Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
marciomantovani

MACRO: QUAL VELOCIDADE?

Recommended Posts

Amigos, quem puder esclareça por favor: nas fotos de macro sem flash deve-se diminuir a velocidade do obturador, não é isso (caso eu esteja, claro, operando no modo totalmente manual)? Qual seria a velocidade ideal? E mais: a abertura é sempre a maior possível (tipo f2.8)?

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem flash normalmente você tem que aumetar o tempo de exposição, abrir mais o obturador e aumentar a sensibilidade do filme / maquina.

Mas lembrando que o tempo de exposição está relacionado com os dois outros fatores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Então, Carvalhoso, a rigor eu poderia usar qualquer abertura para fotografar em macro, contanto que ajustasse a velocidade do obturador para um valor compatível com essa abertura a fim de capturar a mesma luz?

    E eu teria mesmo que alterar a sensibilidade do filme? Não bastaria apenas diminuir a velocidade do obturardor? Se eu fizer só isso a foto fica escura?

    Obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Não precisa mudar a sensibilidade do filme necessariamente. Só se você tiver pouca luz e não tiver um apoio/tripé ou o objeto estiver em movimento, daí você não vai poder usar um tempo de exposição muito longo (no caso de pouca luz) e vai ter que aumentar a sensibilidade do iso pra diminuir o tempo de exposição. Só que fica com mais ruído (sujeira) por causa do iso mais alto.

    Abraços!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Só tem mais um "detalhezinho": Quando você estiver fotografando em Macro, sua profundidade de foco fica muito pequena. Tem gente que adora fazer uma foto de um inseto ou flor com uma parte no foco e o resto todo desfocado. Eu já não gosto. Acho que você pode fazer todo o motivo central da sua foto ficar focado. Procure usar um tempo de exposição maior e menores aberturas para ter uma profundidade de foco maior. Isto, mesmo nas digitais, se consegue com mais facilidade usando um tripé.

    []'s Ruy Salaverry

    www.photonatura.cjb.net

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Cara muito show suas fotos!

    Qual câmera você usou? Como fez aquele efeito de movimento no fundo do passarinho sendo que o passarinho tava parado?

    Abraços!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×