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Ligações pela Web na área Corporativa.


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Economia - O ESTADO DE S. PAULO - Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2005.

Ligações pela web já são bem aceitas pelas empresas

Renato Cruz

Quase dois terços das grandes empresas usarão a tecnologia de voz sobre protocolo de internet (IP, na sigla em inglês) nas suas ligações até o fim de 2005, de acordo com uma pesquisa mundial da Deloitte. "O principal motivo é a redução de custos", disse o gerente sênior de Consultoria Empresarial, Ivar Berntz. Foram ouvidas 131 companhias, que estão entre as 2 mil maiores do mundo.

Existem pelo menos três níveis de uso da voz sobre IP: na ligação entre pontos de presença distintos, até a mesa do usuário e na telefonia pública, como serviço. A adoção encontra-se mais avançada na ligação entre escritórios em localidades distintas, o que reduz os gastos com a telefonia de longa distância. Com a solução de voz sobre internet, as redes de dados e de voz das empresas passam a ser uma só, o que simplifica a manutenção e o suporte e torna mais eficiente o aproveitamento dos recursos de rede.

A telefonia via internet também permite novas aplicações. O número de telefone passa a ser atrelado a um endereço de rede, o que faz com que ele se torne portátil. Em qualquer lugar do mundo onde haja um acesso de internet rápida, a pessoa passa a ser capaz de plugar seu telefone e usá-lo como se estivesse em sua mesa, no escritório. "Na Europa, já é comum o atendente de call center trabalhar em sua própria casa", apontou Berntz.

O gerente da Deloitte não vê a telefonia sobre internet como uma ameaça às operadoras, mas reconhece que a nova tecnologia impõe uma mudança cultural. "Ela leva à mudança no perfil de receita deles", disse. O tráfego passa da rede de voz para a rede de dados, onde são transportadas as chamadas de voz sobre IP.

A convergência de voz e dados cria uma competição interessante pelo mercado corporativo. As fornecedoras tradicionais de equipamentos de telecomunicações - como Siemens, Ericsson, Lucent, Alcatel e Nortel - tornam-se cada vez mais prestadoras de serviço, e recebem competição de fornecedoras que tiveram origem no mundo de dados - como a Cisco e a Juniper. Ao mesmo tempo, as operadoras também mostram interesse em atuar neste mercado. Em outubro, a Telefônica Empresas anunciou um acordo com a Cisco para administrar a infra-estrutura de voz sobre IP de seus clientes.

A pesquisa da Deloitte mostrou que 26% das empresas já usam voz sobre internet, 14% estão implementando a tecnologia e 28% a estão avaliando. Do total, 8% desistiram de usar, após avaliação, e 2% abandonaram seu uso, depois de implementar.

Berntz destacou que, quem planeja migrar, deve tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, buscar referências sobre o sistema. Em segundo, melhorar a qualidade da rede interna. Em terceiro, verificar se os equipamentos funcionam uns com os outros. Em quarto, escolher fornecedores com experiência e recursos para resolver problemas. Em quinto, usar o serviço de terceiros para ligações externas. Por último, testar muito, treinar bastante o pessoal e implementar o sistema em etapas.

* Noticia supra é fiel à íntegra publicada no jornal, com nome da Fonte, Autor Original e Link para acesso ao veículo inseridos no corpo do tópico.

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