Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DUVIDA


rfs_info

Posts recomendados

Fala galera do fórum, tenho uma duvida que me acompanha a uns tempos, pelo que sei placas com suporte nativo a DX9.0 tendem a ser melhores em aplicativos que usam DX9 contra placas que possuem DX8.1 ou inferior nativo.

Aqui vai a duvida, se hipotéticamente 2 placas identicas(só mudando o suporte ao DirectX) forem colocadas lado a lado rodando um aplicativo DX9.0 por exemplo Half Life 2 uma das placas com suporte a 9.0 e outra com suporte a 8.1 a difenreça entre elas sera muito grande? em termos de FPS,Qualidade,Benchmarks e Jogabilidade?

O suporte nesse caso faria a grande diferença no desempenho?

Agradeço desde já pela ajuda, um abraço! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Principalmente em Qualidade você vai sentir muita diferença, pois o DX9.0 usa os Shaders 2.0 e 3.0.

Em uma placa nativa 8.1 ou 7.0 ela tem que emular os shaders, por isso você perde muita qualidade, desempenho, FPS.

Hoje em dia não compensa ter placas inferiores ao DX9, ou até mesmo apostar no futuro comprando uma placa da série Geforce 6 que possuem os Shaders 3.0

flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo... o que você pergunta é complicado..

porque quando você fala em bench´s e outras coisas, não é assim estão simples.

Vamos por exemplo, pegar uma GeForce 4 Ti4600 e uma Ati 9600xt... teoricamente sao placas de mesma força bruta ok?! Pois não me recordo de nenhuma placa de linha semelhante a outra so mudando o suporte a DX..

Bom.. se você for por no 3dMark2001se.. a diferença é pequena, talvez a 9600xt ganhe.. talvez a ti4600.. depende do over, do sistema, muita coisa influencia, mas elas fazem praticamente o equivalente em pontos, mas se você passar pro 3dmark2003/2005... puts... a diferença é gritante, a ti4600 embora seja um placão, quase não consegue se mexer, você vai ver coisa como 1.200 pts contra 3.900.... um bocado, não!? bem diferente do 2001se.. onde você veria 12.000 contra 12.300... tudo ali, muito proximo, não dá nem pra dizer qual faria maior pontuação assim, sem over!!!!

Sem contar que HL2 tem melhor otimização para as Radeons, então.. fica meio injusto fazer um bench ou comparação em FPS com ele..

Exemplo: Tenho uma 6600GT.. rodando HL2.. o normal em cenas grandes e movimentadas é de 60fps.. pouco mais talvez.. enquanto uma mera 9800xt faz 150fps em cenas mesmo luta!!!! Agora, você acha q qual placa é melhor?? Uma 6600GT ou 9800xt?? Se for ver na seção de bench´s aqui do forum, nenhuma 9800xt fritando em over e rodando em plataforma de A64 ganha dos meus probres bench´s, feito aqui so pra teste sem over e sem cheat!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por engenheiro_ce2@07 jan 2005, 11:23

amigo... o que você pergunta é complicado..

porque quando você fala em bench´s e outras coisas, não é assim estão simples.

Vamos por exemplo, pegar uma GeForce 4 Ti4600 e uma Ati 9600xt... teoricamente sao placas de mesma força bruta ok?! Pois não me recordo de nenhuma placa de linha semelhante a outra so mudando o suporte a DX..

Bom.. se você for por no 3dMark2001se.. a diferença é pequena, talvez a 9600xt ganhe.. talvez a ti4600.. depende do over, do sistema, muita coisa influencia, mas elas fazem praticamente o equivalente em pontos, mas se você passar pro 3dmark2003/2005... puts... a diferença é gritante, a ti4600 embora seja um placão, quase não consegue se mexer, você vai ver coisa como 1.200 pts contra 3.900.... um bocado, não!? bem diferente do 2001se.. onde você veria 12.000 contra 12.300... tudo ali, muito proximo, não dá nem pra dizer qual faria maior pontuação assim, sem over!!!!

Sem contar que HL2 tem melhor otimização para as Radeons, então.. fica meio injusto fazer um bench ou comparação em FPS com ele..

Exemplo: Tenho uma 6600GT.. rodando HL2.. o normal em cenas grandes e movimentadas é de 60fps.. pouco mais talvez.. enquanto uma mera 9800xt faz 150fps em cenas mesmo luta!!!! Agora, você acha q qual placa é melhor?? Uma 6600GT ou 9800xt?? Se for ver na seção de bench´s aqui do forum, nenhuma 9800xt fritando em over e rodando em plataforma de A64 ganha dos meus probres bench´s, feito aqui so pra teste sem over e sem cheat!

Falou tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@07 jan 2005, 11:21

Principalmente em Qualidade você vai sentir muita diferença, pois o DX9.0 usa os Shaders 2.0 e 3.0.

Em uma placa nativa 8.1 ou 7.0 ela tem que emular os shaders, por isso você perde muita qualidade, desempenho, FPS.

Hoje em dia não compensa ter placas inferiores ao DX9, ou até mesmo apostar no futuro comprando uma placa da série Geforce 6 que possuem os Shaders 3.0

flws!

Discordo de você a respeito de você dizer que não compensa comprar uma serie 6 da

NVIDIA :huh:

Hoje a melhor placa custo beneficio é de longe a 6600gt :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lesma samurai@07 jan 2005, 11:42

Discordo de você a respeito de você dizer que não compensa comprar uma serie 6 da

NVIDIA :huh:

Hoje a melhor placa custo beneficio é de longe a 6600gt :D

O hmaqueda disse que não compensa comprar uma placa que não tenha suporte à DX9 e não que não compensa comprar a série 6 da nVidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, mesmo assim é bom ter uma placa de vídeo com shader 3.0 para os jogos que virão, mas para quem quer economizar, pega uma que satisfaça as suas necessidades, pois de nada adianta pagar agora numa placa de vídeo com recursos que você só poderá usar daqui a uns 12 meses por aí, pois se pegar ela agora você pagará mais caro, mas se pegar ela na época em que os jogos forem lançados para shader 3.0, aí sim estaria bom pois o seu preço estaria mais baixo, claro que esse é o meu ponto de vista.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...