• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Deserto

Queima de monitor CRT (fly-back).

8 posts neste tópico

Pessoal, seguinte: dias atrás, fiz revisão geral num micro antigo> Pentium 133 MHz> placa-mãe Intel o qual apresentava um HD Quantum 10 GB, completamente badblocado, 32 RAM... Bem, desmontei geral, fiz a limpeza de praxe, remontei os dispositivos, instalei um HD novo, Maxtor 133 GB ATA-133 c/ Overlay do fabricante , particionei, formatei, instalei o Win98SE e alguns progs básicos. Somente. O serviço foi prestado em minha casa, usando um monitor samsung syncMaster 551v de minha propriedade. Após, alguns testes iniciais c/ tudo funfando legal, entreguei o micro a cliente. Em casa, após alguns dias de uso, a cliente me ligou, dizendo haver queimado o fly-back do monitor dela (não sei nem a marca, mas era antigo). Questionou-me buscando relacionar o fato c/ o serviço. Francamente, não vi nem fiz nada q justificasse a possível queima da fonte do tal monitor. A questão central é:

a) poderia haver alguma possibilidade disto acontecer?

B) quais as situações de queima do fly-back?

No aguardo,

Deserto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo

O PC não implicaria diretamente de forma alguma para a queima do flyback. O uso de alguma imagem ou arquivo gráfico forçaria o monitor, precisamente falando, a fonte dele e alguns circuitos. O FB estaria no meio do caminho disso tudo, mas não sendo afetado diretamente pelo PC.

A queima do FB poderia ocorrer por sobrecarga(difícil), aquecimento, perda da isolação, curto no transistor do horizontal, alguma anomalia de funcionamento no horizontal...como oscilação fora da frequência.....

Foi mais uma fatalidade, uma coincidência só, nada mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@08 jan 2005, 21:45

O uso de alguma imagem ou arquivo gráfico forçaria o monitor,

É o q eu acho tb.! Obrigado! Mas, aproveitando sua colocação acima, eu contraperguntaria: ao se testar as configurações de vídeo nesse SyncMaster 551v + PL-vídeo Geforce 2/400 c/ WinXP Pro c/ Testes DirectDraw/Direct 3D c/ aceleração de hardware, pode no caso, afetar alguma parte do monitor? É porque fiz esse teste dias atrás, nesse meu PC, e, ao rebootar houve uma desconfiguração das cores, tipo: o preto ficou vermelho, o amarelo ficou verde, assim por diante. O defeito é do monitor, visto q, fiz teste por substituição acoplando-o em outros micros.

No aguardo.

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como falei. Todas as solicitãçoes mais exigentes em termos de vídeo forçam o monitor a operar, mas dai, a queimar o FB.....nada disso certamente comprometeria normalmente esse componente. Estando "cansado", ai sim, esse esforço poderia levá-lo

a um colapso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo completamente com o MEIRANETO.

O monitor dela era bastante usado... e é NORMAL depois de algum tempo de uso a vida útil do flyback chegar ao fim.

Depois, você só tinha a CPU em casa, como poderia danificar o monitor que nem sequer estava com você?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Se houvesse alguma manobra errada durante o serviço do micro dela, efetuado em minha casa, iria danificar ou queimar o FB do meu monitor, primeiramente.

Mas, c/ relação ao Teste de DirectDraw e Direct 3D q se faz no Windows p/ configurações de vídeo, como relatei acima, ALTERANDO AS CORES, vocês. saberiam me dizer qual a parte do monitor foi afetada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo descrito acima, parece que houve a perda de uma cor e por isso as demais cores foram afetadas. Pode ter queimado algum componente da placa de croma, que fica no gargalo do TRC...esse componentes aquecem muito e muitas vezes, isolam as soldas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro MeiraNeto, gostei da elucidação técnica! Isso q eu queria saber: qual a parte do monitor teria sido danificada e como! Existiria um site, sem tratar-se do www.rob.vendas.hpg.ig.com.br o qual tivesse explicações mais técnicas, diagramas e fotos s/ monitores?

Abração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0