Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em A64 x temperatura


Wizard Merlim

Posts recomendados

Olhem só, fazendo testes com overclock na placa mãe 8KDA3J, percebi uma coisa que até então eu não sabia, até sabia mas não dava tanta importância....temperatura.

Mesmo com o cooler CNPS7000B-***** a temperatura do cpu ficava na casa dos 33, 34º com o vcore em 1.8v (1.85/9v no sensor), a temperatura ambiente estava em torno de 29, 30º, talvez mais quente aqui onde esta o micro, não sei bem.

Com essa temperatura e memória operando em DDR 400 default (logo, com overclock devido ao aumento do htt), e latências 2.5-3-3-5, mais o ht frequency em 2x, consegui um overclock estável, de 280mhz, ficando o clock então em 2480mhz ( 225x11).

Mais que isso até bootava o micro, mas ficava extremamente instável e não rodava nenhum programa de teste, reiniciando toda hora.

aí que entra a temperatura, montei aqui em casa um “freeze cooler”, tenho um freezer horizontal parado aqui, e revolvi por ele pra trabalhar com o micro, ou melhor, o micro pra trabalhar dentro dele, literalmente.

Coloquei o micro dentro do freezer e fui monitorando as temperaturas, com mais ou menos 1 hora de freezer ligado, a temperatura baixou de 33º pra 25º graus, claro que o freezer quanto mais tempo estiver ligado mais congela, nessa oportunidade não abusei muito, pois fiquei meio com receio de molhar o micro com o “suor” do gelo. Bom, com essa temperatura mais baixa, consegui aumentar o overclock de 280mhz pra 320mhz estável, 2520mhz (229x11), ou seja, 40mhz a mais, não é muito, mas como havia baixado apenas 7,8º na temperatura já tava de bom tamanho.

Consegui rodar todos programas de teste, como superpi, pifast e cpumark, programas esses sensíveis a oveclocks que não estejam estáveis, principalmente o pifast.

O sistema ficou super estável, não reiniciando em nenhum momento, parece então que quanto menor a temperatura mais estável fica o sistema.

Repeti o teste no dia seguinte, deixei 2 horas mais ou menos o freezer ligado, a temperatura que antes era de 25º baixou pra 17º, e o overclock subiu de 320 pra 370mhz, mais 50mhz, isso com 7, 8º graus a menos, ficou então em 2570mhz, e igual ao overclock anterior, sistema estável e rodando todos os programas de teste.

Lógico que não rodei prime, por exemplo, não vou arriscar com um overclock desses com memórias genéricas, quanto troca-as aí tento rodar algum stress test.

Cheguei a conclusão que, quanto menor a temperatura, mais chances de um maior overclock, por isso que a maioria desses overs em Athlon 64 são feitos com water cooler, pois air cooler não da conta de um overclock muito grande, pelo menos nos A64.

Muito provável que com uma memória melhor, conseguisse um maior over mesmo com air cooler, mas de qualquer forma ta de bom tamanho, pois valeu mesmo foi o teste com a temperatura mais baixa, coisa que até então eu não sabia que influenciasse tanto no overclock, mas podem ter certeza que quando trocar as memórias vou repetir os mesmos testes.

Fiz todos os testes com as latências da memória em 2.5-3-3-5, não quis subir pois aí baixaria o desempenho, quando trocar a memória por uma mais forte repito com as mesmas latências.

Dessa vez não quis forçar muito, porém da próxima vez vou tentar ir alem disso.

O Vcore já que era com um freeze cooler deixei mesmo em 1.8v, provavelmente esse overclock funcionasse com uma tensão menor como 1.7v mais ou menos.

Então ficou assim:

Air cooler = 2480mhz (225x11), 1.8v, DDR 400 (226mhz 2.5-3-3-5), ht frequency 2x, temperatura em 34º idle

Freeze cooler (primeiro dia) = 2520mhz (229x11), 1.8v, DDR 400 (229mhz 2.5-3-3-5), ht frequency 2x, temperatura em 25º idle.

Freeze cooler (segundo dia) = 2570mhz (234x11), 1.8v, DDR 400 ( 234mhz 2.5-3-3-5), ht frequency 2x, temperatura em 17º idle

Aproveitando, fiz algumas comparações com esse overclock no programa pifast:

Primeiro uma foto do ranking do PIFAST que tem aqui no CDH:

ranking pifast

Agora a foto com o overclock em 2570mhz:

pifast

Fotos também do superpi e cpumark99:

superpi

cpumark

E aqui uma foto a 2600mhz, junto da temperatura:

2600mhz e temperatura

Pra quem ainda tem duvida da superioridade do A64 em relação ao P4 (não é pra criar polemica), olhem no ranking, tem um P4 4.3, 3.9 e 3.7Ghz, TODOS com um tempo bem maior em relação a esse A64 com 2570mhz, preciso dizer mais alguma coisa?

O primeiro do ranking é um A64 3800+, com 2550mhz, a diferença desse 3200+ até que não foi muita, claro que vai aumentar um pouco pois esse A64 3800+ estava com memórias DDR 333, mas de qualquer forma, isso mostra que um bom overclock pode ter um ganho de desempenho significativo, como visto na foto.

Então ficou assim, pifast, stock 2200mhz, 57.68s, overclock de 370mhz, 49.58s, olhem a diferença... Considerável, não?

Temperatura faz muita diferença na hora do overclock, muita mesmo, lógico que fonte, placa mãe, e principalmente memória influenciam muito... Mas a temperatura é fundamental pra um overclock mais alto.

Ficou mais ou menos de 2 a 3º por 10mhz de overclock, mais ou menos isso, creio eu então que com a temperatura em 8, 9º mais ou menos consiga 2600mhz estável.

E alem desse grande overclock por causa da temperatura, o que me chamou bastante a atenção foi a ESTABILIDADE do sistema com temperaturas baixas, mesmo a 2600mhz o sistema não reiniciava, porém, por não ter a temperatura apropriada pro clock de 2600mhz, não rodava programas de testes.

Um exemplo bem simples da importância da temperatura é que no normal, só com o air cooler, o sistema não bootava com mais de 280mhz de overclock, com o freeze cooler bootou com 370mhz.

Só deixando claro que eu não tirei o air cooler pra fazer o teste, lógico, usei o air cooler mais o freezer.

Bom é isso aí, vou ver se tento fazer um water cooler aqui kkkk, não deve ser tão difícil... Mas olhem lá hein, se forem fazer uma loucura desse tipo com freezer ou geladeira etc. tomem cuidado, não me responsabilizo por qualquer dano ao micro, nem algum eventual acidente.

Cya

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, pra que a ironia?

você sabia desses detalhes todos?

Se não tinha nada pra falar que ajudasse, ficasse quieto, po, o que adianta ter mais de 1000 posts como você, sendo que desses 1000, 1001 são respostas de quem não tem nada pra fazer como é o seu caso?

Po, parabens, você sim é um genio, alias, cuidado pra AMD não contratar você pra ser um overclocker tester la, você sabe tudo kkkkk

É ######, ta cada vez pior o nivel desse forum, fiquei uma semana montando esse teste, trabalhão da #######, descobri coisas que EU não sabia e com certeza 80% dos usuarios desse forum também não, nunca poderia imaginar que pra um maior oveclock a temperatura tivesse que ser EXTREMAMENTE baixa, acho que quase todo mundo pensava como eu, tanto que cheguei a trocar o cooler box pra fazer overclock, coisa que MUITOS fazem, e o que não adianta quase nada, porque pelo menos no A64 um AIR COOLER não consegue um over muito alto, pra conseguir isso só com water cooler pra cima.

Jamais iria imaginar que a cada 3º a menos o overclock aumentasse 10mhz e coisas do tipo.

Mas ta bom, parabens pelo seu conhecimento sobre overclock Guez, quem sabe você não possa dar uma aula pra nós aqui do forum?

Cya

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigão, a ideia desse topico era mostrar como a temperatura influencia no overclock, pelo menos nos A64 130mn, e não mostrar o quanto consegui de overclock, até porque ja vi varios outros ocs até maiores que esse....mas uma coisa, um overclock em um A64 130mn NÂO é a mesma coisa que em um Athlon XP., Sr. SabeTudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@11 jan 2005, 22:44

Meu amigão, a ideia desse topico era mostrar como a temperatura influencia no overclock, pelo menos nos A64 130mn, e não mostrar o quanto consegui de overclock, até porque ja vi varios outros ocs até maiores que esse....mas uma coisa, um overclock em um A64 130mn NÂO é a mesma coisa que em um Athlon XP., Sr. SabeTudo.

não? o overclock no a64 é pra q? pra diminuir a temperatura? q eu saiba, over é over em qualquer lugar do mundo... e serve para aumentar o clock(o desempenho) do pc... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GuezTH@11 jan 2005, 22:59

não? o overclock no a64 é pra q? pra diminuir a temperatura? q eu saiba, over é over em qualquer lugar do mundo... e serve para aumentar o clock(o desempenho) do pc... :D

Ta, como o Edurm falou la, PAZ.

Quis dizer que, a ''tecnica'' pra fazer um overclock em um AXP não é a mesma em um A64, principalmente os de 130mn que são mais ''duros'' pra over.

Pegue um A64 3200+ 2.2ghz, assim, normal com air cooler, e coloque em digamos 230x11....acha que vai bootar o micro?

O A64 s754 tem muitas ''manhas'' pra overclock, ele é muito sensivel a memoria e temperatura, coisa que o AXP não é...se você se informasse melhor saberia :D

Cya

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:joia: Wizard Merlim po cara boa iniciativa muito boa mesmo, mostra como ta a cena do A64 pra over de forma mais veridica ou seja com um cara daqui do forum mesmo sem reviens de fora como tom´s hardware.

GuezTH

deixa um desses na minha mão pra você v se não chega a 3.2

:looka: Tu ta com inveja do cara????? ta parecendo saca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GuezTH@12 jan 2005, 00:01

deixa um desses na minha mão pra você v se não chega a 3.2 :D

não é bem assim não pra isso tem que tem water cooler dos bons pra aguentar o calor..

teu xp quando tava a 2.5ghz o athlon642800 da um banho no seu.. :P

agora diz ai tais com inveja.. .hahaha

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem water cooler da conta desse over, nem o processador, 3ghz só nos de 90nm e com temperatura negativa, porque seguindo esse teste, com a temperatura em -5, -10º provavelmente eu conseguiria 2.7, 2.8ghz e olhe la, claro que a memoria não ajudou muito, mas 3ghz não chega não, o maximo que eu vi no s754 foi 2.91Ghz, esse mesmo processador, placa mãe e uma memoria DDR 500.

A e outra coisa, o Guez ficou assim por ter um P4, mas ja nos entendemos, até porque essa comparação que fiz com os P4 é inevitavel né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@16 jan 2005, 18:34

Nem water cooler da conta desse over, nem o processador, 3ghz só nos de 90nm e com temperatura negativa, porque seguindo esse teste, com a temperatura em -5, -10º provavelmente eu conseguiria 2.7, 2.8ghz e olhe la, claro que a memoria não ajudou muito, mas 3ghz não chega não, o maximo que eu vi no s754 foi 2.91Ghz, esse mesmo processador, placa mãe e uma memoria DDR 500.

Tem certeza que o Athlon 64 130 nm não chega a 3.0 GHz?

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=49871

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=48833

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=46424

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal, não estou tendo respostas no tópico que postei, gostaria de saber se vocês podem me ajudar com este problema...

Seguinte....: Fiz um over em pin mod, aí não tinha mudança nenhuma, continuava travado as opções de multiplicador e fsb.... MB A7S333. XP 1800+

Imagino que talvez minha placa não aceitasse operar em fsb 166 mhz. deixei as configurações assim: 1,45 volts / multiplicador (10xfsb) / 166 mhz FSB.

Depois alterei as chaves do módulo azul, mas as opções eram as mesmas de freqüências mult. / fsb.

Por ultimo mudei o jumper para free, aí quando reiniciei no setup tinha uma mensagem pra reconfigurar as freqüências...

Voltei o jumper e agora ele não esta mais ligando....

Torço para que não, mas acho que mandei o processador pra casa do ####### !!!

Se voce puderem me ajudar, agradeço.

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Gregori, mas esse é um FX 55, é outra historia...afinal o clock dele é de 2.6Ghz, ou seja, com apenas 400mhz de overclock ele ja fica a 3Ghz...ja vi esse FX 55 a 3.9GHZ, ele vai longe.

Falei no caso desse meu processador, s754 3200+, esse nem com prometeia chega a 3Ghz, creio que um s939 90mn, mesmo sendo um 3000+, possa chegar a 3Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Zuquito@19 jan 2005, 10:16

beleza cara, belo tópico, mas me diz uma coisa, qual o cooler que você colocou nesse A64 no primeiro teste? Quais eram as temperaturas ambientes fora do Freezer?

ta tud explicado no primeiro post dele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WIZARD MERLIN, QUERO TE FAZER UMA PERGUNTA. TENHO UM A 64 3.200+ E placa-mãe ASUS K8V SE DELUXE, SENDO O COLER (BOX), OK! VERIFIQUEI QUE CONSEGUI RODAR ATE 225 MHZ (2420 APROX) COM TEMPERATURA MEDIA DE 41 GRAUS. A PERGUNTA é, QUAL freqüência você RECOMENDA PARA EU TER UM OVER SEGURO E SE TENHO QUE ALTERAR MAIS ALGUMA CONF. POIS SOU LEIGO. OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por M.AYMAY@20 jan 2005, 15:06

WIZARD MERLIN, QUERO TE FAZER UMA PERGUNTA. TENHO UM A 64 3.200+ E placa-mãe ASUS K8V SE DELUXE, SENDO O COLER (BOX), OK! VERIFIQUEI QUE CONSEGUI RODAR ATE 225 MHZ (2420 APROX) COM TEMPERATURA MEDIA DE 41 GRAUS. A PERGUNTA é, QUAL freqüência você RECOMENDA PARA EU TER UM OVER SEGURO E SE TENHO QUE ALTERAR MAIS ALGUMA CONF. POIS SOU LEIGO. OBRIGADO

opa..

ve logo quanto que esta a freqüência pci e agp pois sua placa não tem eles travados... se esta mais de 37mhz tira esse overclock logo

ja passase o prime95 para testar se seu overclock foi bem sucedido? tem que passar no minimo 3 horas em modo torture test..

sua fonte é qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por M.AYMAY@20 jan 2005, 17:04

não, EU SO FIZ O OVER PARA UM TESTE rápido E VOLTEI A CONFIGURAÇÃO NORMAL. MINHA FONTE é A SEVENTEAM DE 350 WATT REAIS. GOSTARIA DE SABER EM QUAL freqüência EU PODERIA COLOCAR PARA MELHORAR O DESEMPRENHO E não PREJUDICAR O MICRO

você poderia ter deixado no overclock que estava antes..

só teste por 3 horas com o prime95 no modo torture test..

só devia ter verificado como estava a freqüência do pci e agp...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você rodando a 225x11 daria algo em torno de 2475mhz, muito alto pra essa placa mãe que como o Morpheus falou não tem as freqüências pci/agp travadas.

Mesmo o overclock no processador estando estavel, se a memoria não for boa (leia-se memoria generica) o seu overclock não vai ficar estavel de jeito nenhum, então uma memoria DDR 433 pra cima seria o ideal pra um maior overclock.

Mas tem também como nesse teste, a temperatura, parece que ta meio alta a temperatura aí, 41º idle é alto, ja que full deva chegar a uns 56, 58º, e com temperaturas altas o sistema não fica estavel, mesmo com memorias de qualidade.

Overclock seguro nessa placa mãe seria de 200 a 250mhz, dependendo da temperatura e memorias, coloque em 223x11(2453mhz), na bios deixe o "HT FREQUENCY" em 3x (defaut é 4) e o vcore em 1.65v, veja como fica as temperaturas em idle e full, rode o Prime pra ver se desse jeito ficou estavel.

Se não ficar estavel aumente o vcore de 1.65 pra 1.7v e repita o procedimento.

Mesmo ficando estavel assim, olhe as temperaturas, até 55º é aceitavel, acima disso não é muito aconselhavel deixar.

Acho que 215x11 (2365mhz) ta de bom tamanho pra uso no dia a dia, deixe o vcore em 1.6v se ficar estavel, ou 1.65v, e o HT FREQUENCY em 3x.

E sempre use o Prime pra testar a establidade do overclock, mas tenha certeza que independente da temperatura, fonte e memorias, essa placa mãe não passa de 250mhz estavel (2450mhz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...