Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

9600xt x 5900xt


Posts recomendados

Galera,

To pesquisando uma VGA nova pra minha máquina (quero uma mais forte que a minha 5200 128 bits 256MB, que já está na feira do rolo... rs), e vi no site do Pirainfo a 9600xt Gigabyte por R$635, contra uma 5900xt Chaintech por R$749... O q vocês acham? Qual a melhor em custo benefício?

Vamos lá, opinem... Aguardo mensagens!! :bandeira:

Abraços a todos,

Adriano Bird®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 5900XT é muito mais placa...

Tem 256bits nas memórias, os pipes são 4x2 contra 4x1 da Radeon (isso não é muito útil hoje em dia mas mesmo assim já dá um aumento de velocidade), as memórias são mais rápidas do que as da R9600XT (600Mhz da Radeon contra 700Mhz da 5900XT).

Bom, o clock do GPU na 9600XT é maior, mas contra tantas vantagens da 5900XT, isso não vai fazer muita diferença (digo, não vai fazer a R9600XT melhor do que a 5900XT).

EDIT: Agora eu fui ver um review da placa da Gigabyte, e ela chegou a 602Mhz no Core, e tem memórias de 2,8ns... mas mesmo assim eu acho que a 5900XT ainda é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Arbalest@07 jan 2005, 23:28

em HALF LIFE 2 e FARCRY a 9600XT se sairia melhor se o objetivo for esses jogos recomendo a 9600XT

mas no geral a FX5900XT é melhor sim, so nesses dois casos em especifico que as FX sao muito fracas

Bom,

O objetivo da placa é rodar bons jogos também... E porque o desempenho da 5900xt é inferior ao da 9600xt nesse caso?

Eu tenho preferência pela 5900xt, mas sempre me falam tão bem da 9600xt que me deixou essa dúvida.

Aliás, eu vi a 128MB RADEON 9600 XT OEM Sapphire no Pirainfo por R$569 (Mais barata que a Gigabyte citada, que está por R$635), os clocks anunciados são os mesmos, será que tem alguma outra diferença? Fiquei interessado...

Estou com uma coceira aqui pra fechar negócio no site... rs... Só falta negociar a minha FX5200... rs...

Aguardo mais opiniões a respeito das placas. :bandeira:

Abraços a todos,

Adriano Bird®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de 5900XT.

Essa placa tem desempenho mais baixo nos jogos citados pois o suporte à PS2 das FX são defeituosos (diga-se, ruins comparando com o das ATi), mas acho que como no geral a 5900XT tem mais desempenho do que a 9600XT.

Se você estiver em dúvida, olhe esse teste:5900XT vs 9600XT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@08 jan 2005, 00:40

5900XT com certeza é melhor, a 9600XT pode ser comparada com a 5700ultra.

Certo galera,

E alguém pode me explicar melhor sobre os pipes? 4x2? Multitexturização? 8x1? Quais as diferenças?

E por acaso existe alguma 5900xt que NÃO SEJA 256 bits? rs...

Ah, e mesmo uma 5900xt a $745 X 9600xt por $569, em custo-benefício, tá valendo?

Ah, e as 6200 AGP (Minha placa-mãe não tem PCI-E), será que compensa esperar? Alguém tem ideia de preços?

Sei que vou acabar ficando com a 5900xt... Mas são tantas opções boas por aí... rs... E ainda tenho que negociar minha 5200!! :chicote:

Abraços a todos,

Adriano Bird®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Adriano75@08 jan 2005, 02:01

Certo galera,

E alguém pode me explicar melhor sobre os pipes? 4x2? Multitexturização? 8x1? Quais as diferenças?

E por acaso existe alguma 5900xt que NÃO SEJA 256 bits? rs...

Ah, e mesmo uma 5900xt a $745 X 9600xt por $569, em custo-benefício, tá valendo?

Ah, e as 6200 AGP (Minha placa-mãe não tem PCI-E), será que compensa esperar? Alguém tem ideia de preços?

Sei que vou acabar ficando com a 5900xt... Mas são tantas opções boas por aí... rs... E ainda tenho que negociar minha 5200!! :chicote:

Abraços a todos,

Adriano Bird®

Olhe aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=189445&hl=

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=222540

Não existe 5900 128bits, e não espere a 6200, ela foi feita para ser low-end, ou seja, para popularizar os Shaders 3.0.

As especificações dela são :

Bus de 128bits, pipes 4x1, clocks 300/500 (ou 550)Mhz, ou seja... não tem nada de melhor que a 5900XT.

Não tenha dúvidas, compre a 5900XT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenha dúvidas, compre a 5900XT.

Acho que não é assim não, não podemos esquecer outros detalhes como o consumo eletrico, pense que se ele não tiver uma fonte boa de marca certamente terá problemas em ter uma 5900xt uma vez que ela consome praticamente 3x mais energia que uma radeon 9600xt:

%7Boption%7Dhttp://www.xbitlabs.com/images/video/ati-vs-nv-power/ati_vs_nvidia.gif' border='0' alt='' />

http://www.xbitlabs.com/articles/video/pri...s-nv-power.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RHCP 4ever@08 jan 2005, 12:21

vai de 5900xt mesmo que é melhors, só q fica esperto na sua fonte que ela tem de ser razoavel p/ aguentar...

Obs: a 5900xt tem 8 pipes e mesmo o cdh não falou nada a respeito de multitexturização; ler AQUI

Legal,

Será que minha fonte "genérica de 500w" dá conta do recado? rs...

Agora queria entender... Eu vi neste site que diz que a 5900xt em relação a texturas é 4x2, e não 8x1 ... Qual a diferença? Ah, foi outro colega, o "Henrique_13" aqui que falou de multitexturização... Continuo sem entender isso.

Abraços a todos,

Adriano Bird®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto à fonte

tem gente que usa a genericona e se dá bem, e tem gente que usa e se da mal

as vezes aguenta o tranco...voce quem decide, se tiver grana compra...se tiver com o orçamento na garganta acho que vale comprar uma 9600xt, pois 750 da 5900xt + 200 pelo menos de uma fonte descente voce vai gastar mil reais 0_0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Adriano75@08 jan 2005, 13:38

Legal,

Será que minha fonte "genérica de 500w" dá conta do recado? rs...

Agora queria entender... Eu vi neste site que diz que a 5900xt em relação a texturas é 4x2, e não 8x1 ... Qual a diferença? Ah, foi outro colega, o "Henrique_13" aqui que falou de multitexturização... Continuo sem entender isso.

Abraços a todos,

Adriano Bird®

Bem, vou tentar explicar :P

A multitexturização consiste em usar várias texturas em um único objeto, para assim dar mais realismo e detalhes a ele.

Vamos traduzir os termos :D :

4x2 = 4 pipes e 2 e duas unidades de textura por pipe.

Então em casos de multitexturização vai equivaler a 8.

8x1 = 8 pipes e 1 unidade de textura por pipe.

4x1 = 4 pipes e 1 unidade de textura por pipe.

E por que o Arbalest disse que o Far Cry e HL2 iriam rodar melhor na 9600XT ?

Pois esses jogos utilizam bastante shaders, e o que vaide certa forma "inutilizar" o 4x2, pois em operações com shaders o que vale é o single fillrate.

No caso o fillrate da 5900XT é de 3120M mas daí você vai dividir esse valor por 2 , então o fillrate usado em operações com shaders vai ser de 1560.

Mas você se pergunta, por que a 9600XT seria melhor se ela é 4x1?

Pois as FX tem um suporte muito ruim aos shaders 2.0.

O cálculo do fillrate é assim: Clock do core x pipes , no caso da 5900XT: 390 x 4 x2 = 3120M.

É meio complicado explicar isso, se você ainda não entender pergunte especificamente o que você não entendeu :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a FX é uma placa mais forte na maior parte das aplicações , porém tem aplicações em q a 9600xt é melhor . Como ja disseram o Farcry e HL 2 é uma delas

Tem alguns testes do tomshardware q deixam claro q as Fx não se saem muito bem usando filtros , vejam:

%7Boption%7Dhttp://graphics.tomshardware.com/graphic/20031229/images/image019.gif' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://graphics.tomshardware.com/graphic/20031229/images/image022.gif' border='0' alt='' />

http://graphics.tomshardware.com/graphic/2...-charts-13.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a miinha ta numa fonte da xpc de 500w, e tá aguentando tranquilo, isso q tem um monte de coisa ligada nela... se não me engano a fx5900xt consome 70w, faz as conta aí. Se for pra pega 9600xt, nem pega, junta mais dinhiro e pega uma 6600gt, porque n vale a pena, 5900xt é muito melhor, eu tenho as 2, sendo q minha 9600xt é da asus...

falou

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...