• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
namarante

Imagem de disco

8 posts neste tópico

<font color='#000000'>Fui chamado para fazer a manutenção de divers pcs, o cliente informou que ele tem a imagem de um hd e dele instala os outros,

como nunca trabalhei com imagem de disco, e nem sei qual e o programa que faz isso, ´so sei que existe, gostaria que alguem me informasse as vantagens e desvantagens deste procedimento, e se possivel quais os programas que permitem isso</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>namarante

Sendo todas as máquinas da mesma marca/modelo, só tem vantagens.

A imagem de partição é fiel...copiando drivers, arquivos ocultos, programas instalados, ou seja, tudo, mas tudo mesmo que estiver no HD clonado.

Não me recordo de outros programas p/ isso, mas o mais famoso é o Ghost....Ele também vem junto com o Norton System Works 2003.

P/ você ter uma ideia, instalações que eu levava p/ fazer com o pacote básico aqui na empresa, ( cerca de 8 programas, fora windows e pacote office + configuração e drivers ) cerca de 3 horas...hoje uso o Ghost e leva apenas 15 minutos cada máquina.</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>O norton Ghost faz apenas o espelhamento de um HD pra outro (ou de uma partição pra outra)... aliás, a vantagem da economia de tempo descrita pelo Cgomes é real e extremamente útil para quem tem um grande volume de máquinas para montar e configurar (as máquinas devem ser exatamente iguais para um resultado satisfatório)...

Entretanto, não sei qual programa cria IMAGEM EM ARQUIVO do conteúdo do HD... se alguém souber poste-a aqui!

Valeu!</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#810541'>Olá Shuen

O próprio GHOST da Norton, cria a imagem de disco em arquivo, sim.

Ele cria um arquivo de extensão .GHO

Uso esse sistema aqui na empresa, o q me tem sido de bastante utilidade.

E como já foi dito por você e pelo Cgomes, é um ótimo software para quem não pode e não quer perder tempo com instalações e configurações de programas e programas... etc

Até mais

Mjr ???</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>O processo é realmente rápido, pois a restauração de imagem nem se compara com a reinstalação de windows, office, parâmetros de rede, impressora, etc.

Mas o colega perguntou por desvantagens e vou apontar: a imagem restaura o computador (não importa o que estragou, se vírus, usuário, hd corrompido) ao estado onde foi criada a imagem. O problema disso é que se a imagem tem os arquivos que a empresa criou (cartas, reatórios, etc) um tempo atrás, os arquivos entre a criação da imagem a restauração serão perdidos caso não se faça um backup. Restaurar uma imagem é como voltar no tempo, tudo vai estar como estava na criação da imagem, o que inclui e-mails, defininições de vírus do anti-vírus, etc. Cuidado nisso na hora de restaurar uma.

Detalhe que o norton ghost tem um utilitário que permite adicionar e retirar arquivos da imagem, quer dizer que pode-se ficar atualizando a imagem.

Outro ponto é a instalação de novos periféricos à máquina, se na criação tinha um modem e nesse meio-tempo mudou para cabo ou adsl, e o modem foi removido, pode ocasionar alguns problemas do windows.

Sabendo contornar esses detalhes, imagem de partição é uma mão-na-roda para técnicos. Pode-se até fazer algo como um QuickRestore da compaq, gravando em um cd com boot o norton, a imagem e um autoexec.bat configurado para fazer boa parte automaticamente.</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#810541'>Concordo com você em alguns pontos, erimouse1.

Analise:

Uma determinada empresa tem um número bem considerado de máquinas.

Logicamente, esta empresa vai ter um servidor nessa rede e, é claro q, com bom senso, o administrador dessa rede não vai deixá-la sem um backup para segurança. A maneira mais prática seria fazer o backup dos arquivos no servidor.

Portanto, seria um servidor de arquivos no qual, toda e qualquer alteração q um usuário precisasse fazer num determinado arquivo, seria feita e armazenada no servidor, pois é lá q o arquivo está.

então, suponhamos q uma determinada workstation apresente um problema no HD e sejá preciso substituí-lo... Os arquivos estão no servidor... não se perdeu nada.

Mas o colega perguntou por desvantagens e vou apontar: a imagem restaura o computador (não importa o que estragou, se vírus, usuário, hd corrompido) ao estado onde foi criada a imagem. O problema disso é que se a imagem tem os arquivos que a empresa criou (cartas, reatórios, etc) um tempo atrás, os arquivos entre a criação da imagem a restauração serão perdidos caso não se faça um backup. Restaurar uma imagem é como voltar no tempo, tudo vai estar como estava na criação da imagem, o que inclui e-mails, defininições de vírus do anti-vírus, etc.

quando se cria um arquivo de imagem, logicamente se procura uma máquina que possa ser zerada, e se instala tudo novamente. Sistema Operacional, Office, Winzip... etc... blá blá blá...

Depois q td estiver instalado e rodando bonitinho, aí sim.. se cria o arquivo de imagem, o qual vai estar com as configurações padrão da empresa.

O meu caso, por exemplo, a única coisa q eu faço ao restaurar a imagem numa máquina, é atualizar o antivírus... e pronto.

Como disse o nosso amigo Cgomes, no máximo com 20 minutos a máquina está pronta pra ser usada.

Agora...

Se a pessoa usa a máquina pra guardar os arquivos importantes... vive fazendo troca de hardware nas estações e não existe um determinado padão nessas máquinas da rede... realmente não tem vantagem usar a imagem de disco.

Cada caso é um caso. Quem vive a situação é quem deve avaliar se vale a pena, ou não, usar o criador de imagem.

Essa é minha opinião.

Até mais

Mjr ???</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>foi otima todas as colocações que vocês me puseram, achei otima a transparencia pelo qual vocês me relataram, deu para mim definir bem o que eu tinha em mente.

a pessoa que me chamou para este serviço, falou que ele tem a imagem e coloca no hd, mesmo que seja uma maquina diferente ai deleta tudo que e drive e reinicia o pc e vai instalando tudo de novo conforme o pc vai reconhecendo a nova maquina.

é válido tambem este procedimento</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>E aí mar.jr?

Obrigado pela dica! O fato é que eu não encontrei essa opção no Norton Ghost... estou desconfiado que seja por causa da versão que estou usando...

Vou instalar a versão mais recente e procurar melhor!

Valeu!</font>

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0