• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
namarante

Imagem de disco

8 posts neste tópico

<font color='#000000'>Fui chamado para fazer a manutenção de divers pcs, o cliente informou que ele tem a imagem de um hd e dele instala os outros,

como nunca trabalhei com imagem de disco, e nem sei qual e o programa que faz isso, ´so sei que existe, gostaria que alguem me informasse as vantagens e desvantagens deste procedimento, e se possivel quais os programas que permitem isso</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>namarante

Sendo todas as máquinas da mesma marca/modelo, só tem vantagens.

A imagem de partição é fiel...copiando drivers, arquivos ocultos, programas instalados, ou seja, tudo, mas tudo mesmo que estiver no HD clonado.

Não me recordo de outros programas p/ isso, mas o mais famoso é o Ghost....Ele também vem junto com o Norton System Works 2003.

P/ você ter uma ideia, instalações que eu levava p/ fazer com o pacote básico aqui na empresa, ( cerca de 8 programas, fora windows e pacote office + configuração e drivers ) cerca de 3 horas...hoje uso o Ghost e leva apenas 15 minutos cada máquina.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>O norton Ghost faz apenas o espelhamento de um HD pra outro (ou de uma partição pra outra)... aliás, a vantagem da economia de tempo descrita pelo Cgomes é real e extremamente útil para quem tem um grande volume de máquinas para montar e configurar (as máquinas devem ser exatamente iguais para um resultado satisfatório)...

Entretanto, não sei qual programa cria IMAGEM EM ARQUIVO do conteúdo do HD... se alguém souber poste-a aqui!

Valeu!</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#810541'>Olá Shuen

O próprio GHOST da Norton, cria a imagem de disco em arquivo, sim.

Ele cria um arquivo de extensão .GHO

Uso esse sistema aqui na empresa, o q me tem sido de bastante utilidade.

E como já foi dito por você e pelo Cgomes, é um ótimo software para quem não pode e não quer perder tempo com instalações e configurações de programas e programas... etc

Até mais

Mjr ???</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000080'>O processo é realmente rápido, pois a restauração de imagem nem se compara com a reinstalação de windows, office, parâmetros de rede, impressora, etc.

Mas o colega perguntou por desvantagens e vou apontar: a imagem restaura o computador (não importa o que estragou, se vírus, usuário, hd corrompido) ao estado onde foi criada a imagem. O problema disso é que se a imagem tem os arquivos que a empresa criou (cartas, reatórios, etc) um tempo atrás, os arquivos entre a criação da imagem a restauração serão perdidos caso não se faça um backup. Restaurar uma imagem é como voltar no tempo, tudo vai estar como estava na criação da imagem, o que inclui e-mails, defininições de vírus do anti-vírus, etc. Cuidado nisso na hora de restaurar uma.

Detalhe que o norton ghost tem um utilitário que permite adicionar e retirar arquivos da imagem, quer dizer que pode-se ficar atualizando a imagem.

Outro ponto é a instalação de novos periféricos à máquina, se na criação tinha um modem e nesse meio-tempo mudou para cabo ou adsl, e o modem foi removido, pode ocasionar alguns problemas do windows.

Sabendo contornar esses detalhes, imagem de partição é uma mão-na-roda para técnicos. Pode-se até fazer algo como um QuickRestore da compaq, gravando em um cd com boot o norton, a imagem e um autoexec.bat configurado para fazer boa parte automaticamente.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#810541'>Concordo com você em alguns pontos, erimouse1.

Analise:

Uma determinada empresa tem um número bem considerado de máquinas.

Logicamente, esta empresa vai ter um servidor nessa rede e, é claro q, com bom senso, o administrador dessa rede não vai deixá-la sem um backup para segurança. A maneira mais prática seria fazer o backup dos arquivos no servidor.

Portanto, seria um servidor de arquivos no qual, toda e qualquer alteração q um usuário precisasse fazer num determinado arquivo, seria feita e armazenada no servidor, pois é lá q o arquivo está.

então, suponhamos q uma determinada workstation apresente um problema no HD e sejá preciso substituí-lo... Os arquivos estão no servidor... não se perdeu nada.

Mas o colega perguntou por desvantagens e vou apontar: a imagem restaura o computador (não importa o que estragou, se vírus, usuário, hd corrompido) ao estado onde foi criada a imagem. O problema disso é que se a imagem tem os arquivos que a empresa criou (cartas, reatórios, etc) um tempo atrás, os arquivos entre a criação da imagem a restauração serão perdidos caso não se faça um backup. Restaurar uma imagem é como voltar no tempo, tudo vai estar como estava na criação da imagem, o que inclui e-mails, defininições de vírus do anti-vírus, etc.

quando se cria um arquivo de imagem, logicamente se procura uma máquina que possa ser zerada, e se instala tudo novamente. Sistema Operacional, Office, Winzip... etc... blá blá blá...

Depois q td estiver instalado e rodando bonitinho, aí sim.. se cria o arquivo de imagem, o qual vai estar com as configurações padrão da empresa.

O meu caso, por exemplo, a única coisa q eu faço ao restaurar a imagem numa máquina, é atualizar o antivírus... e pronto.

Como disse o nosso amigo Cgomes, no máximo com 20 minutos a máquina está pronta pra ser usada.

Agora...

Se a pessoa usa a máquina pra guardar os arquivos importantes... vive fazendo troca de hardware nas estações e não existe um determinado padão nessas máquinas da rede... realmente não tem vantagem usar a imagem de disco.

Cada caso é um caso. Quem vive a situação é quem deve avaliar se vale a pena, ou não, usar o criador de imagem.

Essa é minha opinião.

Até mais

Mjr ???</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>foi otima todas as colocações que vocês me puseram, achei otima a transparencia pelo qual vocês me relataram, deu para mim definir bem o que eu tinha em mente.

a pessoa que me chamou para este serviço, falou que ele tem a imagem e coloca no hd, mesmo que seja uma maquina diferente ai deleta tudo que e drive e reinicia o pc e vai instalando tudo de novo conforme o pc vai reconhecendo a nova maquina.

é válido tambem este procedimento</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>E aí mar.jr?

Obrigado pela dica! O fato é que eu não encontrei essa opção no Norton Ghost... estou desconfiado que seja por causa da versão que estou usando...

Vou instalar a versão mais recente e procurar melhor!

Valeu!</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0