e individuais das vendas, e outra tabela para os diversos itens de cada venda, sendo ambas relacionadas, por exemplo, pelo número do pedido.

Como você não passou qual é a estrutura da tabela que sobre a qual quer montar a consulta, vou montar montar um exemplo aqui:

Postado Originalmente por Estrutura das tabelas

Tabela principal: Pedidos

Campos: Pedido (Autonumeração, Chave Primária), Data (Data/Hora)

Tabela relacionada:: ItensPedidos

Campos: Item (Autonumeração, Chave Primária), Pedido (Número > Inteiro Longo), ValorTotalItem (Número > Duplo)

É necessário criar um relacionamento "one-to-many" entre a tabela Pedidos e a tabela ItensPedidos, pelo campo Pedido presente em ambas as tabelas.

Desse modo, pode-se montar uma consulta da seguinte maneira:

Postado Originalmente por Instrução SQL

SELECT Pedidos.Data, SUM(ItensPedidos.ValorTotalItem) AS SomaValorTotalItem

FROM Pedidos LEFT JOIN ItensPedidos ON Pedidos.Pedido = ItensPedidos.Pedido

WHERE ((MONTH([Pedidos].[Data])>=[MesInicial]) AND (MONTH([Pedidos].[Data])<=[MesFinal]))

GROUP BY Pedidos.Data;

Faça um MDB com as tabelas acima, preencha manualmente com alguns dados: coloque várias datas iguais na tabela Pedidos e veja os números gerados no campo Pedido. Repita esses números várias vezes no campo de mesmo nome na tabela ItensPedidos, afim de simular a inclisão de vários itens em um mesmo pedido. Em cada um desses itens, coloque valores diversos no campo ValorTotalItem para fazer a soma.

Depois copie a instrução SQL acima, abra uma janela de consulta no Access e troque a grade pelo modo SQL. Cole essa instrução na janela e execute.

O resultado será a soma dos valores do campo ItensPedidos.ValorTotalItem, agrupados pelo campo PedidosData, segundo número referente ao Mês fornecido como parâmetro.

É moleza. Qualquer coisa, estamos aí.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...